PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4133 |
Resumo: | A formação técnico-profissional de jovens é importante para sua inserção no mercado de trabalho. A associação da experiência profissional com o estudo representa para muitos deles o caminho para a melhoria das condições de vida. Diante desse contexto, nesta pesquisa se analisou a imagem e a satisfação dos aprendizes sobre o programa de aprendizagem do Instituto Crescer. Para estabelecer o marco conceitual, foi consultada a legislação que trata desse tema no Brasil. Este estudo de abordagem quantitativa, por sua natureza, classifica-se como aplicado e segundo seu objetivo descritivo. A população estava composta por duas turmas de aprendizes: os que ingressaram recentemente ao curso e possuem aulas diárias e os que já ingressaram no mercado de trabalho e participam de palestras quinzenais. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de autopreenchimento, no qual se levantaram as informações pessoais e as expectativas a respeito do trabalho. A percepção dos aprendizes sobre a imagem e a satisfação com o programa era colhida em um segundo bloco, que estava dividido em três categorias: ensino, instituição promotora e desenvolvimento pessoal. Os resultados apontaram que em todas as categorias as médias foram mais do que 80% do valor máximo possível tanto para a imagem quanto para a satisfação, seja para os aprendizes iniciantes seja para os mais antigos. Os resultados também confirmam diferenças entre as percepções dos grupos. Os valores mais elevados, quando ocorreram, foram para os estudantes que entraram recentemente, para os menores de 16 anos e para as mulheres. Conclui-se que as respostas dos aprendizes são muito favoráveis ao desenvolvimento do programa.Palavras-chave: Aprendizes. Programa de aprendizagem. Imagem. Satisfação. |
id |
UNOESC-4_d68b8255d03a1c74c65280d52629535b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4133 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZESA formação técnico-profissional de jovens é importante para sua inserção no mercado de trabalho. A associação da experiência profissional com o estudo representa para muitos deles o caminho para a melhoria das condições de vida. Diante desse contexto, nesta pesquisa se analisou a imagem e a satisfação dos aprendizes sobre o programa de aprendizagem do Instituto Crescer. Para estabelecer o marco conceitual, foi consultada a legislação que trata desse tema no Brasil. Este estudo de abordagem quantitativa, por sua natureza, classifica-se como aplicado e segundo seu objetivo descritivo. A população estava composta por duas turmas de aprendizes: os que ingressaram recentemente ao curso e possuem aulas diárias e os que já ingressaram no mercado de trabalho e participam de palestras quinzenais. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de autopreenchimento, no qual se levantaram as informações pessoais e as expectativas a respeito do trabalho. A percepção dos aprendizes sobre a imagem e a satisfação com o programa era colhida em um segundo bloco, que estava dividido em três categorias: ensino, instituição promotora e desenvolvimento pessoal. Os resultados apontaram que em todas as categorias as médias foram mais do que 80% do valor máximo possível tanto para a imagem quanto para a satisfação, seja para os aprendizes iniciantes seja para os mais antigos. Os resultados também confirmam diferenças entre as percepções dos grupos. Os valores mais elevados, quando ocorreram, foram para os estudantes que entraram recentemente, para os menores de 16 anos e para as mulheres. Conclui-se que as respostas dos aprendizes são muito favoráveis ao desenvolvimento do programa.Palavras-chave: Aprendizes. Programa de aprendizagem. Imagem. Satisfação.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/413310.18593/race.v14i3.4133RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 3 (2015): RACE_v. 14_n_3_set./dez. 2015; 1119-1144RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 3 (2015): RACE_v. 14_n_3_set./dez. 2015; 1119-11442179-49361678-648310.18593/race.v14i3reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4133/4975Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLizote, Suzete AntonietaVerdinelli, Miguel AngelCouto Laurentino, Elisada Silva Santos, LuanaMelim Petrelli, Thais Cristina2019-07-10T20:08:51Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4133Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:08:51RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
title |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
spellingShingle |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES Lizote, Suzete Antonieta |
title_short |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
title_full |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
title_fullStr |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
title_sort |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES |
author |
Lizote, Suzete Antonieta |
author_facet |
Lizote, Suzete Antonieta Verdinelli, Miguel Angel Couto Laurentino, Elisa da Silva Santos, Luana Melim Petrelli, Thais Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Verdinelli, Miguel Angel Couto Laurentino, Elisa da Silva Santos, Luana Melim Petrelli, Thais Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lizote, Suzete Antonieta Verdinelli, Miguel Angel Couto Laurentino, Elisa da Silva Santos, Luana Melim Petrelli, Thais Cristina |
description |
A formação técnico-profissional de jovens é importante para sua inserção no mercado de trabalho. A associação da experiência profissional com o estudo representa para muitos deles o caminho para a melhoria das condições de vida. Diante desse contexto, nesta pesquisa se analisou a imagem e a satisfação dos aprendizes sobre o programa de aprendizagem do Instituto Crescer. Para estabelecer o marco conceitual, foi consultada a legislação que trata desse tema no Brasil. Este estudo de abordagem quantitativa, por sua natureza, classifica-se como aplicado e segundo seu objetivo descritivo. A população estava composta por duas turmas de aprendizes: os que ingressaram recentemente ao curso e possuem aulas diárias e os que já ingressaram no mercado de trabalho e participam de palestras quinzenais. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de autopreenchimento, no qual se levantaram as informações pessoais e as expectativas a respeito do trabalho. A percepção dos aprendizes sobre a imagem e a satisfação com o programa era colhida em um segundo bloco, que estava dividido em três categorias: ensino, instituição promotora e desenvolvimento pessoal. Os resultados apontaram que em todas as categorias as médias foram mais do que 80% do valor máximo possível tanto para a imagem quanto para a satisfação, seja para os aprendizes iniciantes seja para os mais antigos. Os resultados também confirmam diferenças entre as percepções dos grupos. Os valores mais elevados, quando ocorreram, foram para os estudantes que entraram recentemente, para os menores de 16 anos e para as mulheres. Conclui-se que as respostas dos aprendizes são muito favoráveis ao desenvolvimento do programa.Palavras-chave: Aprendizes. Programa de aprendizagem. Imagem. Satisfação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4133 10.18593/race.v14i3.4133 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4133 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v14i3.4133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4133/4975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 3 (2015): RACE_v. 14_n_3_set./dez. 2015; 1119-1144 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 3 (2015): RACE_v. 14_n_3_set./dez. 2015; 1119-1144 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v14i3 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220425363390464 |