Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200003 http://hdl.handle.net/11449/6417 |
Resumo: | Há poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno. |
id |
UNSP_022cd7a9779de77bf37615d33ad824fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6417 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicasInclusion of students with cerebral palsy: analysis of pedagogical practicesinclusãoprática pedagógicaparalisia cerebralspecial educationinclusioneducational practicescerebral palsyHá poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.There are few studies of educational practices in schools, that is, of the procedures used by educators to promote learning in their students. Thus, the aim of this paper is to analyze educational practices in schools so as to uncover to what extent these practices contribute to the inclusion of students with special educational needs. The present exploratory study used weekly observations in the classroom as well as in the general school environment as a means to collect data. So as to ensure a typical reading of the school setting, the observation times and dates varied. Interviews and documental analysis of student work (essays, tests, classroom worksheets) and school documents were also carried out. The participants in the study included a student with cerebral palsy, his mother, as well as the teachers who taught him during the years of 2000 and 2001. The data that was collected enabled us to define the category that became the focus for the present research: scholastic chievement and student performance and the student's perception of his own learning process. In conclusion, this study showed to a certain degree that the inclusion process for this student is having positive results as to social and physical presence. However, when looking at actual learning, educational inclusion did not occur, because the educational practices observed did not answer to the specific needs of this student.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUniversidade de São PauloUniversidade Paulista Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Estadual de CampinasUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Paulista Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Leão, Andreza Marques de CastroGarcia, Clarice Aparecida Alencar [UNESP]Yoshiura, Eunice Vaz Ferreira [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal2014-05-20T13:22:01Z2014-05-20T13:22:01Z2006-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-186application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200003Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 169-186, 2006.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/641710.1590/S1413-65382006000200003S1413-65382006000200003S1413-65382006000200003.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:09:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6417Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:39.638514Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas Inclusion of students with cerebral palsy: analysis of pedagogical practices |
title |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas Leão, Andreza Marques de Castro inclusão prática pedagógica paralisia cerebral special education inclusion educational practices cerebral palsy |
title_short |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
title_full |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
title_sort |
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas |
author |
Leão, Andreza Marques de Castro |
author_facet |
Leão, Andreza Marques de Castro Garcia, Clarice Aparecida Alencar [UNESP] Yoshiura, Eunice Vaz Ferreira [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Clarice Aparecida Alencar [UNESP] Yoshiura, Eunice Vaz Ferreira [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) Universidade Paulista Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andreza Marques de Castro Garcia, Clarice Aparecida Alencar [UNESP] Yoshiura, Eunice Vaz Ferreira [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão prática pedagógica paralisia cerebral special education inclusion educational practices cerebral palsy |
topic |
inclusão prática pedagógica paralisia cerebral special education inclusion educational practices cerebral palsy |
description |
Há poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 2014-05-20T13:22:01Z 2014-05-20T13:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200003 Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 169-186, 2006. 1413-6538 http://hdl.handle.net/11449/6417 10.1590/S1413-65382006000200003 S1413-65382006000200003 S1413-65382006000200003.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200003 http://hdl.handle.net/11449/6417 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 169-186, 2006. 1413-6538 10.1590/S1413-65382006000200003 S1413-65382006000200003 S1413-65382006000200003.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial 0,197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169-186 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128716701696000 |