Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742 |
Resumo: | Neste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão. |
id |
UNOESC-4_d255ee66951e3ff847e710cb70d593bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8742 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanosNeste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 5 No. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 5 n. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-262179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742/4800Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria Monaco, FelipeMachado de Mello, Adriana Fabricia2019-07-10T20:09:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8742Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:10RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
title |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
spellingShingle |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos de Faria Monaco, Felipe |
title_short |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
title_full |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
title_fullStr |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
title_full_unstemmed |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
title_sort |
Modelos de excelência e a gestão de recursos humanos |
author |
de Faria Monaco, Felipe |
author_facet |
de Faria Monaco, Felipe Machado de Mello, Adriana Fabricia |
author_role |
author |
author2 |
Machado de Mello, Adriana Fabricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Faria Monaco, Felipe Machado de Mello, Adriana Fabricia |
description |
Neste trabalho, trata-se de um tema em evidência no contexto da administração em meio à economia do conhecimento. O enfoque recai sobre as implicações da implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) na administração de recursos humanos em empresas prestadoras de serviço. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e o delineamento é o estudo multicaso. O estudo foi conduzido em sete empresas prestadoras de serviço de grande porte, localizadas em Florianópolis, por meio da aplicação de entrevistas com os gestores de recursos humanos. Em termos de resultados, constatou-se que existem grandes dificuldades das empresas prestadoras de serviço quanto à implantação de modelos de excelência. Essas dificuldades referem-se principalmente ao excessivo nível de burocratização das atividades e da resistência à mudança. Especificamente sobre a administração de recursos humanos, conclui-se que a GQT implica mudanças na filosofia e nas atividades da área, bem como o RH assume um novo papel diante das transformações nas relações de trabalho e ações inerentes à busca pela certificação de qualidade e seus reflexos nas relações de trabalho.Palavras-chave: Qualidade Total. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias de Gestão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8742/4800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 5 No. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 5 n. 2 (2006): RACE_v. 5_n_2_jul./dez. 2006; 7-26 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256153123618817 |