A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Raquel Marilde
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Rodrigo André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9999
Resumo: Com maior frequência, as organizações vêm percebendo a necessidade da preservação ambiental em suas atividades, questão esta que não é percebida somente como um custo, mas como um valor comum às empresas, motivo este que favorece e atrai a atenção de investidores que priorizam empresas que gerem mais receitas e menor índice de poluição, bem como a adoção de práticas sustentáveis destaca a empresa na percepção do cliente. A partir dessas considerações, objetivou-se neste estudo identificar práticas sustentáveis desenvolvidas por empresas do setor de cosméticos e higiene pessoal que atuam no mercado nacional. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, e os dados coletados são do ano 2012 das cinco maiores empresas de cosméticos e produtos de higiene presentes no Brasil: Natura, Unilever, O Boticário, Procter&Gamble e Avon. Nestas, identificam-se ações de sustentabilidade social e ambiental, que as práticas sociais são intrínsecas em suas políticas, sendo parte da cultura organizacional e percebidas como ações que as diferenciam em sua área de atuação.Palavras-chave: Estratégia empresarial. Meio ambiente. Sustentabilidade empresarial.
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