Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90087
Resumo: A discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades do processo educativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente em muitos setores da sociedade atual. O governo vem intensificando a proposição de políticas públicas para a área e ressaltando a importância de articulação dessas questões no âmbito do ensino formal. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição de programas e ações relacionados, principalmente, com a inserção da educação ambiental nesse âmbito da educação nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vem tomando. Acreditando que a inserção da dimensão ambiental no nível superior e, principalmente, naqueles cursos que formam professores é fundamental para a operacionalização dessas questões na escola básica e, consequentemente, em outras esferas da sociedade, buscamos, neste trabalho, analisar projetos político-pedagógicos de cursos de Pedagogia, na tentativa de identificar possíveis processos de ambientalização curricular de cursos de universidades federais brasileiras, bem como analisar documentos oficiais que explicitam propostas e políticas de inserção da temática para a formação de professores, no sentido de tentar entender as relações entre os projetos dos cursos de pedagogia e as políticas públicas para o setor. Fazendo parte de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Projeto Observatório da Educação/MEC, financiado pela CAPES/MEC, procuramos, através da metodologia da ―construção de sentidos‖, explorar sentidos relativos à temática ambiental, a partir dos projetos político-pedagógicos dos cursos citados e das políticas e propostas que, de alguma maneira, acreditamos tenham influência na construção dos currículos desses cursos. Para interpretar os resultados, buscamos apoio de autores...
id UNSP_02b1788b10964ac5c9837660254e8e5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90087
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricularProfessores - FormaçãoEducação ambientalEducação - BrasilPoliticas publicasPedagogiaPedagogy - TeachingA discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades do processo educativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente em muitos setores da sociedade atual. O governo vem intensificando a proposição de políticas públicas para a área e ressaltando a importância de articulação dessas questões no âmbito do ensino formal. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição de programas e ações relacionados, principalmente, com a inserção da educação ambiental nesse âmbito da educação nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vem tomando. Acreditando que a inserção da dimensão ambiental no nível superior e, principalmente, naqueles cursos que formam professores é fundamental para a operacionalização dessas questões na escola básica e, consequentemente, em outras esferas da sociedade, buscamos, neste trabalho, analisar projetos político-pedagógicos de cursos de Pedagogia, na tentativa de identificar possíveis processos de ambientalização curricular de cursos de universidades federais brasileiras, bem como analisar documentos oficiais que explicitam propostas e políticas de inserção da temática para a formação de professores, no sentido de tentar entender as relações entre os projetos dos cursos de pedagogia e as políticas públicas para o setor. Fazendo parte de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Projeto Observatório da Educação/MEC, financiado pela CAPES/MEC, procuramos, através da metodologia da ―construção de sentidos‖, explorar sentidos relativos à temática ambiental, a partir dos projetos político-pedagógicos dos cursos citados e das políticas e propostas que, de alguma maneira, acreditamos tenham influência na construção dos currículos desses cursos. Para interpretar os resultados, buscamos apoio de autores...The discussion on the environment theme and on the possibilities involving the educational process related to the questions posed by this theme is present in several sectors of current society. The Brazilian government has been increasing the number of environment-related public policies, pointing out the importance of linking and working on such questions within the formal teaching context. The development of researches and the dissemination of their findings, along with the proposition of programmes and actions related particularly to the introduction of environmental education into formal teaching, allow us to observe the dimension that such initiative is taking. In this work, considering that the inclusion of the environmental field in higher education, especially in teacher education courses, is essential to approach these questions in basic education, as well as in other sectors of society, we try to analyse political and pedagogical projects from Pedagogy courses in order to identify potential processes of curriculum greening in courses offered by federal Brazilian universities, and their relationship with environment-related public policies. Being part of a research carried out under the Education Observatory Project/MEC, financed by CAPES/MEC, this work uses the ―meaning construction‖ methodology to explore meanings referring to the environment theme provided by the political and pedagogical projects of the aforementioned courses, as well as by policies and proposals that somehow have played a role in the development of the curricula of those courses. Works on environmental education, teacher education, curriculum and education policies provided support to the interpretation of the results. Some reflections on the results suggest that the environment theme is being introduced into the courses, mainly by... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2011-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 f. : il., quadros, tabs.application/pdfOLIVEIRA, Maíra Gesualdo de. Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90087000672762oliveira_mg_me_rcla.pdf33004137064P208045437821411820000-0002-6109-6830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:10:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:10:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
title Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
spellingShingle Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]
Professores - Formação
Educação ambiental
Educação - Brasil
Politicas publicas
Pedagogia
Pedagogy - Teaching
title_short Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
title_full Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
title_fullStr Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
title_full_unstemmed Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
title_sort Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular
author Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]
author_facet Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maíra Gesualdo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação ambiental
Educação - Brasil
Politicas publicas
Pedagogia
Pedagogy - Teaching
topic Professores - Formação
Educação ambiental
Educação - Brasil
Politicas publicas
Pedagogia
Pedagogy - Teaching
description A discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades do processo educativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente em muitos setores da sociedade atual. O governo vem intensificando a proposição de políticas públicas para a área e ressaltando a importância de articulação dessas questões no âmbito do ensino formal. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição de programas e ações relacionados, principalmente, com a inserção da educação ambiental nesse âmbito da educação nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vem tomando. Acreditando que a inserção da dimensão ambiental no nível superior e, principalmente, naqueles cursos que formam professores é fundamental para a operacionalização dessas questões na escola básica e, consequentemente, em outras esferas da sociedade, buscamos, neste trabalho, analisar projetos político-pedagógicos de cursos de Pedagogia, na tentativa de identificar possíveis processos de ambientalização curricular de cursos de universidades federais brasileiras, bem como analisar documentos oficiais que explicitam propostas e políticas de inserção da temática para a formação de professores, no sentido de tentar entender as relações entre os projetos dos cursos de pedagogia e as políticas públicas para o setor. Fazendo parte de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Projeto Observatório da Educação/MEC, financiado pela CAPES/MEC, procuramos, através da metodologia da ―construção de sentidos‖, explorar sentidos relativos à temática ambiental, a partir dos projetos político-pedagógicos dos cursos citados e das políticas e propostas que, de alguma maneira, acreditamos tenham influência na construção dos currículos desses cursos. Para interpretar os resultados, buscamos apoio de autores...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-12
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maíra Gesualdo de. Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90087
000672762
oliveira_mg_me_rcla.pdf
33004137064P2
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maíra Gesualdo de. Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000672762
oliveira_mg_me_rcla.pdf
33004137064P2
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://hdl.handle.net/11449/90087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. : il., quadros, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649616290250753