Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrante, Walma Cristiana Velozo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235270
Resumo: Muito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.
id UNSP_f2448239693a35a4f9d4ac1f8171c25a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235270
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativaLibrary of instruments and the teaching of Physics: experiments and didactic games as an educational possibilityBiblioteca de instrumentosFormação de professoresEnsino de FísicaExperimentos didáticosJogos didáticosJogosMateriais de baixo custoInstrument libraryGamesDidactic experimentsLow cost materialsTeacher educationPhysics teachingMuito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.It has long been seen, and for a long time, that teaching experimental physics has been effective in promoting acquirements, but the lack of such teaching is habitual in schools. And because of this, in this study we provide didactic instruments in two contexts (teacher training and in an elementary school room of the early years) in order to investigate the use of experiments in the area of Physics Education.In this thesis we study didactic experiments for Physics teaching, as support to activities in Basic Education and Teacher Education. In this study we analyzed previous educational experiences such as the low-cost instrument library proposed by Norberto Cardoso Ferreira (1978) and the Scientists project (Os Cientistas), carried out by FUNBEC in collaboration with publishing company Abril. The study involved an intervention activity, which aimed to implement a small (LDI) library of didactic instruments within the (LaPEMID CEAPLA IGCE-UNESP) Teaching Practice Materials and Instrumentation Laboratory. Such materials became available in teacher training activities, particularly for students of the Teaching Practice and Supervised Internship at UNESP, Rio Claro Campus, as well as in an educational intervention in a class of a Elementary School (initial series) of the city of Rio Claro (SP). We discuss the structure and organization of prototypes (experiments and games) an LDI as well as the functionality and implications for educational activities at the investigated levels. It was possible to the viability of the LDI, showing positive aspects for teacher training and working directly with students of Basic Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrante, Walma Cristiana Velozo2022-06-22T17:34:03Z2022-06-22T17:34:03Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:25:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:09.599736Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
Library of instruments and the teaching of Physics: experiments and didactic games as an educational possibility
title Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
spellingShingle Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
Ferrante, Walma Cristiana Velozo
Biblioteca de instrumentos
Formação de professores
Ensino de Física
Experimentos didáticos
Jogos didáticos
Jogos
Materiais de baixo custo
Instrument library
Games
Didactic experiments
Low cost materials
Teacher education
Physics teaching
title_short Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
title_full Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
title_fullStr Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
title_full_unstemmed Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
title_sort Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa
author Ferrante, Walma Cristiana Velozo
author_facet Ferrante, Walma Cristiana Velozo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrante, Walma Cristiana Velozo
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca de instrumentos
Formação de professores
Ensino de Física
Experimentos didáticos
Jogos didáticos
Jogos
Materiais de baixo custo
Instrument library
Games
Didactic experiments
Low cost materials
Teacher education
Physics teaching
topic Biblioteca de instrumentos
Formação de professores
Ensino de Física
Experimentos didáticos
Jogos didáticos
Jogos
Materiais de baixo custo
Instrument library
Games
Didactic experiments
Low cost materials
Teacher education
Physics teaching
description Muito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2022-06-22T17:34:03Z
2022-06-22T17:34:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235270
url http://hdl.handle.net/11449/235270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129134304428032