A produção de resíduos classe I e classe IIa na indústria automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delafiori, Andressa de Fátima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238553
Resumo: Este trabalho irá abordar a geração de resíduos que se originam no processo produtivo da indústria automotiva e o quanto que estas impactam ao meio ambiente desde seu surgimento. Serão tratados aqui, em destaque, os resíduos Classe I, perigosos e Classe IIA, orgânicos e comuns. Será apresentada a conceituação destes resíduos além de seus descartes corretos e as leis que regem tais procedimentos. O objetivo deste estudo foi apresentar as condições ideais a que estes resíduos devem ser submetidos trazendo informações atualizadas em relação ao que vem acontecendo nesse aspecto no Brasil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa literária nas bases de dados SCIELO e DIALNET onde se buscou artigos pertinentes ao assunto, websites oficiais foram avaliados de igual forma buscando leis e informações atualizadas que regulassem nosso tema. Para embasar esta proposta foi realizado um estudo de caso com uma indústria automotiva compilando-se dados referentes à geração de resíduos produzidos por unidade de veículos produzidos em um período de cinco anos. Os resultados alcançados com o estudo de caso mostram que houve uma redução de 1,61 kg de resíduos por unidade de veículo produzido correspondendo a uma redução de 19,2%. Embora apresentada uma tendência positiva no geral, os resíduos comuns são um ponto de alerta e detentores de um grande passivo ambiental. O tratamento adequado destes resíduos ainda é pouco mensurado e se torna cada vez mais necessário a fim de preservar a saúde pública e o meio ambiente.
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