Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244038 |
Resumo: | Nesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores. |
id |
UNSP_0124b8bd72455c3172b381b28cef8449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244038 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticosPhysics teaching and teacher training: perspectives of teachers on the use of didactic experimentsFormação de professoresExperimentos didáticosTeacher trainingDidactic experimentsNesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores.In this research we analyze from an exploratory and qualitative point of view the perspectives on the personal and training experience of Experimenting Teachers, that is, teachers who work in teaching develop didactic works with experiments, particularly for their ability to overcome difficulties in the insertion of this type material in their educational practice. Experimentation from a scientific and didactic perspective is discussed. Part of the work was dedicated to looking for innovative ways to improve the process of transcribing and analyzing the audios of the interviews, using the Software Web Captioner, to speed up the transcription time, and Voyant Tools, for textual analysis. Such improvements made it possible to obtain a more detailed analysis of the interviews carried out, identifying the discussion of the interviewed teachers about working with didactic experiments in areas of Physics such as Nuclear Physics, the focus of our discussion The identification of aspects of the performance and training of experimenting teachers reveals the importance of activities for initial teacher training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Giovani Luis2023-06-13T17:55:22Z2023-06-13T17:55:22Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:09:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:34.639743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos Physics teaching and teacher training: perspectives of teachers on the use of didactic experiments |
title |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
spellingShingle |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos Correr, Giovani Luis Formação de professores Experimentos didáticos Teacher training Didactic experiments |
title_short |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
title_full |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
title_fullStr |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
title_full_unstemmed |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
title_sort |
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos |
author |
Correr, Giovani Luis |
author_facet |
Correr, Giovani Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correr, Giovani Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Experimentos didáticos Teacher training Didactic experiments |
topic |
Formação de professores Experimentos didáticos Teacher training Didactic experiments |
description |
Nesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 2023-06-13T17:55:22Z 2023-06-13T17:55:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244038 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128716510855168 |