EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Walter Fernando Araújo de, Salazar, Viviane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/6467
Resumo: Nesta pesquisa teve-se o objetivo geral de analisar o empreendedorismo internacional nas exportadoras de frutas localizadas no Semiárido Nordestino. O estudo de múltiplos casos de modo longitudinal foi desenvolvido com base na perspectiva qualitativa. Empresas de quatro Estados do Semiárido Nordestino foram analisadas, a saber: Agrícola Famosa, Agro Melão (pseudônimo), Special Fruit e Ara Agrícola. Trinta gestores e consultores participaram das entrevistas semiestruturadas, examinadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a comercialização arrojada é uma dimensão do empreendedorismo internacional que emergiu na fase empírica da investigação. A ausência de contratos e a centralização das atividades por parte do empreendedor são as propriedades da comercialização arrojada. Esses achados são relevantes para a área de conhecimento da Administração por revelarem que a influência de relações comerciais realizadas por dirigentes afeta diretamente a internacionalização empresarial.Palavras-chave: Empreendedorismo internacional. Internacionalização. Comercialização arrojada.
id UNOESC-4_e9a3cbe19b341539aebe5f4bddafb5bf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6467
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINONesta pesquisa teve-se o objetivo geral de analisar o empreendedorismo internacional nas exportadoras de frutas localizadas no Semiárido Nordestino. O estudo de múltiplos casos de modo longitudinal foi desenvolvido com base na perspectiva qualitativa. Empresas de quatro Estados do Semiárido Nordestino foram analisadas, a saber: Agrícola Famosa, Agro Melão (pseudônimo), Special Fruit e Ara Agrícola. Trinta gestores e consultores participaram das entrevistas semiestruturadas, examinadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a comercialização arrojada é uma dimensão do empreendedorismo internacional que emergiu na fase empírica da investigação. A ausência de contratos e a centralização das atividades por parte do empreendedor são as propriedades da comercialização arrojada. Esses achados são relevantes para a área de conhecimento da Administração por revelarem que a influência de relações comerciais realizadas por dirigentes afeta diretamente a internacionalização empresarial.Palavras-chave: Empreendedorismo internacional. Internacionalização. Comercialização arrojada.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/646710.18593/race.v15i2.6467RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 15 No. 2 (2016): RACE_v. 15_n_2_maio./ago. 2016; 531-552RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 15 n. 2 (2016): RACE_v. 15_n_2_maio./ago. 2016; 531-5522179-49361678-648310.18593/race.v15i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/6467/pdfCopyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Yákara Vasconcelos PereiraMoraes, Walter Fernando Araújo deSalazar, Viviane Santos2019-07-10T20:08:21Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6467Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:08:21RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
title EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
spellingShingle EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
title_short EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
title_full EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
title_fullStr EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
title_sort EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
author Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
author_facet Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Moraes, Walter Fernando Araújo de
Salazar, Viviane Santos
author_role author
author2 Moraes, Walter Fernando Araújo de
Salazar, Viviane Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Moraes, Walter Fernando Araújo de
Salazar, Viviane Santos
description Nesta pesquisa teve-se o objetivo geral de analisar o empreendedorismo internacional nas exportadoras de frutas localizadas no Semiárido Nordestino. O estudo de múltiplos casos de modo longitudinal foi desenvolvido com base na perspectiva qualitativa. Empresas de quatro Estados do Semiárido Nordestino foram analisadas, a saber: Agrícola Famosa, Agro Melão (pseudônimo), Special Fruit e Ara Agrícola. Trinta gestores e consultores participaram das entrevistas semiestruturadas, examinadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a comercialização arrojada é uma dimensão do empreendedorismo internacional que emergiu na fase empírica da investigação. A ausência de contratos e a centralização das atividades por parte do empreendedor são as propriedades da comercialização arrojada. Esses achados são relevantes para a área de conhecimento da Administração por revelarem que a influência de relações comerciais realizadas por dirigentes afeta diretamente a internacionalização empresarial.Palavras-chave: Empreendedorismo internacional. Internacionalização. Comercialização arrojada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/6467
10.18593/race.v15i2.6467
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/6467
identifier_str_mv 10.18593/race.v15i2.6467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/6467/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 15 No. 2 (2016): RACE_v. 15_n_2_maio./ago. 2016; 531-552
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 15 n. 2 (2016): RACE_v. 15_n_2_maio./ago. 2016; 531-552
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v15i2
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425979953152