Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Loide de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131722
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf
Resumo: No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalho
id UNSP_01475be212672311098aab0581be2338
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131722
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -Educação e EstadoEducação integralPoliticas publicasPesquisa bibliograficaRio Claro (SP)São Paulo (Estado)No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalhoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Loide de Oliveira [UNESP]2015-12-10T14:07:15Z2015-12-10T14:07:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfBATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131722000852151http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf68830755646002770000-0003-1486-7396Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:20:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:10.010699Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
title Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
spellingShingle Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
Batista, Loide de Oliveira [UNESP]
Educação e Estado
Educação integral
Politicas publicas
Pesquisa bibliografica
Rio Claro (SP)
São Paulo (Estado)
title_short Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
title_full Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
title_fullStr Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
title_full_unstemmed Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
title_sort Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -
author Batista, Loide de Oliveira [UNESP]
author_facet Batista, Loide de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Loide de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Educação integral
Politicas publicas
Pesquisa bibliografica
Rio Claro (SP)
São Paulo (Estado)
topic Educação e Estado
Educação integral
Politicas publicas
Pesquisa bibliografica
Rio Claro (SP)
São Paulo (Estado)
description No Brasil a educação é um tema delicado, com histórico de índices de reprovação e evasão escolar altos, escolas públicas em condições precárias em muitas regiões e profissionais da área pouco valorizados. As políticas públicas são uma importante ferramenta quando se busca sanar todos estes problemas. Uma proposta que vem sendo implantada no Estado de São Paulo é o das Escolas de Tempo Integral, em que os alunos têm a oportunidade de passar mais tempo na escola, com atividades diferenciadas e um modelo diferente da escola comum. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do modelo e a implementação do mesmo na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, localizada em Rio Claro. Para a análise de conteúdo, realizada neste trabalho, foi feito o levantamento de material bibliográfico referente ao tema de Escola de Tempo Integral, principalmente no Estado de São Paulo. Também foram analisados documentos e materiais disponíveis no blog da EE Carolina Augusta Seraphim. Podem ser destacados pontos positivos do Programa, como a dedicação exclusiva da equipe gestora, a valorização dos profissionais envolvidos, a participação mais aproximada da comunidade e família dos alunos, a possibilidade que os estudantes têm de pensar e planejar seu futuro. Existem ainda questões a serem melhor debatidas, analisadas ou até mesmo aprimoradas, devido às particularidades de cada escola e até mesmo inovações tecnológicas que podem ser usadas como ferramentas de ensino. Essas são algumas das questões abordadas e analisadas ao longo do trabalho
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:15Z
2015-12-10T14:07:15Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131722
000852151
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf
6883075564600277
0000-0003-1486-7396
identifier_str_mv BATISTA, Loide de Oliveira. Escola de tempo integral: uma análise do processo de implantação na Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim. -. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000852151
6883075564600277
0000-0003-1486-7396
url http://hdl.handle.net/11449/131722
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852151.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129087976243200