Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148022
Resumo: Nesta pesquisa investigou-se tanto a importância, como a natureza e proporção das trocas de mercadorias, proporcionadas através do Facebook, e realizadas na cidade de Pelotas-RS, a partir da intrínseca relação entre o espaço virtual e o espaço concreto. Assim, a presente pesquisa foi construída em três momentos principais: 1) a discussão sobre o contexto atual, marcado, a nosso ver, pelos preceitos trazidos pela hipermodernidade; 2) algumas considerações acerca dos estudos referentes ao comércio e ao consumo no contexto histórico e geográfico; e, 3) um estudo de caso na cidade de Pelotas-RS sobre as relações comerciais estabelecidas a partir do SRS Facebook. Para tanto, foi utilizado o método dialético, e o estudo de caso se deu a partir dos grupos de trocas de mercadorias da cidade de Pelotas-RS presentes no Facebook, bem como de quatro eventos realizados na mesma cidade, organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Como resultados, pudemos constatar a importância do Facebook, e das TIC’s de forma geral, enquanto ferramentas de organização e divulgação, para as relações de trocas proporcionadas a partir dos grupos pesquisados e para a realização dos eventos investigados, bem como para os participantes. Outro resultado importante refere-se ao uso e ocupação dos espaços públicos urbanos a partir dos eventos investigados, bem como a espacialização das trocas de mercadorias na cidade de Pelotas-RS iniciadas nos grupos presentes no Facebook.
id UNSP_02b5bdbe0e40f1d8f42127d3c99cf849
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148022
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RSRecent transformations in trade and consumption: the trade of goods from Facebook in the city of Pelotas-RSComércio e consumoSites de redes sociaisPelotas-RSTecnologias da informação e comunicação (TICs)FacebookTrade and consumption, social network websitesInformation and communication technologies (ICTs)Social network websitesNesta pesquisa investigou-se tanto a importância, como a natureza e proporção das trocas de mercadorias, proporcionadas através do Facebook, e realizadas na cidade de Pelotas-RS, a partir da intrínseca relação entre o espaço virtual e o espaço concreto. Assim, a presente pesquisa foi construída em três momentos principais: 1) a discussão sobre o contexto atual, marcado, a nosso ver, pelos preceitos trazidos pela hipermodernidade; 2) algumas considerações acerca dos estudos referentes ao comércio e ao consumo no contexto histórico e geográfico; e, 3) um estudo de caso na cidade de Pelotas-RS sobre as relações comerciais estabelecidas a partir do SRS Facebook. Para tanto, foi utilizado o método dialético, e o estudo de caso se deu a partir dos grupos de trocas de mercadorias da cidade de Pelotas-RS presentes no Facebook, bem como de quatro eventos realizados na mesma cidade, organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Como resultados, pudemos constatar a importância do Facebook, e das TIC’s de forma geral, enquanto ferramentas de organização e divulgação, para as relações de trocas proporcionadas a partir dos grupos pesquisados e para a realização dos eventos investigados, bem como para os participantes. Outro resultado importante refere-se ao uso e ocupação dos espaços públicos urbanos a partir dos eventos investigados, bem como a espacialização das trocas de mercadorias na cidade de Pelotas-RS iniciadas nos grupos presentes no Facebook.In this research we investigated the relevance, the nature and the proportion of the trade of goods made possible by Facebook done in the city of Pelotas – RS by the intrinsic relationship of the concrete and virtual space. Thus, the present research was built in three moments: 1) the discussion about the present context; 2) considerations regarding the study of the trade and consumption of goods through the lens of historical and geographical context; and, 3) a case study in the city of Pelotas-RS about the commercial relationships established by SNW Facebook. To accomplish the case study, the dialectic method was employed and the study was based on Facebook groups dedicated to the trade of goods in the city of Pelotas-RS as well as four events in the same city that were organized and disclosed in its majority using Facebook: “Feira do Rolo”, “Fotroca”, “Piquenique Cultural” and “Sofá na Rua”. In terms of results, it was possible to evidence how Facebook and ICTs in general provide means for organization and disclosure in a way that profoundly influences the relations of trade provided by the researched groups as well as the concretization of the investigated events and the participation of the attendees. Another relevant result relates to the use and occupation of public urban spaces for the investigated events, as well as the spacial distribution of the trade of goods in the city of Pelotas-RS started in Facebook groups.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]2017-01-17T17:20:23Z2017-01-17T17:20:23Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14802200087840933004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:23:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:23:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
Recent transformations in trade and consumption: the trade of goods from Facebook in the city of Pelotas-RS
title Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
spellingShingle Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]
Comércio e consumo
Sites de redes sociais
Pelotas-RS
Tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Facebook
Trade and consumption, social network websites
Information and communication technologies (ICTs)
Social network websites
title_short Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
title_full Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
title_fullStr Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
title_full_unstemmed Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
title_sort Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS
author Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]
author_facet Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia da Cruz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio e consumo
Sites de redes sociais
Pelotas-RS
Tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Facebook
Trade and consumption, social network websites
Information and communication technologies (ICTs)
Social network websites
topic Comércio e consumo
Sites de redes sociais
Pelotas-RS
Tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Facebook
Trade and consumption, social network websites
Information and communication technologies (ICTs)
Social network websites
description Nesta pesquisa investigou-se tanto a importância, como a natureza e proporção das trocas de mercadorias, proporcionadas através do Facebook, e realizadas na cidade de Pelotas-RS, a partir da intrínseca relação entre o espaço virtual e o espaço concreto. Assim, a presente pesquisa foi construída em três momentos principais: 1) a discussão sobre o contexto atual, marcado, a nosso ver, pelos preceitos trazidos pela hipermodernidade; 2) algumas considerações acerca dos estudos referentes ao comércio e ao consumo no contexto histórico e geográfico; e, 3) um estudo de caso na cidade de Pelotas-RS sobre as relações comerciais estabelecidas a partir do SRS Facebook. Para tanto, foi utilizado o método dialético, e o estudo de caso se deu a partir dos grupos de trocas de mercadorias da cidade de Pelotas-RS presentes no Facebook, bem como de quatro eventos realizados na mesma cidade, organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Como resultados, pudemos constatar a importância do Facebook, e das TIC’s de forma geral, enquanto ferramentas de organização e divulgação, para as relações de trocas proporcionadas a partir dos grupos pesquisados e para a realização dos eventos investigados, bem como para os participantes. Outro resultado importante refere-se ao uso e ocupação dos espaços públicos urbanos a partir dos eventos investigados, bem como a espacialização das trocas de mercadorias na cidade de Pelotas-RS iniciadas nos grupos presentes no Facebook.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
2017-01-17T17:20:23Z
2017-01-17T17:20:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148022
000878409
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/148022
identifier_str_mv 000878409
33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047085062225920