O médico veterinário capacitando agentes comunitários de saúde para atuação na estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fernanda Cassioli de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150805
Resumo: Este trabalho propôs capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS) quanto aos assuntos relevantes e inerentes à intervenção do médico veterinário na interface saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, no contexto “Um mundo, uma Saúde”. Para isso, durante a primeira etapa da pesquisa, foi realizado um diagnóstico de situação por meio do acompanhamento das atividades dos ACS a fim de determinar quais as principais dúvidas e conhecimentos equivocados que oferecem prejuízos nas ações requeridas pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Conjuntamente, foi desenvolvido e empregado um questionário aos ACS, a fim de verificar o conhecimento prévio referente a assuntos como zoonoses urbanas, higiene alimentar, cuidados com o meio ambiente e guarda responsável de animais de estimação. Com posse dessas informações, a segunda etapa do trabalho compreendeu a elaboração e aplicação do curso de capacitação aos ACS visando transformá-los em multiplicadores de conhecimento. O mesmo questionário foi aplicado novamente aos ACS e as respostas apresentadas, nesse segundo momento, mostraram uma maior compreensão dos temas abordados no curso, ainda que em níveis menores que o desejado. Isso comprova a necessidade de ações educativas permanentes e ininterruptas para que o entendimento e mudança de comportamento atinjam graus mais satisfatórios. Entretanto, nota-se que, apesar do conteúdo não ter sido totalmente assimilado, os ACS tornaram-se mais curiosos e criteriosos com relação aos fatores de risco desencadeados pela interação pessoa/animal/ambiente em seu território, possibilitando iniciativas mais rápidas diante de problemas que podem comprometer a saúde local. Ao final da intervenção, várias ações educativas estão sendo desenvolvidas pelos ACS na ESF e na comunidade na qual atuam. Uma vez que o conhecimento e o controle de muitas das doenças/agravos são atividades inerentes ao profissional médico veterinário, comprovam-se as colaborações que este profissional pode oferecer como membro da ESF, mais precisamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Suas contribuições devem começar pelo planejamento de ações educativas de forma contínua com os ACS e demais membros da equipe de Atenção Básica, que visem conscientizar a população em relação à promoção da saúde e do bem-estar animal e do ambiente.
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Conjuntamente, foi desenvolvido e empregado um questionário aos ACS, a fim de verificar o conhecimento prévio referente a assuntos como zoonoses urbanas, higiene alimentar, cuidados com o meio ambiente e guarda responsável de animais de estimação. Com posse dessas informações, a segunda etapa do trabalho compreendeu a elaboração e aplicação do curso de capacitação aos ACS visando transformá-los em multiplicadores de conhecimento. O mesmo questionário foi aplicado novamente aos ACS e as respostas apresentadas, nesse segundo momento, mostraram uma maior compreensão dos temas abordados no curso, ainda que em níveis menores que o desejado. Isso comprova a necessidade de ações educativas permanentes e ininterruptas para que o entendimento e mudança de comportamento atinjam graus mais satisfatórios. Entretanto, nota-se que, apesar do conteúdo não ter sido totalmente assimilado, os ACS tornaram-se mais curiosos e criteriosos com relação aos fatores de risco desencadeados pela interação pessoa/animal/ambiente em seu território, possibilitando iniciativas mais rápidas diante de problemas que podem comprometer a saúde local. Ao final da intervenção, várias ações educativas estão sendo desenvolvidas pelos ACS na ESF e na comunidade na qual atuam. Uma vez que o conhecimento e o controle de muitas das doenças/agravos são atividades inerentes ao profissional médico veterinário, comprovam-se as colaborações que este profissional pode oferecer como membro da ESF, mais precisamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Suas contribuições devem começar pelo planejamento de ações educativas de forma contínua com os ACS e demais membros da equipe de Atenção Básica, que visem conscientizar a população em relação à promoção da saúde e do bem-estar animal e do ambiente.This paper proposes to train the community health agents (CHA) on relevant issues inherent to the intervention of Veterinary Doctors in the interface between human health, animal health and environmental health, in the context of "One world, one Health". For this, during the first stage of the research, a situation diagnosis was performed by monitoring the activities of the CHA in order to determine the main doubts and wrong knowledge that offer losses in the actions required by the Family Health Strategy (FHS). A questionnaire was jointly developed and used for the CHA in order to verify previous knowledge regarding subjects such as urban zoonoses, food hygiene, care of the environment and responsible care of pets. With this information in hand, the second stage of the work included the elaboration and application of the training course to the CHAs in order to transform them into knowledge multipliers. The same questionnaire was applied again to the CHA and the answers presented, in that second moment, showed a greater understanding of the topics covered in the course, although at smaller levels than the desired one. This proves the need for permanent and uninterrupted educational actions so that the understanding and behavior change reach more satisfactory degrees. However, it is noted that, although the content was not fully assimilated, the CHA became more curious and judicious about the risk factors triggered by the person / animal / environment interaction in their territory, enabling faster initiatives in the face of problems which may compromise the local health. At the end of the intervention, several educational actions are being developed by the CHAs in the FHS and in the community in which they work. Since the knowledge and control of many of the diseases / injuries are activities inherent to the veterinary professional, the collaborations that this professional can offer as a member of the FHS are proven, more precisely of the Nucleus of Support to the Family Health (NSFH). Their contributions should begin with the planning of educational actions on an ongoing basis with the CHA and other members of the Basic Care team to raise public awareness of health promotion, animal welfare and the environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco [UNESP]Bartoli, Raphaella Barbosa Meirelles [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Fernanda Cassioli de [UNESP]2017-06-02T12:49:42Z2017-06-02T12:49:42Z2017-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15080500088698533004102072P99477933792138174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T18:42:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:31.705389Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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