A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jackson Gerson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.
id UNOESC-5_e1433b7324134a7e09a0d5d75ce09a1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13194
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiênciaNeste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 99-1042178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194/pdfCopyright (c) 2017 Jackson Gerson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jackson Gerson2017-10-05T14:25:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13194Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2017-10-05T14:25:01Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
title A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
spellingShingle A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
Silva, Jackson Gerson
title_short A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
title_full A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
title_fullStr A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
title_full_unstemmed A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
title_sort A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
author Silva, Jackson Gerson
author_facet Silva, Jackson Gerson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jackson Gerson
description Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jackson Gerson Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jackson Gerson Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 99-104
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1824326257857265664