Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97070 |
Resumo: | Os conhecidos automóveis elétricos tem seu desenvolvimento datado do início do século XIX, porém ainda não possuem a autonomia e o preço condizentes com a realidade da atual sociedade motora. Baseando-se na teoria desenvolvida no trabalho Estudo de amortecedores regenerativos por indução, que se objetiva na possibilidade teórica de geração de energia elétrica pelos amortecedores automotivos, o presente trabalho dá continuidade ao proposto com a finalidade de se verificar experimentalmente a exatidão deste método de referência e a viabilidade desta alternativa como sistema regenerativo para os carros elétricos, de modo a auxiliar sua autonomia e contribuir com o seu desenvolvimento sustentável. Assim, procura-se definir uma base de referência para que esta realidade seja mais promissora com o uso cotidiano de solicitação da suspensão do automóvel. Esta proposta vem inspirada também pela atual necessidade de que formas alternativas de geração de energia sejam exploradas, objetivando a administração sustentável dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento da tecnologia de transporte. Salientando que sistemas regenerativos já são uma realidade nos dias atuais, como as células fotovoltaicas e o KERS já equipando alguns modelos. A análise e conclusão deste trabalho abre espaço para futuros estudos a fim de que os amortecedores produzam energia elétrica, e confirma a viabilidade desta proposta, com um potencial sustentável promissor para geração de energia limpa; esta energia pode ser armazenada e utilizada para regenerar baterias ou até mesmo acionar comandos elétricos, de modo a ser mais uma alternativa para os veículos que se utilizam de eletricidade, procurando balancear a oferta e demanda de energia para o transporte |
id |
UNSP_01a35459f3f2eb88d0536264ccb66a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/97070 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricosAmortecedoresAutomóveis elétricosOs conhecidos automóveis elétricos tem seu desenvolvimento datado do início do século XIX, porém ainda não possuem a autonomia e o preço condizentes com a realidade da atual sociedade motora. Baseando-se na teoria desenvolvida no trabalho Estudo de amortecedores regenerativos por indução, que se objetiva na possibilidade teórica de geração de energia elétrica pelos amortecedores automotivos, o presente trabalho dá continuidade ao proposto com a finalidade de se verificar experimentalmente a exatidão deste método de referência e a viabilidade desta alternativa como sistema regenerativo para os carros elétricos, de modo a auxiliar sua autonomia e contribuir com o seu desenvolvimento sustentável. Assim, procura-se definir uma base de referência para que esta realidade seja mais promissora com o uso cotidiano de solicitação da suspensão do automóvel. Esta proposta vem inspirada também pela atual necessidade de que formas alternativas de geração de energia sejam exploradas, objetivando a administração sustentável dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento da tecnologia de transporte. Salientando que sistemas regenerativos já são uma realidade nos dias atuais, como as células fotovoltaicas e o KERS já equipando alguns modelos. A análise e conclusão deste trabalho abre espaço para futuros estudos a fim de que os amortecedores produzam energia elétrica, e confirma a viabilidade desta proposta, com um potencial sustentável promissor para geração de energia limpa; esta energia pode ser armazenada e utilizada para regenerar baterias ou até mesmo acionar comandos elétricos, de modo a ser mais uma alternativa para os veículos que se utilizam de eletricidade, procurando balancear a oferta e demanda de energia para o transporteThe electric cars have known its development dating from the early nineteenth century, but still lack the autonomy and the price commensurate with the reality of actual motor society. Based on the theory developed in the work “study regenerative shock induction”, which aims at the theoretical possibility of generating electricity for automotive shock absorbers, this work continues to the one proposed in order to experimentally verify the accuracy of the reference method and viability of this alternative as a regenerative system for electric cars, in order to help their autonomy and contribute to its sustainable development. Thus we seek to establish a baseline so that this reality is more promising with the everyday use of the request for suspension of the car. This proposal is also inspired by the current call for alternative forms of energy generation, aiming at sustainable management of fossil fuels and transport technology development. It should be emphasized that regenerative systems, such as photovoltaic cells and the KERS already equipping some models are a reality today. The analysis and conclusion of this work paves the way for future studies so that the shock absorbers produce electricity, and confirm the viability of this proposal, with a promising potential for sustainable clean energy generation. This power generated can be stored and used to regenerate batteries or even to trigger electrical devices, besides being one more alternative to vehicles that use electricity, competing to balance the supply and energy demand for transportsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, José Geraldo Trani [UNESP]Ricciulli, Durval Luiz Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP]2014-06-11T19:28:34Z2014-06-11T19:28:34Z2012-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Ricardo Velozo Marcondes de. Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97070000696266000696266.pdf33004080027P638180264576309824496176823869481Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T13:19:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97070Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:45:56.596240Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
title |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
spellingShingle |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP] Amortecedores Automóveis elétricos |
title_short |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
title_full |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
title_fullStr |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
title_full_unstemmed |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
title_sort |
Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos |
author |
Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, José Geraldo Trani [UNESP] Ricciulli, Durval Luiz Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amortecedores Automóveis elétricos |
topic |
Amortecedores Automóveis elétricos |
description |
Os conhecidos automóveis elétricos tem seu desenvolvimento datado do início do século XIX, porém ainda não possuem a autonomia e o preço condizentes com a realidade da atual sociedade motora. Baseando-se na teoria desenvolvida no trabalho Estudo de amortecedores regenerativos por indução, que se objetiva na possibilidade teórica de geração de energia elétrica pelos amortecedores automotivos, o presente trabalho dá continuidade ao proposto com a finalidade de se verificar experimentalmente a exatidão deste método de referência e a viabilidade desta alternativa como sistema regenerativo para os carros elétricos, de modo a auxiliar sua autonomia e contribuir com o seu desenvolvimento sustentável. Assim, procura-se definir uma base de referência para que esta realidade seja mais promissora com o uso cotidiano de solicitação da suspensão do automóvel. Esta proposta vem inspirada também pela atual necessidade de que formas alternativas de geração de energia sejam exploradas, objetivando a administração sustentável dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento da tecnologia de transporte. Salientando que sistemas regenerativos já são uma realidade nos dias atuais, como as células fotovoltaicas e o KERS já equipando alguns modelos. A análise e conclusão deste trabalho abre espaço para futuros estudos a fim de que os amortecedores produzam energia elétrica, e confirma a viabilidade desta proposta, com um potencial sustentável promissor para geração de energia limpa; esta energia pode ser armazenada e utilizada para regenerar baterias ou até mesmo acionar comandos elétricos, de modo a ser mais uma alternativa para os veículos que se utilizam de eletricidade, procurando balancear a oferta e demanda de energia para o transporte |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-02 2014-06-11T19:28:34Z 2014-06-11T19:28:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo Velozo Marcondes de. Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. http://hdl.handle.net/11449/97070 000696266 000696266.pdf 33004080027P6 3818026457630982 4496176823869481 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo Velozo Marcondes de. Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. 000696266 000696266.pdf 33004080027P6 3818026457630982 4496176823869481 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/97070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129355371511808 |