Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Eniceia Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Maria Amélia, Toyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006
http://hdl.handle.net/11449/29852
Resumo: A preocupação sobre as práticas inclusivas nas escolas públicas no Brasil começou após a Declaração de Salamanca, com desafios e dúvidas. Ainda hoje, passados cerca de 15 anos, os professores do ensino regular se queixam dizendo que não têm conhecimento suficiente ou preparo formal para lidar com crianças com necessidades educacionais especiais, especialmente quando estas apresentam disfunções graves, como paralisia cerebral, deficiência intelectual e comportamentos desafiadores. A colaboração entre profissionais da Educação Especial e Regular pode ser uma alternativa para enfrentar tais desafios. O objetivo deste relato foi o de apresentar um breve histórico de um programa de pesquisa, ensino e extensão que busca aproximar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dos professores do ensino comum que têm alunos com necessidades especiais em suas salas de aula. Iniciado em 2004, este programa está na atualidade em seu sétimo ano de execução e envolve professores da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino comum. Os resultados parecem apontar essa via de colaboração entre Educação Especial e Regular como um caminho promissor para a construção de escolas mais inclusivas.
id UNSP_02054643369660cde510e73f809df46a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29852
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regularSchool inclusion through collaboration between special education and general educationinclusão escolarensino colaborativoconsultoria colaborativaformação de profissionaisschool inclusioncollaborative teachingcollaborative consultationprofessional preparationA preocupação sobre as práticas inclusivas nas escolas públicas no Brasil começou após a Declaração de Salamanca, com desafios e dúvidas. Ainda hoje, passados cerca de 15 anos, os professores do ensino regular se queixam dizendo que não têm conhecimento suficiente ou preparo formal para lidar com crianças com necessidades educacionais especiais, especialmente quando estas apresentam disfunções graves, como paralisia cerebral, deficiência intelectual e comportamentos desafiadores. A colaboração entre profissionais da Educação Especial e Regular pode ser uma alternativa para enfrentar tais desafios. O objetivo deste relato foi o de apresentar um breve histórico de um programa de pesquisa, ensino e extensão que busca aproximar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dos professores do ensino comum que têm alunos com necessidades especiais em suas salas de aula. Iniciado em 2004, este programa está na atualidade em seu sétimo ano de execução e envolve professores da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino comum. Os resultados parecem apontar essa via de colaboração entre Educação Especial e Regular como um caminho promissor para a construção de escolas mais inclusivas.The concern about inclusive practices in public schools in Brazil began after the Salamanca Statement, with challenges and doubts. Even today, after about 15 years, the regular teachers complain saying they did not have enough knowledge or formal preparation for dealing with children with special educational needs, especially when they have serious disorders such as cerebral palsy, intellectual disabilities and behavior disorders. The collaboration between professionals of Special and Regular Education can be an alternative to face these challenges. The objective of this report was to present a brief history of a program on research, teaching and extension that aims to bring together the Federal University of São Carlos and regular school teachers who have students with special needs in their classrooms. The program started in 2004 and currently is in its seventh year of implementation, involving university professors, undergraduate and postgraduate students and regular teachers. The results seem to point out that collaboration between Regular and Special Education can be a promising avenue for making more inclusive schools.UFSCarUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Eniceia GonçalvesAlmeida, Maria AméliaToyoda, Cristina Yoshie [UNESP]2014-05-20T15:15:59Z2014-05-20T15:15:59Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article80-93application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 41, p. 80-93, 2011.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/2985210.1590/S0104-40602011000300006S0104-40602011000300006S0104-40602011000300006.pdf5872141115382552SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T15:17:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T15:17:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
School inclusion through collaboration between special education and general education
title Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
spellingShingle Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
Mendes, Eniceia Gonçalves
inclusão escolar
ensino colaborativo
consultoria colaborativa
formação de profissionais
school inclusion
collaborative teaching
collaborative consultation
professional preparation
title_short Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
title_full Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
title_fullStr Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
title_full_unstemmed Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
title_sort Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular
author Mendes, Eniceia Gonçalves
author_facet Mendes, Eniceia Gonçalves
Almeida, Maria Amélia
Toyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
author_role author
author2 Almeida, Maria Amélia
Toyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Eniceia Gonçalves
Almeida, Maria Amélia
Toyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
ensino colaborativo
consultoria colaborativa
formação de profissionais
school inclusion
collaborative teaching
collaborative consultation
professional preparation
topic inclusão escolar
ensino colaborativo
consultoria colaborativa
formação de profissionais
school inclusion
collaborative teaching
collaborative consultation
professional preparation
description A preocupação sobre as práticas inclusivas nas escolas públicas no Brasil começou após a Declaração de Salamanca, com desafios e dúvidas. Ainda hoje, passados cerca de 15 anos, os professores do ensino regular se queixam dizendo que não têm conhecimento suficiente ou preparo formal para lidar com crianças com necessidades educacionais especiais, especialmente quando estas apresentam disfunções graves, como paralisia cerebral, deficiência intelectual e comportamentos desafiadores. A colaboração entre profissionais da Educação Especial e Regular pode ser uma alternativa para enfrentar tais desafios. O objetivo deste relato foi o de apresentar um breve histórico de um programa de pesquisa, ensino e extensão que busca aproximar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dos professores do ensino comum que têm alunos com necessidades especiais em suas salas de aula. Iniciado em 2004, este programa está na atualidade em seu sétimo ano de execução e envolve professores da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino comum. Os resultados parecem apontar essa via de colaboração entre Educação Especial e Regular como um caminho promissor para a construção de escolas mais inclusivas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-05-20T15:15:59Z
2014-05-20T15:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 41, p. 80-93, 2011.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/29852
10.1590/S0104-40602011000300006
S0104-40602011000300006
S0104-40602011000300006.pdf
5872141115382552
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006
http://hdl.handle.net/11449/29852
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 41, p. 80-93, 2011.
0104-4060
10.1590/S0104-40602011000300006
S0104-40602011000300006
S0104-40602011000300006.pdf
5872141115382552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80-93
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128155376943104