CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness

Bibliographic Details
Main Author: Gerhard, Felipe
Publication Date: 2015
Other Authors: Sousa, Thiago Matheus de Paula, Souza, Lucas Lopes Ferreira de, Carvalho, Helder Araujo de, Pañaloza, Verónica
Format: Article
Language: por
Source: RACE (Joaçaba. Online)
Download full: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917
Summary: O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda.  Endividamento.  Consumo hedônico.  Consumo utilitário.
id UNOESC-4_e95eac569e09d10cede2f15beac61ac2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5917
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtednessO presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda.  Endividamento.  Consumo hedônico.  Consumo utilitário.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/591710.18593/race.v14i2.5917RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-8242179-49361678-648310.18593/race.v14i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917/4106Gerhard, FelipeSousa, Thiago Matheus de PaulaSouza, Lucas Lopes Ferreira deCarvalho, Helder Araujo dePañaloza, Verónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:09:44Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5917Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:44RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
title CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
spellingShingle CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
Gerhard, Felipe
title_short CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
title_full CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
title_fullStr CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
title_full_unstemmed CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
title_sort CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
author Gerhard, Felipe
author_facet Gerhard, Felipe
Sousa, Thiago Matheus de Paula
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Carvalho, Helder Araujo de
Pañaloza, Verónica
author_role author
author2 Sousa, Thiago Matheus de Paula
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Carvalho, Helder Araujo de
Pañaloza, Verónica
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerhard, Felipe
Sousa, Thiago Matheus de Paula
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Carvalho, Helder Araujo de
Pañaloza, Verónica
description O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda.  Endividamento.  Consumo hedônico.  Consumo utilitário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917
10.18593/race.v14i2.5917
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917
identifier_str_mv 10.18593/race.v14i2.5917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917/4106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v14i2
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1787715191700455424