Qualidade externa e interna dos serviços: Avaliação por meio da Escala Servqual e Modelo Gap
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/107 |
Resumo: | O setor de serviços destaca-se cada vez mais na economia mundial. O desafio é conseguir vantagem competitiva perante seus concorrentes. A cada dia o cliente torna-se mais exigente e crítico em relação aos serviços recebidos. Um bom desempenho em serviços reforça a competitividade e estabelece um relacionamento com o cliente, consolidando a marca, a comunicação com o mercado. Esta pesquisa tem como objetivos avaliar a qualidade dos serviços prestados em uma empresa prestadora de serviços na Região Central do Rio Grande do Sul – RS e, também, identificar os itens das dimensões da qualidade que superam as expectativas dos clientes e funcionários. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário adaptado do modelo Servqual para a mensuração da qualidade percebida. Os dados foram analisados por intermédio do software Sphinx e Statistica 7.0. Os resultados mostraram que a empresa apresenta muitas falhas que precisam ser melhoradas.Palavras-chave: Clientes. Funcionários. Satisfação. |
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Qualidade externa e interna dos serviços: Avaliação por meio da Escala Servqual e Modelo GapO setor de serviços destaca-se cada vez mais na economia mundial. O desafio é conseguir vantagem competitiva perante seus concorrentes. A cada dia o cliente torna-se mais exigente e crítico em relação aos serviços recebidos. Um bom desempenho em serviços reforça a competitividade e estabelece um relacionamento com o cliente, consolidando a marca, a comunicação com o mercado. Esta pesquisa tem como objetivos avaliar a qualidade dos serviços prestados em uma empresa prestadora de serviços na Região Central do Rio Grande do Sul – RS e, também, identificar os itens das dimensões da qualidade que superam as expectativas dos clientes e funcionários. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário adaptado do modelo Servqual para a mensuração da qualidade percebida. Os dados foram analisados por intermédio do software Sphinx e Statistica 7.0. Os resultados mostraram que a empresa apresenta muitas falhas que precisam ser melhoradas.Palavras-chave: Clientes. Funcionários. Satisfação. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/107RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 9 No. 1-2 (2010): RACE_v. 9_n_1-2_jan./dez. 2010; 297-322RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 9 n. 1-2 (2010): RACE_v. 9_n_1-2_jan./dez. 2010; 297-3222179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/107/pdf_95Stefano, Nara MedianeiraCasarotto Filho, NelsonGodoy, Leoni Pentiadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-27T16:36:35Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/107Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-03-27T16:36:35RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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