RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, João Marcos de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lazzarotti, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988
Resumo: Este estudo de caso traz dados empíricos sobre a relação entre os recursos para inovar, chamados inputs de inovação, e o desempenho inovador (output) de três empresas de base tecnológica, estabelecidas na Incubadora Tecnológica de Luzerna. O estudo tomou por base o modelo proposto por Lazzarotti (2012), que identificou quatro conjuntos de recursos para a inovação: pesquisa e desenvolvimento, esforço inovador, acesso ao crédito e acordos de cooperação. No que se refere à metodologia, trabalhou-se com a abordagem qualitativa e o método de estudos de casos. De forma geral, os dados obtidos permitiram verificar que os recursos para a inovação exercem influência sobre o desempenho inovador das empresas. O principal recurso utilizado pelas empresas é pesquisa e desenvolvimento, combinado com o uso do recurso de acordos para a cooperação e o estabelecimento de parcerias. As principais inovações implementadas pelas empresas são inovações de produto. Conclui-se que o uso intensivo e combinado dos recursos para a inovação tende a gerar maior eficácia no desempenho inovador e, consequentemente, maior vantagem competitiva das empresas.Palavras-chave: Inovação. Recursos para a inovação. Desempenho inovador.
id UNOESC-5_7f81706cceefe988a888223d93ba32eb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4988
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICAEste estudo de caso traz dados empíricos sobre a relação entre os recursos para inovar, chamados inputs de inovação, e o desempenho inovador (output) de três empresas de base tecnológica, estabelecidas na Incubadora Tecnológica de Luzerna. O estudo tomou por base o modelo proposto por Lazzarotti (2012), que identificou quatro conjuntos de recursos para a inovação: pesquisa e desenvolvimento, esforço inovador, acesso ao crédito e acordos de cooperação. No que se refere à metodologia, trabalhou-se com a abordagem qualitativa e o método de estudos de casos. De forma geral, os dados obtidos permitiram verificar que os recursos para a inovação exercem influência sobre o desempenho inovador das empresas. O principal recurso utilizado pelas empresas é pesquisa e desenvolvimento, combinado com o uso do recurso de acordos para a cooperação e o estabelecimento de parcerias. As principais inovações implementadas pelas empresas são inovações de produto. Conclui-se que o uso intensivo e combinado dos recursos para a inovação tende a gerar maior eficácia no desempenho inovador e, consequentemente, maior vantagem competitiva das empresas.Palavras-chave: Inovação. Recursos para a inovação. Desempenho inovador.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988Unoesc & Ciência - ACSA; v. 5 n. 2 (2014): Unoesc & Ciência - ACSA; 207-2202178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988/pdf_34Varela, João Marcos de OliveiraLazzarotti, Fábioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-20T15:18:59Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4988Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2015-11-20T15:18:59Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
spellingShingle RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Varela, João Marcos de Oliveira
title_short RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_fullStr RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_sort RECURSOS PARA A INOVAÇÃO E O DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
author Varela, João Marcos de Oliveira
author_facet Varela, João Marcos de Oliveira
Lazzarotti, Fábio
author_role author
author2 Lazzarotti, Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, João Marcos de Oliveira
Lazzarotti, Fábio
description Este estudo de caso traz dados empíricos sobre a relação entre os recursos para inovar, chamados inputs de inovação, e o desempenho inovador (output) de três empresas de base tecnológica, estabelecidas na Incubadora Tecnológica de Luzerna. O estudo tomou por base o modelo proposto por Lazzarotti (2012), que identificou quatro conjuntos de recursos para a inovação: pesquisa e desenvolvimento, esforço inovador, acesso ao crédito e acordos de cooperação. No que se refere à metodologia, trabalhou-se com a abordagem qualitativa e o método de estudos de casos. De forma geral, os dados obtidos permitiram verificar que os recursos para a inovação exercem influência sobre o desempenho inovador das empresas. O principal recurso utilizado pelas empresas é pesquisa e desenvolvimento, combinado com o uso do recurso de acordos para a cooperação e o estabelecimento de parcerias. As principais inovações implementadas pelas empresas são inovações de produto. Conclui-se que o uso intensivo e combinado dos recursos para a inovação tende a gerar maior eficácia no desempenho inovador e, consequentemente, maior vantagem competitiva das empresas.Palavras-chave: Inovação. Recursos para a inovação. Desempenho inovador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4988/pdf_34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 5 n. 2 (2014): Unoesc & Ciência - ACSA; 207-220
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218515039682560