Investment recovery period in electric motor of higher efficiency in pumping for irrigation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162013000200001 http://hdl.handle.net/11449/5081 |
Resumo: | Neste trabalho, ajustou-se um modelo matemático para quantificar o efeito do rendimento do motor elétrico sobre os custos de um sistema de bombeamento para irrigação na estrutura tarifária de energia elétrica convencional e horo-sazonal verde, bem como calcular o tempo de recuperação do capital investido no equipamento de maior rendimento. em seguida, o mesmo foi aplicado a um sistema de irrigação tipo pivô central em duas opções de rendimento do motor elétrico: 92,6% (linha padrão) e 94,3% (linha alto rendimento), sendo que o custo de aquisição do primeiro correspondeu a 70% do segundo. A potência do motor elétrico era de 100 cv. Os resultados mostraram que o modelo permitiu avaliar se um motor de alto rendimento era viável economicamente em relação ao motor-padrão em cada estrutura tarifária. Nas duas estruturas tarifárias, o motor de alto rendimento não foi viável. Na tarifa horo-sazonal verde, somente seria viável se seu rendimento fosse 4,46% superior ao do motor-padrão. Na tarifa convencional, somente seria viável se o ganho de rendimento superasse 2,71%. |
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Investment recovery period in electric motor of higher efficiency in pumping for irrigationPeríodo de recuperação do capital investido em motor elétrico de melhor rendimento no bombeamento para irrigaçãotarifa convencionaltarifa horo-sazonal verdealto rendimentoconventional tariffgreen horo-seasonal tariffhigh efficiencyNeste trabalho, ajustou-se um modelo matemático para quantificar o efeito do rendimento do motor elétrico sobre os custos de um sistema de bombeamento para irrigação na estrutura tarifária de energia elétrica convencional e horo-sazonal verde, bem como calcular o tempo de recuperação do capital investido no equipamento de maior rendimento. em seguida, o mesmo foi aplicado a um sistema de irrigação tipo pivô central em duas opções de rendimento do motor elétrico: 92,6% (linha padrão) e 94,3% (linha alto rendimento), sendo que o custo de aquisição do primeiro correspondeu a 70% do segundo. A potência do motor elétrico era de 100 cv. Os resultados mostraram que o modelo permitiu avaliar se um motor de alto rendimento era viável economicamente em relação ao motor-padrão em cada estrutura tarifária. Nas duas estruturas tarifárias, o motor de alto rendimento não foi viável. Na tarifa horo-sazonal verde, somente seria viável se seu rendimento fosse 4,46% superior ao do motor-padrão. Na tarifa convencional, somente seria viável se o ganho de rendimento superasse 2,71%.In this study, it was adjusted a mathematical model to measure the effect of electric motor efficiency on pumping system costs for irrigation on the tariff structure of conventional electricity and green horo-seasonal , and also to calculate the recovery period of the invested capital in higher efficiency equipment. Then, it was applied to a center pivot irrigation system in two options of electric motor efficiency, 92,6% (standard line) and 94,3% (high efficiency line), and the acquisition cost of the first corresponded to 70% the of the second. The power of the electric motor was 100hp. The results showed that the model allowed us to evaluate if a high efficiency motor was economically viable compared to the standard motor in each tariff structure. The high efficiency motor was not viable in the two tariff structures. In the green horo-seasonal tariff, would only be viable if its efficiency was 4.46% higher than the standard motor. In the conventional tariff, it would only be viable if the efficiency overcame 2.71%.UNESP FEIS Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUNESP FCA Faculdade de Ciências AgronômicasUNESP FEIS Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUNESP FCA Faculdade de Ciências AgronômicasAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zocoler, João Luís[UNESP]Leite, Maurício A. [UNESP]Saad, João Carlos Cury [UNESP]Cruz, Raimundo Leite [UNESP]Zocoler, João G.2014-05-20T13:19:24Z2014-05-20T13:19:24Z2013-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article212-222application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162013000200001Engenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 33, n. 2, p. 212-222, 2013.0100-6916http://hdl.handle.net/11449/508110.1590/S0100-69162013000200001S0100-69162013000200001WOS:000320003800001S0100-69162013000200001.pdf6618503151212636SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengEngenharia Agrícola0.3870,305info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:01:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:22.393449Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Neste trabalho, ajustou-se um modelo matemático para quantificar o efeito do rendimento do motor elétrico sobre os custos de um sistema de bombeamento para irrigação na estrutura tarifária de energia elétrica convencional e horo-sazonal verde, bem como calcular o tempo de recuperação do capital investido no equipamento de maior rendimento. em seguida, o mesmo foi aplicado a um sistema de irrigação tipo pivô central em duas opções de rendimento do motor elétrico: 92,6% (linha padrão) e 94,3% (linha alto rendimento), sendo que o custo de aquisição do primeiro correspondeu a 70% do segundo. A potência do motor elétrico era de 100 cv. Os resultados mostraram que o modelo permitiu avaliar se um motor de alto rendimento era viável economicamente em relação ao motor-padrão em cada estrutura tarifária. Nas duas estruturas tarifárias, o motor de alto rendimento não foi viável. Na tarifa horo-sazonal verde, somente seria viável se seu rendimento fosse 4,46% superior ao do motor-padrão. Na tarifa convencional, somente seria viável se o ganho de rendimento superasse 2,71%. |
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