A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação. |
id |
UNOESC-5_e1433b7324134a7e09a0d5d75ce09a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13194 |
network_acronym_str |
UNOESC-5 |
network_name_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiênciaNeste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 99-1042178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194/pdfCopyright (c) 2017 Jackson Gerson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jackson Gerson2017-10-05T14:25:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13194Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2017-10-05T14:25:01Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
title |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
spellingShingle |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência Silva, Jackson Gerson |
title_short |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
title_full |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
title_fullStr |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
title_full_unstemmed |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
title_sort |
A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência |
author |
Silva, Jackson Gerson |
author_facet |
Silva, Jackson Gerson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jackson Gerson |
description |
Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jackson Gerson Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jackson Gerson Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 99-104 2178-3446 2178-5872 reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
collection |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1824326257857265664 |