Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449 http://hdl.handle.net/11449/126250 |
Resumo: | O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente. |
id |
UNSP_0130aa4faa7107609e708c1438b81a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126250 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professorProfessores-formaçãoEducação-BrasilO objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2015-08-19T17:45:51Z2015-08-19T17:45:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285.9788579835285http://hdl.handle.net/11449/126250ISBN9788579835285.pdf7352600571268275porColeção PROEX Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:17:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:37:26.830334Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
title |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
spellingShingle |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP] Professores-formação Educação-Brasil |
title_short |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
title_full |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
title_fullStr |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
title_full_unstemmed |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
title_sort |
Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor |
author |
Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP] |
author_facet |
Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP] Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP] Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores-formação Educação-Brasil |
topic |
Professores-formação Educação-Brasil |
description |
O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-19T17:45:51Z 2015-08-19T17:45:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449 ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285. 9788579835285 http://hdl.handle.net/11449/126250 ISBN9788579835285.pdf 7352600571268275 |
url |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449 http://hdl.handle.net/11449/126250 |
identifier_str_mv |
ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285. 9788579835285 ISBN9788579835285.pdf 7352600571268275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROEX Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129097389309952 |