A produção de resíduos classe I e classe IIa na indústria automotiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238553 |
Resumo: | Este trabalho irá abordar a geração de resíduos que se originam no processo produtivo da indústria automotiva e o quanto que estas impactam ao meio ambiente desde seu surgimento. Serão tratados aqui, em destaque, os resíduos Classe I, perigosos e Classe IIA, orgânicos e comuns. Será apresentada a conceituação destes resíduos além de seus descartes corretos e as leis que regem tais procedimentos. O objetivo deste estudo foi apresentar as condições ideais a que estes resíduos devem ser submetidos trazendo informações atualizadas em relação ao que vem acontecendo nesse aspecto no Brasil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa literária nas bases de dados SCIELO e DIALNET onde se buscou artigos pertinentes ao assunto, websites oficiais foram avaliados de igual forma buscando leis e informações atualizadas que regulassem nosso tema. Para embasar esta proposta foi realizado um estudo de caso com uma indústria automotiva compilando-se dados referentes à geração de resíduos produzidos por unidade de veículos produzidos em um período de cinco anos. Os resultados alcançados com o estudo de caso mostram que houve uma redução de 1,61 kg de resíduos por unidade de veículo produzido correspondendo a uma redução de 19,2%. Embora apresentada uma tendência positiva no geral, os resíduos comuns são um ponto de alerta e detentores de um grande passivo ambiental. O tratamento adequado destes resíduos ainda é pouco mensurado e se torna cada vez mais necessário a fim de preservar a saúde pública e o meio ambiente. |
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A produção de resíduos classe I e classe IIa na indústria automotivaThe production of class i and class iia waste in the automotive industryResíduos industriaisResíduos industriais Aspectos ambientaisReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)Este trabalho irá abordar a geração de resíduos que se originam no processo produtivo da indústria automotiva e o quanto que estas impactam ao meio ambiente desde seu surgimento. Serão tratados aqui, em destaque, os resíduos Classe I, perigosos e Classe IIA, orgânicos e comuns. Será apresentada a conceituação destes resíduos além de seus descartes corretos e as leis que regem tais procedimentos. O objetivo deste estudo foi apresentar as condições ideais a que estes resíduos devem ser submetidos trazendo informações atualizadas em relação ao que vem acontecendo nesse aspecto no Brasil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa literária nas bases de dados SCIELO e DIALNET onde se buscou artigos pertinentes ao assunto, websites oficiais foram avaliados de igual forma buscando leis e informações atualizadas que regulassem nosso tema. Para embasar esta proposta foi realizado um estudo de caso com uma indústria automotiva compilando-se dados referentes à geração de resíduos produzidos por unidade de veículos produzidos em um período de cinco anos. Os resultados alcançados com o estudo de caso mostram que houve uma redução de 1,61 kg de resíduos por unidade de veículo produzido correspondendo a uma redução de 19,2%. Embora apresentada uma tendência positiva no geral, os resíduos comuns são um ponto de alerta e detentores de um grande passivo ambiental. O tratamento adequado destes resíduos ainda é pouco mensurado e se torna cada vez mais necessário a fim de preservar a saúde pública e o meio ambiente.This work will address the generation of waste that originates in the production process of the automotive industry and how much it impacts the environment since its emergence. The class I, hazardous and Class IIA waste, organic and common, will be treated here. The conceptualization of these residues will be presented in addition to its correct disposals and the laws governing such procedures. The aim of this study was to portray the ideal conditions to which these residues should be submitted bringing up-to-date information in relation to what has been happening in this aspect in our country. The methodology used was a literary research in the SCIELO and DIALNET databases where articles relevant to the subject were searched, official websites were evaluated in the same way seeking laws and updated information that regulated our theme. To support this proposal, a case study was carried out with an automotive industry compiling data on the generation of waste produced per unit of vehicles produced over a period of five years. The results achieved with the case study show that there was a reduction of 1.61 kg of waste per unit of vehicle produced corresponding to a reduction of 19.2%. Although a positive trend in general has been presented, common waste is a warning point and has a large environmental liability. The proper treatment of these residues is still little measured and becomes increasingly necessary in order to preserve public health and the environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mancini, Sandro Donnini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delafiori, Andressa de Fátima2023-01-04T17:54:34Z2023-01-04T17:54:34Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:06:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:10:01.675821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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