A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541 |
Resumo: | A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. |
id |
UNOESC-4_91c6591220af4d8366e8b5405468dbd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1541 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-3362179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541/pdfSiluk, Julio Cezar MairesseMarques, Kelen Franciane Scheroltinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1541Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:09RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
title |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
spellingShingle |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 Siluk, Julio Cezar Mairesse |
title_short |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
title_full |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
title_fullStr |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
title_full_unstemmed |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
title_sort |
A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 |
author |
Siluk, Julio Cezar Mairesse |
author_facet |
Siluk, Julio Cezar Mairesse Marques, Kelen Franciane Scherolt |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Kelen Franciane Scherolt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siluk, Julio Cezar Mairesse Marques, Kelen Franciane Scherolt |
description |
A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220425220784128 |