A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siluk, Julio Cezar Mairesse
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marques, Kelen Franciane Scherolt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541
Resumo: A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional.
id UNOESC-4_91c6591220af4d8366e8b5405468dbd6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1541
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011 A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-3362179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541/pdfSiluk, Julio Cezar MairesseMarques, Kelen Franciane Scheroltinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1541Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:09RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
title A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
spellingShingle A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
Siluk, Julio Cezar Mairesse
title_short A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
title_full A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
title_fullStr A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
title_full_unstemmed A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
title_sort A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011
author Siluk, Julio Cezar Mairesse
author_facet Siluk, Julio Cezar Mairesse
Marques, Kelen Franciane Scherolt
author_role author
author2 Marques, Kelen Franciane Scherolt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siluk, Julio Cezar Mairesse
Marques, Kelen Franciane Scherolt
description A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno. Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 313-336
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425220784128