Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216975 |
Resumo: | A pesquisa destina-se a analisar as indumentárias dos òrìṣà no que se refere à tradição ketu dos nàgô-iyorùbá, povos da atual Nigéria, trazidos para o Brasil no período colonial. No século XIX, houve ascensão desse grupo, com a fundação e fortalecimento dos terreiros de nação ketu no espaço urbano, nos quais se realizavam rituais de iniciação e festas públicas – culto às divindades veneráveis – os òrìṣà. Com isso, assisti-se à criação de uma possível tradição inventada e reinventada em diálogo com o novo mundo, devido à assimilação de trajes europeus e africanos em solo brasileiro. Dessa maneira, partimos da hipótese de que a indumentária, como prolongamento da cultura, corporeidade e expressão da religiosidade negra e afro-brasileira, é constitutiva da experiência social e da vivência religiosa desenvolvidas pelos adeptos do candomblé ketu no espaço urbano. Pesquisar as indumentárias implica analisar e refletir sobre estéticas negras e afro-brasileiras na diáspora por meio do vestuário. Ao priorizarmos a dimensão estética das indumentárias dos òrìṣà nàgô-iyorùbá, temos como pressupostos que estas, assim como os adornos e joias, excedem a função de enfeitar, cobrir, proteger o corpo, extrapolando o sentido de beleza, exercendo funções importantes na dimensão social, litúrgica, ritual e mitológica dos òrìṣà, nos terreiros de candomblé de ketu e expandindo-se para além deles. |
id |
UNSP_009ee9d1af2797c5039d5a354f6394ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216975 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiroVestimenta orixás: arte, mito y moda en el rito afrobrasileñoIndumentárias de orixásVestuário de candombléTrajes negrosVestimentas negras religiosasIndumentárias do candomblé de ketuA pesquisa destina-se a analisar as indumentárias dos òrìṣà no que se refere à tradição ketu dos nàgô-iyorùbá, povos da atual Nigéria, trazidos para o Brasil no período colonial. No século XIX, houve ascensão desse grupo, com a fundação e fortalecimento dos terreiros de nação ketu no espaço urbano, nos quais se realizavam rituais de iniciação e festas públicas – culto às divindades veneráveis – os òrìṣà. Com isso, assisti-se à criação de uma possível tradição inventada e reinventada em diálogo com o novo mundo, devido à assimilação de trajes europeus e africanos em solo brasileiro. Dessa maneira, partimos da hipótese de que a indumentária, como prolongamento da cultura, corporeidade e expressão da religiosidade negra e afro-brasileira, é constitutiva da experiência social e da vivência religiosa desenvolvidas pelos adeptos do candomblé ketu no espaço urbano. Pesquisar as indumentárias implica analisar e refletir sobre estéticas negras e afro-brasileiras na diáspora por meio do vestuário. Ao priorizarmos a dimensão estética das indumentárias dos òrìṣà nàgô-iyorùbá, temos como pressupostos que estas, assim como os adornos e joias, excedem a função de enfeitar, cobrir, proteger o corpo, extrapolando o sentido de beleza, exercendo funções importantes na dimensão social, litúrgica, ritual e mitológica dos òrìṣà, nos terreiros de candomblé de ketu e expandindo-se para além deles.La investigación tiene como objetivo analizar el vestuario de los òrìṣà, en términos de la tradición ketu de los nàgô-iyorùbá, pueblos de la actual Nigeria, traídos a Brasil en el período colonial. En el siglo XIX, se produjo un auge de este grupo, con la fundación y fortalecimiento de los terreiros de la nación ketu, en el espacio urbano, en el que se realizaban rituales de iniciación y fiestas públicas - culto a venerables deidades - el òrìṣà. Con esto, asistimos a la creación de una posible tradición inventada y reinventada en diálogo con el nuevo mundo, debido a la asimilación de los trajes europeos y africanos en suelo brasileño. Así, partimos de la hipótesis de que la vestimenta, como extensión de la cultura, corporeidad y expresión de la religiosidad negra y afrobrasileña, es constitutiva de la experiencia social y religiosa desarrollada por los seguidores de ketu candomblé en el espacio urbano. Investigar la ropa implica analizar y reflexionar sobre la estética negra y afrobrasileña en la diáspora a través de la ropa. Al priorizar la dimensión estética de la ropa òrìṣà nàgô-iyorùbá, asumimos que estas, al igual que los adornos y joyas, superan la función de decorar, cubrir, proteger el cuerpo, extrapolar el sentido estético de la belleza, desempeñar funciones importantes en lo social, dimensión litúrgica, ritual y mitológica del òrìṣà, en el candomblé terreiros de ketu y expandiéndose más allá.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Marina de Mello eMonteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, José Roberto Lima2022-03-02T20:08:32Z2022-03-02T20:08:32Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21697533004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:14:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro Vestimenta orixás: arte, mito y moda en el rito afrobrasileño |
title |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
spellingShingle |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro Santos, José Roberto Lima Indumentárias de orixás Vestuário de candomblé Trajes negros Vestimentas negras religiosas Indumentárias do candomblé de ketu |
title_short |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
title_full |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
title_fullStr |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
title_full_unstemmed |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
title_sort |
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro |
author |
Santos, José Roberto Lima |
author_facet |
Santos, José Roberto Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Marina de Mello e Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indumentárias de orixás Vestuário de candomblé Trajes negros Vestimentas negras religiosas Indumentárias do candomblé de ketu |
topic |
Indumentárias de orixás Vestuário de candomblé Trajes negros Vestimentas negras religiosas Indumentárias do candomblé de ketu |
description |
A pesquisa destina-se a analisar as indumentárias dos òrìṣà no que se refere à tradição ketu dos nàgô-iyorùbá, povos da atual Nigéria, trazidos para o Brasil no período colonial. No século XIX, houve ascensão desse grupo, com a fundação e fortalecimento dos terreiros de nação ketu no espaço urbano, nos quais se realizavam rituais de iniciação e festas públicas – culto às divindades veneráveis – os òrìṣà. Com isso, assisti-se à criação de uma possível tradição inventada e reinventada em diálogo com o novo mundo, devido à assimilação de trajes europeus e africanos em solo brasileiro. Dessa maneira, partimos da hipótese de que a indumentária, como prolongamento da cultura, corporeidade e expressão da religiosidade negra e afro-brasileira, é constitutiva da experiência social e da vivência religiosa desenvolvidas pelos adeptos do candomblé ketu no espaço urbano. Pesquisar as indumentárias implica analisar e refletir sobre estéticas negras e afro-brasileiras na diáspora por meio do vestuário. Ao priorizarmos a dimensão estética das indumentárias dos òrìṣà nàgô-iyorùbá, temos como pressupostos que estas, assim como os adornos e joias, excedem a função de enfeitar, cobrir, proteger o corpo, extrapolando o sentido de beleza, exercendo funções importantes na dimensão social, litúrgica, ritual e mitológica dos òrìṣà, nos terreiros de candomblé de ketu e expandindo-se para além deles. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 2022-03-02T20:08:32Z 2022-03-02T20:08:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/216975 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216975 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789968708403200 |