Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Benites, Larissa Cerignoni [UNESP], Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449
http://hdl.handle.net/11449/126250
Resumo: O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.
id UNSP_0130aa4faa7107609e708c1438b81a68
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126250
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professorProfessores-formaçãoEducação-BrasilO objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2015-08-19T17:45:51Z2015-08-19T17:45:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285.9788579835285http://hdl.handle.net/11449/126250ISBN9788579835285.pdf7352600571268275porColeção PROEX Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:17:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:37:26.830334Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
title Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
spellingShingle Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Professores-formação
Educação-Brasil
title_short Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
title_full Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
title_fullStr Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
title_full_unstemmed Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
title_sort Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
author Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
author_facet Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores-formação
Educação-Brasil
topic Professores-formação
Educação-Brasil
description O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-19T17:45:51Z
2015-08-19T17:45:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449
ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285.
9788579835285
http://hdl.handle.net/11449/126250
ISBN9788579835285.pdf
7352600571268275
url http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=449
http://hdl.handle.net/11449/126250
identifier_str_mv ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de. Escola de educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROEX Digital-UNESP). ISBN 9788579835285.
9788579835285
ISBN9788579835285.pdf
7352600571268275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROEX Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129097389309952