CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | RACE (Joaçaba. Online) |
Download full: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917 |
Summary: | O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda. Endividamento. Consumo hedônico. Consumo utilitário. |
id |
UNOESC-4_e95eac569e09d10cede2f15beac61ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5917 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtednessO presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda. Endividamento. Consumo hedônico. Consumo utilitário.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/591710.18593/race.v14i2.5917RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-8242179-49361678-648310.18593/race.v14i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917/4106Gerhard, FelipeSousa, Thiago Matheus de PaulaSouza, Lucas Lopes Ferreira deCarvalho, Helder Araujo dePañaloza, Verónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:09:44Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/5917Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:44RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
title |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
spellingShingle |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness Gerhard, Felipe |
title_short |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
title_full |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
title_fullStr |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
title_full_unstemmed |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
title_sort |
CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness |
author |
Gerhard, Felipe |
author_facet |
Gerhard, Felipe Sousa, Thiago Matheus de Paula Souza, Lucas Lopes Ferreira de Carvalho, Helder Araujo de Pañaloza, Verónica |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Thiago Matheus de Paula Souza, Lucas Lopes Ferreira de Carvalho, Helder Araujo de Pañaloza, Verónica |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerhard, Felipe Sousa, Thiago Matheus de Paula Souza, Lucas Lopes Ferreira de Carvalho, Helder Araujo de Pañaloza, Verónica |
description |
O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.Palavras-chave: Baixa renda. Endividamento. Consumo hedônico. Consumo utilitário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917 10.18593/race.v14i2.5917 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v14i2.5917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5917/4106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 2 (2015): RACE_v. 14_n_2_maio./ago. 2015; 797-824 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v14i2 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1787715191700455424 |