A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9999 |
Resumo: | Com maior frequência, as organizações vêm percebendo a necessidade da preservação ambiental em suas atividades, questão esta que não é percebida somente como um custo, mas como um valor comum às empresas, motivo este que favorece e atrai a atenção de investidores que priorizam empresas que gerem mais receitas e menor índice de poluição, bem como a adoção de práticas sustentáveis destaca a empresa na percepção do cliente. A partir dessas considerações, objetivou-se neste estudo identificar práticas sustentáveis desenvolvidas por empresas do setor de cosméticos e higiene pessoal que atuam no mercado nacional. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, e os dados coletados são do ano 2012 das cinco maiores empresas de cosméticos e produtos de higiene presentes no Brasil: Natura, Unilever, O Boticário, Procter&Gamble e Avon. Nestas, identificam-se ações de sustentabilidade social e ambiental, que as práticas sociais são intrínsecas em suas políticas, sendo parte da cultura organizacional e percebidas como ações que as diferenciam em sua área de atuação.Palavras-chave: Estratégia empresarial. Meio ambiente. Sustentabilidade empresarial. |
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A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASILCom maior frequência, as organizações vêm percebendo a necessidade da preservação ambiental em suas atividades, questão esta que não é percebida somente como um custo, mas como um valor comum às empresas, motivo este que favorece e atrai a atenção de investidores que priorizam empresas que gerem mais receitas e menor índice de poluição, bem como a adoção de práticas sustentáveis destaca a empresa na percepção do cliente. A partir dessas considerações, objetivou-se neste estudo identificar práticas sustentáveis desenvolvidas por empresas do setor de cosméticos e higiene pessoal que atuam no mercado nacional. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, e os dados coletados são do ano 2012 das cinco maiores empresas de cosméticos e produtos de higiene presentes no Brasil: Natura, Unilever, O Boticário, Procter&Gamble e Avon. Nestas, identificam-se ações de sustentabilidade social e ambiental, que as práticas sociais são intrínsecas em suas políticas, sendo parte da cultura organizacional e percebidas como ações que as diferenciam em sua área de atuação.Palavras-chave: Estratégia empresarial. Meio ambiente. Sustentabilidade empresarial.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9999Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 15-242178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9999/pdfCopyright (c) 2016 Raquel Marilde da Silva, Rodrigo André Fernandes, Tânia Maria dos Santos Nodariinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Raquel MarildeFernandes, Rodrigo André2016-06-06T19:50:45Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9999Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2016-06-06T19:50:45Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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