Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144408 |
Resumo: | O estudo da interação terapêutica possibilita conhecer variáveis interpessoais responsáveis pelas mudanças ocorridas nos comportamentos do cliente na terapia, dessa maneira, a pesquisa com interação terapêutica poderá auxiliar os terapeutas a identificar quais comportamentos tornam a intervenção mais eficaz. A presente pesquisa tem por objetivo descrever os comportamentos da interação terapêutica, a partir de análises sequenciais, tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e descrever os qualificadores dos comportamentos. Participaram dois universitários com transtorno de ansiedade social e uma terapeuta. A terapia realizada foi individual, analítico comportamental, incluindo o treino de habilidades sociais e as sessões foram gravadas em vídeos. Onze sessões de cada cliente foram categorizadas, após a concordância entre observadores, utilizando o protocolo de categorias do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e o software The Observer. Foi realizada análise sequencial tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e, na sequência foi conduzida a análise de frequência dos qualificadores dos comportamentos: tom emocional e gestos ilustrativos. Os resultados da análise sequencial, tendo o comportamento do terapeuta como critério, destaca algumas sequências da interação terapêutica, os comportamentos do terapeuta Solicitação de Relato e Facilitação favoreceram o Relato do cliente, as categorias Informação, Interpretação e Recomendação favoreceram a ocorrência de Concordância do cliente. Os resultados da análise sequencial tendo o comportamento do cliente como critério, destacam para o comportamento do terapeuta Solicitação de Relato que favoreceu o Relato do cliente e os comportamentos Solicitação de Reflexão e Facilitação favoreceram o comportamento Relações do cliente. Os resultados da frequência dos qualificadores dos comportamentos apresentam o predomínio da emoção neutra e positiva leve e ausência de emoção negativa, tanto para o terapeuta quanto para o cliente e, na maioria das categorias, ocorreu frequência maior de gestos ilustrativos do que sua ausência, com exceção da categoria Solicitação de Relato. Discute-se que o padrão encontrado nas sequências de comportamentos, em que favorecem o Relato e Relações do cliente e a ocorrência da emoção neutra e positiva leve na interação, pode ser recomendado para o atendimento de pessoas com transtorno de ansiedade social. |
id |
UNSP_00185c27cea759db29d8485905021014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144408 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade socialSequential and qualifiers analysis in psychotherapy with students with social anxietyInteração terapêuticaAnálise sequencialQualificadoresTherapeutic interactionSequential analysisQualifiersO estudo da interação terapêutica possibilita conhecer variáveis interpessoais responsáveis pelas mudanças ocorridas nos comportamentos do cliente na terapia, dessa maneira, a pesquisa com interação terapêutica poderá auxiliar os terapeutas a identificar quais comportamentos tornam a intervenção mais eficaz. A presente pesquisa tem por objetivo descrever os comportamentos da interação terapêutica, a partir de análises sequenciais, tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e descrever os qualificadores dos comportamentos. Participaram dois universitários com transtorno de ansiedade social e uma terapeuta. A terapia realizada foi individual, analítico comportamental, incluindo o treino de habilidades sociais e as sessões foram gravadas em vídeos. Onze sessões de cada cliente foram categorizadas, após a concordância entre observadores, utilizando o protocolo de categorias do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e o software The Observer. Foi realizada análise sequencial tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e, na sequência foi conduzida a análise de frequência dos qualificadores dos comportamentos: tom emocional e gestos ilustrativos. Os resultados da análise sequencial, tendo o comportamento do terapeuta como critério, destaca algumas sequências da interação terapêutica, os comportamentos do terapeuta Solicitação de Relato e Facilitação favoreceram o Relato do cliente, as categorias Informação, Interpretação e Recomendação favoreceram a ocorrência de Concordância do cliente. Os resultados da análise sequencial tendo o comportamento do cliente como critério, destacam para o comportamento do terapeuta Solicitação de Relato que favoreceu o Relato do cliente e os comportamentos Solicitação de Reflexão e Facilitação favoreceram o comportamento Relações do cliente. Os resultados da frequência dos qualificadores dos comportamentos apresentam o predomínio da emoção neutra e positiva leve e ausência de emoção negativa, tanto para o terapeuta quanto para o cliente e, na maioria das categorias, ocorreu frequência maior de gestos ilustrativos do que sua ausência, com exceção da categoria Solicitação de Relato. Discute-se que o padrão encontrado nas sequências de comportamentos, em que favorecem o Relato e Relações do cliente e a ocorrência da emoção neutra e positiva leve na interação, pode ser recomendado para o atendimento de pessoas com transtorno de ansiedade social.The study of therapeutic interaction enables to know interpersonal variables responsible for changes in clients, through behavior therapy; so, research with therapeutic interaction may assist therapists to identify behaviors that make interventions most effective. This research aims to describe the behaviors of therapeutic interaction, from sequential analysis, and the therapist's behavior and client as a criterion category and describe the qualifiers of the behaviors. They attended two university students with social anxiety disorder and a therapist. The therapy was performed individual, behavioral analytic, including social skills training and the sessions were recorded on video. Eleven sessions each client were categorized