Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235270 |
Resumo: | Muito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica. |
id |
UNSP_f2448239693a35a4f9d4ac1f8171c25a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235270 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativaLibrary of instruments and the teaching of Physics: experiments and didactic games as an educational possibilityBiblioteca de instrumentosFormação de professoresEnsino de FísicaExperimentos didáticosJogos didáticosJogosMateriais de baixo custoInstrument libraryGamesDidactic experimentsLow cost materialsTeacher educationPhysics teachingMuito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.It has long been seen, and for a long time, that teaching experimental physics has been effective in promoting acquirements, but the lack of such teaching is habitual in schools. And because of this, in this study we provide didactic instruments in two contexts (teacher training and in an elementary school room of the early years) in order to investigate the use of experiments in the area of Physics Education.In this thesis we study didactic experiments for Physics teaching, as support to activities in Basic Education and Teacher Education. In this study we analyzed previous educational experiences such as the low-cost instrument library proposed by Norberto Cardoso Ferreira (1978) and the Scientists project (Os Cientistas), carried out by FUNBEC in collaboration with publishing company Abril. The study involved an intervention activity, which aimed to implement a small (LDI) library of didactic instruments within the (LaPEMID CEAPLA IGCE-UNESP) Teaching Practice Materials and Instrumentation Laboratory. Such materials became available in teacher training activities, particularly for students of the Teaching Practice and Supervised Internship at UNESP, Rio Claro Campus, as well as in an educational intervention in a class of a Elementary School (initial series) of the city of Rio Claro (SP). We discuss the structure and organization of prototypes (experiments and games) an LDI as well as the functionality and implications for educational activities at the investigated levels. It was possible to the viability of the LDI, showing positive aspects for teacher training and working directly with students of Basic Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrante, Walma Cristiana Velozo2022-06-22T17:34:03Z2022-06-22T17:34:03Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:25:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:09.599736Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa Library of instruments and the teaching of Physics: experiments and didactic games as an educational possibility |
title |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
spellingShingle |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa Ferrante, Walma Cristiana Velozo Biblioteca de instrumentos Formação de professores Ensino de Física Experimentos didáticos Jogos didáticos Jogos Materiais de baixo custo Instrument library Games Didactic experiments Low cost materials Teacher education Physics teaching |
title_short |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
title_full |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
title_fullStr |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
title_full_unstemmed |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
title_sort |
Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa |
author |
Ferrante, Walma Cristiana Velozo |
author_facet |
Ferrante, Walma Cristiana Velozo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrante, Walma Cristiana Velozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca de instrumentos Formação de professores Ensino de Física Experimentos didáticos Jogos didáticos Jogos Materiais de baixo custo Instrument library Games Didactic experiments Low cost materials Teacher education Physics teaching |
topic |
Biblioteca de instrumentos Formação de professores Ensino de Física Experimentos didáticos Jogos didáticos Jogos Materiais de baixo custo Instrument library Games Didactic experiments Low cost materials Teacher education Physics teaching |
description |
Muito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 2022-06-22T17:34:03Z 2022-06-22T17:34:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235270 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129134304428032 |