Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Vitória Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217360
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas, vinculados ao conceito aplicado dentro dos parâmetros da Pedagogia do Esporte. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada composta por 6 questões, e a técnica de análise foi uma entrevista online, através de chamada por vídeo, utilizando a plataforma Google Meet. Os sujeitos participantes da pesquisa foram onze treinadores de basquetebol de jovens atletas, sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os resultados revelaram que ainda se enfrenta diversos desafios para chegar num contexto satisfatório em relação à formação de atletas, de modo que os dados coletados mostram que 45% dos profissionais apresentam a dupla formação, mas poucos têm passagens pelo cenário escolar, contexto este que é evidente na importância da trajetória do atleta. Com todos os avanços da tecnologia e modificações que o esporte já sofreu até chegar ao que se presencia atualmente, conclui-se que haverá uma busca cada vez maior por uma pedagogia que não apenas leve em conta procedimentos pedagógicos, mas que, sobretudo, seja vista como um processo capaz de lidar com o esporte, respeitando seus diferentes significados e intenções.
id UNSP_02ef29e7fabe51750a273e58388901c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletasSport pedagogy and sport initiation : contributions of basketball teaching in the psychosocial formation process of young athletesFormaçãoPedagogia do EsporteTreinadorBasquetebolTrainingSport PedagogyCoachBasketballEsta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas, vinculados ao conceito aplicado dentro dos parâmetros da Pedagogia do Esporte. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada composta por 6 questões, e a técnica de análise foi uma entrevista online, através de chamada por vídeo, utilizando a plataforma Google Meet. Os sujeitos participantes da pesquisa foram onze treinadores de basquetebol de jovens atletas, sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os resultados revelaram que ainda se enfrenta diversos desafios para chegar num contexto satisfatório em relação à formação de atletas, de modo que os dados coletados mostram que 45% dos profissionais apresentam a dupla formação, mas poucos têm passagens pelo cenário escolar, contexto este que é evidente na importância da trajetória do atleta. Com todos os avanços da tecnologia e modificações que o esporte já sofreu até chegar ao que se presencia atualmente, conclui-se que haverá uma busca cada vez maior por uma pedagogia que não apenas leve em conta procedimentos pedagógicos, mas que, sobretudo, seja vista como um processo capaz de lidar com o esporte, respeitando seus diferentes significados e intenções.This research aimed to analyze the contributions of basketball teaching in the process of psychosocial training of young athletes, linked to the concept applied within the parameters of Pedagogy of Sport. The methodology used was of a qualitative nature, and the data collection technique was the semi-structured interview consisting of 6 questions, and the analysis technique was an online interview, through video call, using the Google Meet platform. The subjects participating in the research were eleven basketball coaches of young athletes, 9 male and 2 female. The results revealed that several challenges are still faced to arrive at a satisfactory context in relation to the training of athletes, so that the data collected show that 45% of professionals have dual training, but few have passed through the school scenario, a context that is evident in the importance of the athlete's trajectory. With all the advances in technology and changes that the sport has undergone until reaching what is currently witnessed, it is concluded that there will be an increasing search for a pedagogy that not only takes into account pedagogical procedures, but that, above all, is seen as a process capable of dealing with sport, respecting its different meanings and intentions.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Venditti Junior, Rubens [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cintra, Vitória Nogueira2022-03-24T12:15:09Z2022-03-24T12:15:09Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:37:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:37:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
Sport pedagogy and sport initiation : contributions of basketball teaching in the psychosocial formation process of young athletes
title Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
spellingShingle Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
Cintra, Vitória Nogueira
Formação
Pedagogia do Esporte
Treinador
Basquetebol
Training
Sport Pedagogy
Coach
Basketball
title_short Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
title_full Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
title_fullStr Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
title_sort Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas
author Cintra, Vitória Nogueira
author_facet Cintra, Vitória Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venditti Junior, Rubens [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Vitória Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Pedagogia do Esporte
Treinador
Basquetebol
Training
Sport Pedagogy
Coach
Basketball
topic Formação
Pedagogia do Esporte
Treinador
Basquetebol
Training
Sport Pedagogy
Coach
Basketball
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas, vinculados ao conceito aplicado dentro dos parâmetros da Pedagogia do Esporte. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada composta por 6 questões, e a técnica de análise foi uma entrevista online, através de chamada por vídeo, utilizando a plataforma Google Meet. Os sujeitos participantes da pesquisa foram onze treinadores de basquetebol de jovens atletas, sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os resultados revelaram que ainda se enfrenta diversos desafios para chegar num contexto satisfatório em relação à formação de atletas, de modo que os dados coletados mostram que 45% dos profissionais apresentam a dupla formação, mas poucos têm passagens pelo cenário escolar, contexto este que é evidente na importância da trajetória do atleta. Com todos os avanços da tecnologia e modificações que o esporte já sofreu até chegar ao que se presencia atualmente, conclui-se que haverá uma busca cada vez maior por uma pedagogia que não apenas leve em conta procedimentos pedagógicos, mas que, sobretudo, seja vista como um processo capaz de lidar com o esporte, respeitando seus diferentes significados e intenções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24T12:15:09Z
2022-03-24T12:15:09Z
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217360
url http://hdl.handle.net/11449/217360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047383395729408