Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92290
Resumo: Este trabalho foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e trata dos fenômenos de violência e indisciplina em meio escolar que têm preocupado pais, professores e demais profissionais ligados à Educação. No entanto, a produção de pesquisas na área ainda é bastante incipiente e suas publicações são recentes. Assim, no presente estudo, temos como objetivos avaliar as tendências teóricometodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina na escola; verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas nas diferentes abordagens teóricas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo; analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina escolar e identificar como tem sido abordada a questão da formação inicial e contínua de professores no que diz respeito ao enfrentamento das situações de indisciplina e violência em meio escolar. Para sua realização, fizemos um levantamento bibliográfico do tipo “Estado da Arte” de estudos produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Identificamos nesse período vinte e um trabalhos sobre essas temáticas. As pesquisas em Educação analisadas trazem novos elementos para a constituição do tema da violência e indisciplina em meio escolar, capazes de caracterizar a problemática escolar. Na análise metodológica, observamos que os trabalhos selecionados não fazem uma descrição detalhada sobre o tipo de pesquisa realizada...
id UNSP_00519c7ba4cb9e50ef17179823856429
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92290
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005EducaçãoViolencia escolarPesquisa educacionalIndisciplina escolarScholar violenceScholar indisciplineDevelopment of the teacherResearch in educationEste trabalho foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e trata dos fenômenos de violência e indisciplina em meio escolar que têm preocupado pais, professores e demais profissionais ligados à Educação. No entanto, a produção de pesquisas na área ainda é bastante incipiente e suas publicações são recentes. Assim, no presente estudo, temos como objetivos avaliar as tendências teóricometodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina na escola; verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas nas diferentes abordagens teóricas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo; analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina escolar e identificar como tem sido abordada a questão da formação inicial e contínua de professores no que diz respeito ao enfrentamento das situações de indisciplina e violência em meio escolar. Para sua realização, fizemos um levantamento bibliográfico do tipo “Estado da Arte” de estudos produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Identificamos nesse período vinte e um trabalhos sobre essas temáticas. As pesquisas em Educação analisadas trazem novos elementos para a constituição do tema da violência e indisciplina em meio escolar, capazes de caracterizar a problemática escolar. Na análise metodológica, observamos que os trabalhos selecionados não fazem uma descrição detalhada sobre o tipo de pesquisa realizada...This paper was made in the Line of Research “Public Politics, School Organization and Teachers’ Development” from the Post-graduation in Education – Masters at “Faculdade de Ciências e Tecnologia” – UNESP and talks about the violence and indiscipline phenomenon in the school which has worried parents, teachers and the other professionals linked to Education. Although, the production of researches in this area are in the very beginning and their publications are recent. Like this, in the present study, we have as objectives to evaluate the theoretical-methodological tendencies of the academic production related to the school violence and indiscipline themes, verify how those thematic have been analysed and explained in the different theoretical approaches and which methodologies are been used for their study, analyse the presented propositions with the prevention and violence control and scholar indiscipline purposes and identify how the initial and continuous development of the teachers related to facing the indiscipline and violence in the scholar sphere. For its realization, we made a bibliographic research “State of the Art” type of the studies produced in Post-graduation Programmes in Education of São Paulo State from 2000 to 2005. We identified during this period twenty-one papers about this thematic. The researches in Education analysed bring new elements to the violence and indiscipline in the scholar environment theme constitution, able to characterise the scholar problematic... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Menin, Maria Suzana De Stéfano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2008-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f.application/pdfZECHI, Juliana Aparecida Matias. Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92290000578830zechi_jam_me_prud.pdf33004129044P626242792083021648157283633787279Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92290Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
title Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
spellingShingle Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Educação
Violencia escolar
Pesquisa educacional
Indisciplina escolar
Scholar violence
Scholar indiscipline
Development of the teacher
Research in education
title_short Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
title_full Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
title_fullStr Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
title_full_unstemmed Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
title_sort Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005
author Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author_facet Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Menin, Maria Suzana De Stéfano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Violencia escolar
Pesquisa educacional
Indisciplina escolar
Scholar violence
Scholar indiscipline
Development of the teacher
Research in education
topic Educação
Violencia escolar
Pesquisa educacional
Indisciplina escolar
Scholar violence
Scholar indiscipline
Development of the teacher
Research in education
description Este trabalho foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e trata dos fenômenos de violência e indisciplina em meio escolar que têm preocupado pais, professores e demais profissionais ligados à Educação. No entanto, a produção de pesquisas na área ainda é bastante incipiente e suas publicações são recentes. Assim, no presente estudo, temos como objetivos avaliar as tendências teóricometodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina na escola; verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas nas diferentes abordagens teóricas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo; analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina escolar e identificar como tem sido abordada a questão da formação inicial e contínua de professores no que diz respeito ao enfrentamento das situações de indisciplina e violência em meio escolar. Para sua realização, fizemos um levantamento bibliográfico do tipo “Estado da Arte” de estudos produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Identificamos nesse período vinte e um trabalhos sobre essas temáticas. As pesquisas em Educação analisadas trazem novos elementos para a constituição do tema da violência e indisciplina em meio escolar, capazes de caracterizar a problemática escolar. Na análise metodológica, observamos que os trabalhos selecionados não fazem uma descrição detalhada sobre o tipo de pesquisa realizada...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92290
000578830
zechi_jam_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
8157283633787279
identifier_str_mv ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000578830
zechi_jam_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
8157283633787279
url http://hdl.handle.net/11449/92290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649957277728768