Proposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/982 |
Resumo: | Frente ao cenário de crescimento na participação da economia Brasileira do setor de serviço, contribuindo diretamente para uma maior competitividade entre os participantes, a inovação desenvolvida neste setor é um tema que demanda ser estudado com maior compreensão e aprofundamento. Colaborando para o avanço nas pesquisas sobre este tema é que foi proposto este estudo, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de diagnóstico da inovação e competitividade direcionada às necessidades do setor. Para atender esse objetivo, a pesquisa desenvolveu a revisão da literatura de modo abrangente, cobrindo diversas acepções, entre as quais, os termos serviço, inovação e competitividade, apresentando uma base de conhecimento integrado à proposta. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, com uma análise qualitativa do estudo em investigação. A proposta de diagnóstico desenvolvida buscou direcionar o modelo apresentado pelo Núcleo de Inovação e Competitividade, sendo orientado por cinco fatores: Produção, Tecnologia, Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Depois de construído o modelo, sua aplicação demonstrou, de forma dinâmica, a sua validade, apresentando-se como um instrumento de diagnóstico produtivo e prático no sentido de apoiar gestores e consultores na avaliação global de empresas, permitindo, ainda, analisar a atuação da empresa no desenvolvimento de formas competitivas de posicionamento, considerando todas as dimensões atribuídas ao diagnóstico. Esta pesquisa, por fim, colaborou para gerar direcionadores sobre o setor de serviços ao articular um conjunto de literatura sobre serviços no desenvolvimento da proposta de diagnóstico.Palavras-chave: Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. Gestão estratégica. |
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Proposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviçosFrente ao cenário de crescimento na participação da economia Brasileira do setor de serviço, contribuindo diretamente para uma maior competitividade entre os participantes, a inovação desenvolvida neste setor é um tema que demanda ser estudado com maior compreensão e aprofundamento. Colaborando para o avanço nas pesquisas sobre este tema é que foi proposto este estudo, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de diagnóstico da inovação e competitividade direcionada às necessidades do setor. Para atender esse objetivo, a pesquisa desenvolveu a revisão da literatura de modo abrangente, cobrindo diversas acepções, entre as quais, os termos serviço, inovação e competitividade, apresentando uma base de conhecimento integrado à proposta. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, com uma análise qualitativa do estudo em investigação. A proposta de diagnóstico desenvolvida buscou direcionar o modelo apresentado pelo Núcleo de Inovação e Competitividade, sendo orientado por cinco fatores: Produção, Tecnologia, Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Depois de construído o modelo, sua aplicação demonstrou, de forma dinâmica, a sua validade, apresentando-se como um instrumento de diagnóstico produtivo e prático no sentido de apoiar gestores e consultores na avaliação global de empresas, permitindo, ainda, analisar a atuação da empresa no desenvolvimento de formas competitivas de posicionamento, considerando todas as dimensões atribuídas ao diagnóstico. Esta pesquisa, por fim, colaborou para gerar direcionadores sobre o setor de serviços ao articular um conjunto de literatura sobre serviços no desenvolvimento da proposta de diagnóstico.Palavras-chave: Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional. Gestão estratégica. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/982RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 1 (2011): RACE_v. 10_n_1_jan./jun. 2011; 7-30RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 1 (2011): RACE_v. 10_n_1_jan./jun. 2011; 7-302179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/982/pdf_165Siluk, Julio Cezar MairesseDalla Nora, Lissandro Dornelesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:30Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/982Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:30RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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