Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131722 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf |
Resumo: | No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalho |
id |
UNSP_01475be212672311098aab0581be2338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131722 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -Educação e EstadoEducação integralPoliticas publicasPesquisa bibliograficaRio Claro (SP)São Paulo (Estado)No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalhoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Loide de Oliveira [UNESP]2015-12-10T14:07:15Z2015-12-10T14:07:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfBATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131722000852151http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf68830755646002770000-0003-1486-7396Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:20:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:10.010699Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
title |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
spellingShingle |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - Batista, Loide de Oliveira [UNESP] Educação e Estado Educação integral Politicas publicas Pesquisa bibliografica Rio Claro (SP) São Paulo (Estado) |
title_short |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
title_full |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
title_fullStr |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
title_full_unstemmed |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
title_sort |
Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. - |
author |
Batista, Loide de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Batista, Loide de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borghi, Raquel Fontes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Loide de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Educação integral Politicas publicas Pesquisa bibliografica Rio Claro (SP) São Paulo (Estado) |
topic |
Educação e Estado Educação integral Politicas publicas Pesquisa bibliografica Rio Claro (SP) São Paulo (Estado) |
description |
No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalho |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10T14:07:15Z 2015-12-10T14:07:15Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131722 000852151 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf 6883075564600277 0000-0003-1486-7396 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000852151 6883075564600277 0000-0003-1486-7396 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131722 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129087976243200 |