O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, André Pizzi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Paulo Roberto Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122
Resumo: A Justiça do Trabalho, ainda fortemente influenciada pelos preceitos históricos de 1943 – Decreto-Lei n. 5.452/43 que confere o surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho –, possibilita aos legitimados vindicarem direitos perante o Poder Judiciário, como regra, sem a presença de advogado. Esse fato, atrelado ao caráter cada vez mais complexo das relações processuais, fundamentadas, notoriamente, pela especificidade de técnicas jurídicas, cumprimento de decisões e comandos intrincados, acarreta a precarização da atuação das partes, não raro a culminar na perda de um direito subjetivo notório. O objetivo com este trabalho, nesse viés, é analisar, por meio de obras doutrinárias e pesquisas bibliográficas, as características do princípio do jus postulandi na seara trabalhista, assim como as suas correlações com princípios constitucionais assegurados aos indivíduos e destacar se tais princípios são, ou não, mitigados pela atuação desvinculada de causídicos nas ações trabalhistas. Ao final do artigo, espera-se ressaltar que o princípio do jus postulandi é instituto obsoleto frente às lides trabalhistas e acarreta problemas desencadeados pela ausência de representação postulatória técnica.Palavras-chave: Jus postulandi. Direito do Trabalho. Princípios constitucionais.
id UNOESC-5_bb1c332034536e7e6acaabf5e7380cf7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13122
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionaisA Justiça do Trabalho, ainda fortemente influenciada pelos preceitos históricos de 1943 – Decreto-Lei n. 5.452/43 que confere o surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho –, possibilita aos legitimados vindicarem direitos perante o Poder Judiciário, como regra, sem a presença de advogado. Esse fato, atrelado ao caráter cada vez mais complexo das relações processuais, fundamentadas, notoriamente, pela especificidade de técnicas jurídicas, cumprimento de decisões e comandos intrincados, acarreta a precarização da atuação das partes, não raro a culminar na perda de um direito subjetivo notório. O objetivo com este trabalho, nesse viés, é analisar, por meio de obras doutrinárias e pesquisas bibliográficas, as características do princípio do jus postulandi na seara trabalhista, assim como as suas correlações com princípios constitucionais assegurados aos indivíduos e destacar se tais princípios são, ou não, mitigados pela atuação desvinculada de causídicos nas ações trabalhistas. Ao final do artigo, espera-se ressaltar que o princípio do jus postulandi é instituto obsoleto frente às lides trabalhistas e acarreta problemas desencadeados pela ausência de representação postulatória técnica.Palavras-chave: Jus postulandi. Direito do Trabalho. Princípios constitucionais.Universidade do Oeste de Santa Catarina2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122Unoesc & Ciência - ACSA; v. 9 n. 1 (2018): Unoesc & Ciência ACSA; 69-762178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122/pdfCopyright (c) 2018 André Pizzi Pinheiro Pizzi Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, André PizziAlves, Paulo Roberto Ramos2018-06-28T11:09:26Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13122Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2018-06-28T11:09:26Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
title O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
spellingShingle O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
Pinheiro, André Pizzi
title_short O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
title_full O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
title_fullStr O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
title_full_unstemmed O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
title_sort O jus postulandi na Justiça do Trabalho e sua correlação com princípios constitucionais
author Pinheiro, André Pizzi
author_facet Pinheiro, André Pizzi
Alves, Paulo Roberto Ramos
author_role author
author2 Alves, Paulo Roberto Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, André Pizzi
Alves, Paulo Roberto Ramos
description A Justiça do Trabalho, ainda fortemente influenciada pelos preceitos históricos de 1943 – Decreto-Lei n. 5.452/43 que confere o surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho –, possibilita aos legitimados vindicarem direitos perante o Poder Judiciário, como regra, sem a presença de advogado. Esse fato, atrelado ao caráter cada vez mais complexo das relações processuais, fundamentadas, notoriamente, pela especificidade de técnicas jurídicas, cumprimento de decisões e comandos intrincados, acarreta a precarização da atuação das partes, não raro a culminar na perda de um direito subjetivo notório. O objetivo com este trabalho, nesse viés, é analisar, por meio de obras doutrinárias e pesquisas bibliográficas, as características do princípio do jus postulandi na seara trabalhista, assim como as suas correlações com princípios constitucionais assegurados aos indivíduos e destacar se tais princípios são, ou não, mitigados pela atuação desvinculada de causídicos nas ações trabalhistas. Ao final do artigo, espera-se ressaltar que o princípio do jus postulandi é instituto obsoleto frente às lides trabalhistas e acarreta problemas desencadeados pela ausência de representação postulatória técnica.Palavras-chave: Jus postulandi. Direito do Trabalho. Princípios constitucionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 André Pizzi Pinheiro Pizzi Pinheiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 André Pizzi Pinheiro Pizzi Pinheiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 9 n. 1 (2018): Unoesc & Ciência ACSA; 69-76
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218515291340800