Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria Monaco, Felipe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado de Mello, Adriana Fabricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742
Resumo: Neste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão.
id UNOESC-4_d255ee66951e3ff847e710cb70d593bd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8742
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Modelos de excelência e a gestão de recursos humanosNeste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 5 No. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 5 n. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-262179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742/4800Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria Monaco, FelipeMachado de Mello, Adriana Fabricia2019-07-10T20:09:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8742Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:10RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
title Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
spellingShingle Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
de Faria Monaco, Felipe
title_short Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
title_full Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
title_fullStr Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
title_full_unstemmed Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
title_sort Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
author de Faria Monaco, Felipe
author_facet de Faria Monaco, Felipe
Machado de Mello, Adriana Fabricia
author_role author
author2 Machado de Mello, Adriana Fabricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Faria Monaco, Felipe
Machado de Mello, Adriana Fabricia
description Neste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742/4800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 5 No. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 5 n. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256153123618817