As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izidoro, Debora dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168987
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_21746dff51f6c985438da5bc76a04891
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168987
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de QuímicaTDICEnsino de químicaEducação digitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O curso de Especialização em Educação na Cultura Digital nos proporcionou momentos em que pudemos aprender e visualizar uma possibilidade de educação, baseada em inserção das TDIC no ensino regular, e para isso tivemos nossos momentos de estudos através dos textos, discussões no pequeno grupo analisando as propostas, pesquisando as possibilidades para as mudanças no ensino com o uso das TDIC. E neste trabalho trazemos algumas propostas que foram realizadas e aplicadas com os estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Química, na escola pública – E.E.B. Eng. Annes Gualberto de Joinville. Sem deixar de lado o currículo escolar estabelecido e planejamento anual, ministramos os conceitos científicos de forma que pudéssemos inserir propostas pedagógicas relacionadas às TDIC em momentos do cotidiano escolar dos alunos; buscando assim, que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa, como o uso de recursos midiáticos, desenvolvendo o pensamento crítico, mudando sua forma de se expressar e de se comunicar, ampliando os conhecimentos e as interações que este proporciona. Baseados nestas propostas conseguimos sondar os aspectos que foram positivos e/ou negativos neste processo de ensino aprendizagem, tendo as percepções sobre o aprendizado do aluno por meio das TDIC e o quanto os diferentes tipos de atividades proporcionaram um maior engajamento na execução e interesse dos alunos.Florianópolis, SCDias, Érica Dayane SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaIzidoro, Debora dos Santos2016-10-05T23:49:10Z2016-10-05T23:49:10Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-05T23:49:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-05T23:49:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
title As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
spellingShingle As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
Izidoro, Debora dos Santos
TDIC
Ensino de química
Educação digital
title_short As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
title_full As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
title_fullStr As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
title_full_unstemmed As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
title_sort As TDIC na educação: potencialidades no Ensino de Química
author Izidoro, Debora dos Santos
author_facet Izidoro, Debora dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Érica Dayane Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Izidoro, Debora dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Ensino de química
Educação digital
topic TDIC
Ensino de química
Educação digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-05T23:49:10Z
2016-10-05T23:49:10Z
2016-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168987
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652033764360192