Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correr, Giovani Luis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244038
Resumo: Nesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores.
id UNSP_0124b8bd72455c3172b381b28cef8449
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244038
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticosPhysics teaching and teacher training: perspectives of teachers on the use of didactic experimentsFormação de professoresExperimentos didáticosTeacher trainingDidactic experimentsNesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores.In this research we analyze from an exploratory and qualitative point of view the perspectives on the personal and training experience of Experimenting Teachers, that is, teachers who work in teaching develop didactic works with experiments, particularly for their ability to overcome difficulties in the insertion of this type material in their educational practice. Experimentation from a scientific and didactic perspective is discussed. Part of the work was dedicated to looking for innovative ways to improve the process of transcribing and analyzing the audios of the interviews, using the Software Web Captioner, to speed up the transcription time, and Voyant Tools, for textual analysis. Such improvements made it possible to obtain a more detailed analysis of the interviews carried out, identifying the discussion of the interviewed teachers about working with didactic experiments in areas of Physics such as Nuclear Physics, the focus of our discussion The identification of aspects of the performance and training of experimenting teachers reveals the importance of activities for initial teacher training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Giovani Luis2023-06-13T17:55:22Z2023-06-13T17:55:22Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:09:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:34.639743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
Physics teaching and teacher training: perspectives of teachers on the use of didactic experiments
title Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
spellingShingle Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
Correr, Giovani Luis
Formação de professores
Experimentos didáticos
Teacher training
Didactic experiments
title_short Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
title_full Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
title_fullStr Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
title_full_unstemmed Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
title_sort Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
author Correr, Giovani Luis
author_facet Correr, Giovani Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Correr, Giovani Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Experimentos didáticos
Teacher training
Didactic experiments
topic Formação de professores
Experimentos didáticos
Teacher training
Didactic experiments
description Nesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
2023-06-13T17:55:22Z
2023-06-13T17:55:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244038
url http://hdl.handle.net/11449/244038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128716510855168