Uso das TDIC, competência digital e os riscos psicossociais no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Patrícia Amanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243240
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) constituem elementos básicos e imprescindíveis para um modo de operar como instrumento de comunicação, tendo na internet o espaço profícuo em que amplia seu potencial de disseminação e inter-relação. Na educação, por exemplo, o uso das tecnologias tornou-se essencial como elemento para promover a aprendizagem, não apenas para o acesso à informação, mas oferecendo condições mais dinâmicas de registro, de trocas e de disseminação do conhecimento. As TDIC exigem um perfil do docente, que revele as competências necessárias, para que o conhecimento chegue aos alunos de modo que as habilidades das partes envolvidas na relação consiga promover saberes com qualidade. Nesse contexto, o professor precisa dispor de um novo perfil profissional, capaz de utilizar as TDIC como um ambiente rico para a aprendizagem. O trabalho docente não se apresenta exclusivamente como conquistas para o professor. Há estudos apontando novos riscos à sua saúde. Questões psicossociais tiveram aumento significativo, dentre eles, o estresse e a depressão. O presente estudo tem como objetivo verificar a relação entre a competência digital dos docentes e sua percepção em relação aos efeitos do uso das TDIC em sua prática pedagógica. A pesquisa vale-se de metodologia quali-quantitativa e exploratória. Para a realização do estudo, foi utilizado um questionário online, com questões que identificaram a opinião dos docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma Instituição de Ensino Superior do interior de São Paulo sobre o quanto o seu trabalho com TDIC interfere na sua saúde psicossocial. Os dados foram coletados em 2022 e foram obtidas respostas de 35 professores. Os resultados demonstram a realidade da educação superior em saúde, em que os professores estão fazendo o uso das TDIC. Embora a IES estudada assuma o desafio de oferecer metodologias ativas na graduação, as TDIC estão apresentando um desafio, cujos agravos à saúde vêm impactando o corpo docente e expondo-os a riscos psicossociais. Portanto, foi possível identificar que os profissionais de ensino da IES carecem de formação específica para utilizar as TDIC de forma segura e saudável. Com isso, acreditamos que o trabalho conjunto dos gestores e dos profissionais da informação, da computação e informática, poderá proporcionar aos profissionais de ensino, os recursos informacionais necessários para oferecer apoio, formação e as capacitações para desenvolver a CD necessária para mitigar os fatores de risco associados às TDIC.
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As TDIC exigem um perfil do docente, que revele as competências necessárias, para que o conhecimento chegue aos alunos de modo que as habilidades das partes envolvidas na relação consiga promover saberes com qualidade. Nesse contexto, o professor precisa dispor de um novo perfil profissional, capaz de utilizar as TDIC como um ambiente rico para a aprendizagem. O trabalho docente não se apresenta exclusivamente como conquistas para o professor. Há estudos apontando novos riscos à sua saúde. Questões psicossociais tiveram aumento significativo, dentre eles, o estresse e a depressão. O presente estudo tem como objetivo verificar a relação entre a competência digital dos docentes e sua percepção em relação aos efeitos do uso das TDIC em sua prática pedagógica. A pesquisa vale-se de metodologia quali-quantitativa e exploratória. Para a realização do estudo, foi utilizado um questionário online, com questões que identificaram a opinião dos docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma Instituição de Ensino Superior do interior de São Paulo sobre o quanto o seu trabalho com TDIC interfere na sua saúde psicossocial. Os dados foram coletados em 2022 e foram obtidas respostas de 35 professores. Os resultados demonstram a realidade da educação superior em saúde, em que os professores estão fazendo o uso das TDIC. Embora a IES estudada assuma o desafio de oferecer metodologias ativas na graduação, as TDIC estão apresentando um desafio, cujos agravos à saúde vêm impactando o corpo docente e expondo-os a riscos psicossociais. Portanto, foi possível identificar que os profissionais de ensino da IES carecem de formação específica para utilizar as TDIC de forma segura e saudável. Com isso, acreditamos que o trabalho conjunto dos gestores e dos profissionais da informação, da computação e informática, poderá proporcionar aos profissionais de ensino, os recursos informacionais necessários para oferecer apoio, formação e as capacitações para desenvolver a CD necessária para mitigar os fatores de risco associados às TDIC.The Digital Information and Communication Technologies (DICT) are basic and essential elements for a way of operating as a communication instrument, having the internet as a fruitful space in which it expands its potential for dissemination and interrelation. In education, for example, the use of technologies has become essential as an element to promote learning, not only for accessing information, but also offering more dynamic conditions for recording, exchanging and disseminating knowledge. DICT requires a teacher profile, which reveals the necessary skills, so that knowledge reaches students so that the skills of the parties involved in the relationship can promote quality knowledge. In this context, the teacher needs to have a new professional profile, capable of using DICT as a rich environment for learning. The teaching work does not present itself exclusively as conquests for the teacher. There are studies pointing out new risks to your health. Psychosocial issues had a significant increase, including stress and depression. This study aims to verify the relationship between teachers' digital competence and their perception of the effects of using DICT in their pedagogical practice. The research uses qualitative, quantitative and exploratory methodology. To carry out the study, an online questionnaire was used, with questions that identified the opinion of professors of Nursing and Medicine courses at a Higher Education Institution in the interior of São Paulo about how much their work with DICT interferes with their psychosocial health . Data was collected in 2022 and responses were obtained from 35 teachers. The results demonstrate the reality of higher education in health, in which teachers are using DICT. Although the HEI studies takes on the challenge of offering an active methodology in graduation, the DICT are offering a challenge, whose health problems have been impacting the faculty and exposing them to psychosocial risks. Therefore, it was possible to identify that HEI teaching professionals lack specific training to use DICT in a safe and healthy way. With this, we believe that the joint work of managers and information, computing and informatics professionals will be able to provide teaching professionals with the information resources necessary to offer support, training and skills to develop the necessary DC to mitigate the factors of risk associated with DICT.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PROEX: 88887.678274/2022-00CAPES/PROEX: 88887.609530/2021-00CAPES/PROEX: 88887.514119/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martínez-Ávila, Daniel [UNESP]Pio, Danielle Abdel MassihCasarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serafim, Patrícia Amanda2023-05-03T15:53:37Z2023-05-03T15:53:37Z2023-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSERAFIM, Patrícia Amanda. Uso das TDIC, competência digital e os riscos psicossociais no trabalho docente. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24324033004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:33:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:33:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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