Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13048 |
Resumo: | Resumo Estudos apontam que a partir dos sinais emitidos pela empresa ao mercado se constrói a sua reputação, considerado um recurso estratégico capaz de gerar vantagem competitiva. Nesse contexto, neste estudo teve-se o objetivo geral de investigar a relação entre a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas de capital aberto listadas na bolsa brasileira, BM&FBovespa. Para a construção da reputação, foram analisados cinco sinais de reputação corporativa no período de 2010 a 2012, e a criação de valor se refere ao exercício de 2013. Considerando-se a amostra, verificou-se que a reputação corporativa influencia positivamente a criação de valor. Além disso, o endividamento, a idade e o setor de impacto ambiental apresentaram relação com a criação de valor. Portanto, conclui-se que a reputação corporativa é um recurso estratégico gerado por meio de sinais emitidos para o mercado, conforme preceitos da Teoria da Sinalização, os quais, quando percebidos pelos diversos stakeholders, refletem em vantagem competitiva, sendo capazes de influenciar a criação de valor das empresas, de acordo com os pressupostos da Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Reputação corporativa. Criação de valor. Teoria da Sinalização. Visão Baseada em Recursos. Abstract Studies point out that from the signals issued by the company to the market is built your reputation, considered a strategic resource capable of generating competitive advantage. In this context, the study aims at investigating the relationship between corporate reputation and value creation in public companies listed in the Brazilian Stock Exchange, BM&FBovespa. To build the reputation, five corporate reputation signs were analyzed among the period 2010-2012, and the value creation refers to the year 2013. Considering the sample, it was found that corporate reputation influences positively the value creation. In addition, leverage, age and the environmental impact of industry were related to value creation. Therefore, it was concluded that corporate reputation is a strategic resource generated through signals emitted to the market, according to precepts of the Signaling Theory, which, when perceived by several stakeholders, reflected in competitive advantage, being able to influence the value creation of companies, according to the assumptions of Resource-Based View.Keywords: Corporate reputation. Value creation. Signaling Theory. Resource-Based View. |
id |
UNOESC-4_e5f0b86327df1669a224a2a08d2154ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13048 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileirasResumo Estudos apontam que a partir dos sinais emitidos pela empresa ao mercado se constrói a sua reputação, considerado um recurso estratégico capaz de gerar vantagem competitiva. Nesse contexto, neste estudo teve-se o objetivo geral de investigar a relação entre a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas de capital aberto listadas na bolsa brasileira, BM&FBovespa. Para a construção da reputação, foram analisados cinco sinais de reputação corporativa no período de 2010 a 2012, e a criação de valor se refere ao exercício de 2013. Considerando-se a amostra, verificou-se que a reputação corporativa influencia positivamente a criação de valor. Além disso, o endividamento, a idade e o setor de impacto ambiental apresentaram relação com a criação de valor. Portanto, conclui-se que a reputação corporativa é um recurso estratégico gerado por meio de sinais emitidos para o mercado, conforme preceitos da Teoria da Sinalização, os quais, quando percebidos pelos diversos stakeholders, refletem em vantagem competitiva, sendo capazes de influenciar a criação de valor das empresas, de acordo com os pressupostos da Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Reputação corporativa. Criação de valor. Teoria da Sinalização. Visão Baseada em Recursos. Abstract Studies point out that from the signals issued by the company to the market is built your reputation, considered a strategic resource capable of generating competitive advantage. In this context, the study aims at investigating the relationship between corporate reputation and value creation in public companies listed in the Brazilian Stock Exchange, BM&FBovespa. To build the reputation, five corporate reputation signs were analyzed among the period 2010-2012, and the value creation refers to the year 2013. Considering the sample, it was found that corporate reputation influences positively the value creation. In addition, leverage, age and the environmental impact of industry were related to value creation. Therefore, it was concluded that corporate reputation is a strategic resource generated through signals emitted to the market, according to precepts of the Signaling Theory, which, when perceived by several stakeholders, reflected in competitive advantage, being able to influence the value creation of companies, according to the assumptions of Resource-Based View.Keywords: Corporate reputation. Value creation. Signaling Theory. Resource-Based View.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1304810.18593/race.v16i2.13048RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 523-546RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 523-5462179-49361678-648310.18593/race.v16i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13048/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGóis, Alan DiógenesDe Luca, Márcia Martins MendesLima, Gerlando Augusto Sampaio Franco deVasconcelos, Alessandra Carvalho de2019-09-08T20:15:23Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13048Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-08T20:15:23RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
title |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
spellingShingle |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras Góis, Alan Diógenes |
title_short |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
title_full |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
title_fullStr |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
title_sort |
Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras |
author |
Góis, Alan Diógenes |
author_facet |
Góis, Alan Diógenes De Luca, Márcia Martins Mendes Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Vasconcelos, Alessandra Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
De Luca, Márcia Martins Mendes Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Vasconcelos, Alessandra Carvalho de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Alan Diógenes De Luca, Márcia Martins Mendes Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Vasconcelos, Alessandra Carvalho de |
description |
Resumo Estudos apontam que a partir dos sinais emitidos pela empresa ao mercado se constrói a sua reputação, considerado um recurso estratégico capaz de gerar vantagem competitiva. Nesse contexto, neste estudo teve-se o objetivo geral de investigar a relação entre a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas de capital aberto listadas na bolsa brasileira, BM&FBovespa. Para a construção da reputação, foram analisados cinco sinais de reputação corporativa no período de 2010 a 2012, e a criação de valor se refere ao exercício de 2013. Considerando-se a amostra, verificou-se que a reputação corporativa influencia positivamente a criação de valor. Além disso, o endividamento, a idade e o setor de impacto ambiental apresentaram relação com a criação de valor. Portanto, conclui-se que a reputação corporativa é um recurso estratégico gerado por meio de sinais emitidos para o mercado, conforme preceitos da Teoria da Sinalização, os quais, quando percebidos pelos diversos stakeholders, refletem em vantagem competitiva, sendo capazes de influenciar a criação de valor das empresas, de acordo com os pressupostos da Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Reputação corporativa. Criação de valor. Teoria da Sinalização. Visão Baseada em Recursos. Abstract Studies point out that from the signals issued by the company to the market is built your reputation, considered a strategic resource capable of generating competitive advantage. In this context, the study aims at investigating the relationship between corporate reputation and value creation in public companies listed in the Brazilian Stock Exchange, BM&FBovespa. To build the reputation, five corporate reputation signs were analyzed among the period 2010-2012, and the value creation refers to the year 2013. Considering the sample, it was found that corporate reputation influences positively the value creation. In addition, leverage, age and the environmental impact of industry were related to value creation. Therefore, it was concluded that corporate reputation is a strategic resource generated through signals emitted to the market, according to precepts of the Signaling Theory, which, when perceived by several stakeholders, reflected in competitive advantage, being able to influence the value creation of companies, according to the assumptions of Resource-Based View.Keywords: Corporate reputation. Value creation. Signaling Theory. Resource-Based View. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13048 10.18593/race.v16i2.13048 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13048 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v16i2.13048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13048/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 523-546 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 523-546 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v16i2 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220426786308096 |