EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604 |
Resumo: | A presente pesquisa descreve um estudo sobre os impactos do empreendedorismo social na comunidade videirense, por meio dos programas de responsabilidade social da Rede Zarpellon de Supermercados. Os elementos que compõem o modelo são de natureza geral e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e descritiva e se fundamenta nas bases conceituais do empreendedorismo e da responsabilidade social, e nas teorias organizacionais modernas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 214 questionários com os clientes da Rede Zarpellon de supermercados, entrevista com os responsáveis pelas instituições sociais do município apoiadas pela Rede e com o seu gestor. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pelo empreendedorismo social para as instituições e para a empresa são muitos. Foi possível constatar que, mesmo sendo uma ação simples, melhorias foram consideráveis, e tanto as entidades quanto a Rede Zarpellon obtiveram maior crescimento durante a parceria, pretendendo continuar. Palavras-chave: Responsabilidade social. Empreendedorismo social. Marketing social. |
id |
UNOESC-5_83e4c48dded7402619cb545e2b266412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2604 |
network_acronym_str |
UNOESC-5 |
network_name_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSEA presente pesquisa descreve um estudo sobre os impactos do empreendedorismo social na comunidade videirense, por meio dos programas de responsabilidade social da Rede Zarpellon de Supermercados. Os elementos que compõem o modelo são de natureza geral e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e descritiva e se fundamenta nas bases conceituais do empreendedorismo e da responsabilidade social, e nas teorias organizacionais modernas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 214 questionários com os clientes da Rede Zarpellon de supermercados, entrevista com os responsáveis pelas instituições sociais do município apoiadas pela Rede e com o seu gestor. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pelo empreendedorismo social para as instituições e para a empresa são muitos. Foi possível constatar que, mesmo sendo uma ação simples, melhorias foram consideráveis, e tanto as entidades quanto a Rede Zarpellon obtiveram maior crescimento durante a parceria, pretendendo continuar. Palavras-chave: Responsabilidade social. Empreendedorismo social. Marketing social. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604Unoesc & Ciência - ACSA; v. 4 n. 1 (2013): Unoesc & Ciência - ACSA; 53-662178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604/pdfBalzzan, JaquelineSchaffrath, Evaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-20T15:18:18Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2604Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2015-11-20T15:18:18Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
title |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
spellingShingle |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE Balzzan, Jaqueline |
title_short |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
title_full |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
title_fullStr |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
title_full_unstemmed |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
title_sort |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE |
author |
Balzzan, Jaqueline |
author_facet |
Balzzan, Jaqueline Schaffrath, Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Schaffrath, Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balzzan, Jaqueline Schaffrath, Evaldo |
description |
A presente pesquisa descreve um estudo sobre os impactos do empreendedorismo social na comunidade videirense, por meio dos programas de responsabilidade social da Rede Zarpellon de Supermercados. Os elementos que compõem o modelo são de natureza geral e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e descritiva e se fundamenta nas bases conceituais do empreendedorismo e da responsabilidade social, e nas teorias organizacionais modernas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 214 questionários com os clientes da Rede Zarpellon de supermercados, entrevista com os responsáveis pelas instituições sociais do município apoiadas pela Rede e com o seu gestor. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pelo empreendedorismo social para as instituições e para a empresa são muitos. Foi possível constatar que, mesmo sendo uma ação simples, melhorias foram consideráveis, e tanto as entidades quanto a Rede Zarpellon obtiveram maior crescimento durante a parceria, pretendendo continuar. Palavras-chave: Responsabilidade social. Empreendedorismo social. Marketing social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência - ACSA; v. 4 n. 1 (2013): Unoesc & Ciência - ACSA; 53-66 2178-3446 2178-5872 reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
collection |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1809218514727206912 |