following the agreement between observers, using the Multidimensional System categories protocol behaviors Categorization in Interaction Therapy (SiMCCIT) and The Observer software. It performed sequence analysis with the therapist's behavior and customer category as the criterion and following was conducted frequency analysis of qualifiers behavior: emotional tone and illustrative gestures. The results of sequence analysis, and the therapist's behavior as a criterion, highlights some sequence of therapeutic interaction, the therapist behaviors Reporting Application and Facilitation favored customer report, the categories Information, Interpretation and Recommendation favored the occurrence of Customer Agreement . The results of sequential analysis with customer behavior as a criterion, stands for the Reporting Request therapist behavior that favored the client reporting and behavior reflection Application and Facilitation favored customer relations behavior. The results of the frequency qualifiers behavior show the predominance of the light neutral and positive emotion, and absence of negative emotion both the therapist and for the customer and, in most categories, occurred more frequently illustrative gestures that its absence, except category Report Request. It is argued that the pattern found in the sequences of behaviors that favor the reporting and customer relations and the occurrence of mild neutral and positive emotion in interaction, can be recommended for the care of people with social anxiety disorder.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/18745-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nobile, Glaucia Fernanda Galeazzi [UNESP]2016-10-21T15:48:33Z2016-10-21T15:48:33Z2016-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14440800087454533004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:21:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:11:47.685207Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social Sequential and qualifiers analysis in psychotherapy with students with social anxiety |
title |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
spellingShingle |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social Nobile, Glaucia Fernanda Galeazzi [UNESP] Interação terapêutica Análise sequencial Qualificadores Therapeutic interaction Sequential analysis Qualifiers |
title_short |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
title_full |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
title_fullStr |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
title_full_unstemmed |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
title_sort |
Análise sequencial e de qualificadores na psicoterapia com universitários com ansiedade social |
author |
Nobile, Glaucia Fernanda Galeazzi [UNESP] |
author_facet |
Nobile, Glaucia Fernanda Galeazzi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobile, Glaucia Fernanda Galeazzi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação terapêutica Análise sequencial Qualificadores Therapeutic interaction Sequential analysis Qualifiers |
topic |
Interação terapêutica Análise sequencial Qualificadores Therapeutic interaction Sequential analysis Qualifiers |
description |
O estudo da interação terapêutica possibilita conhecer variáveis interpessoais responsáveis pelas mudanças ocorridas nos comportamentos do cliente na terapia, dessa maneira, a pesquisa com interação terapêutica poderá auxiliar os terapeutas a identificar quais comportamentos tornam a intervenção mais eficaz. A presente pesquisa tem por objetivo descrever os comportamentos da interação terapêutica, a partir de análises sequenciais, tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e descrever os qualificadores dos comportamentos. Participaram dois universitários com transtorno de ansiedade social e uma terapeuta. A terapia realizada foi individual, analítico comportamental, incluindo o treino de habilidades sociais e as sessões foram gravadas em vídeos. Onze sessões de cada cliente foram categorizadas, após a concordância entre observadores, utilizando o protocolo de categorias do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e o software The Observer. Foi realizada análise sequencial tendo o comportamento do terapeuta e do cliente como categoria critério e, na sequência foi conduzida a análise de frequência dos qualificadores dos comportamentos: tom emocional e gestos ilustrativos. Os resultados da análise sequencial, tendo o comportamento do terapeuta como critério, destaca algumas sequências da interação terapêutica, os comportamentos do terapeuta Solicitação de Relato e Facilitação favoreceram o Relato do cliente, as categorias Informação, Interpretação e Recomendação favoreceram a ocorrência de Concordância do cliente. Os resultados da análise sequencial tendo o comportamento do cliente como critério, destacam para o comportamento do terapeuta Solicitação de Relato que favoreceu o Relato do cliente e os comportamentos Solicitação de Reflexão e Facilitação favoreceram o comportamento Relações do cliente. Os resultados da frequência dos qualificadores dos comportamentos apresentam o predomínio da emoção neutra e positiva leve e ausência de emoção negativa, tanto para o terapeuta quanto para o cliente e, na maioria das categorias, ocorreu frequência maior de gestos ilustrativos do que sua ausência, com exceção da categoria Solicitação de Relato. Discute-se que o padrão encontrado nas sequências de comportamentos, em que favorecem o Relato e Relações do cliente e a ocorrência da emoção neutra e positiva leve na interação, pode ser recomendado para o atendimento de pessoas com transtorno de ansiedade social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21T15:48:33Z 2016-10-21T15:48:33Z 2016-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144408 000874545 33004056085P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144408 |
identifier_str_mv |
000874545 33004056085P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129296943808512 |