Habitar, mediar, construir: o encantamento do mundo pelo livro ilustrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favoreto, Fabiana Pedroni [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250558
Resumo: No centro desta tese estão livros ilustrados e livros infantis, a experiência da leitura e as formas como esses objetos realizam a mediação entre o mundo e quem o percebe. Para aconchegar esse centro nervoso da pesquisa, abraço (e aceito) a mistura entre vários tipos de escrita: a acadêmica, mais formal e objetiva, por vezes fria e truncada; a poética, desprendida e semanticamente aberta; a autoficção, com todas as tensões entre fatos, memórias, imaginação e desejos; e as imagens, com sua natureza simultaneamente íntima e conflitante com a investigação das palavras. Esse abraço de múltiplas formas de escrita apresenta-se como um conjunto de ensaios desprovido de hierarquia e linearidade. É possível acessar essa tese a partir de qualquer capítulo. Há quatro ensaios principais. Em cada um deles, desenvolvem-se análises, descrições, relatos e construções poéticas sobre livros (ilustrados, infantis, de artista) e outras obras relacionadas a eles. Contrários à ideia de afastamento para análise, esses ensaios giram em torno da minha experiência como leitora, escritora, artista e pessoa comprometida com a manutenção do encantamento do mundo. Tal conceito, que atravessa essas páginas, por letras ou imagens, considera que as primeiras décadas do século XXI sofrem com o desencantamento do mundo. Algo inevitável, dada a hegemonia dos pressupostos neoliberais e do capitalismo tardio para a percepção e interpretação da realidade, em quase todas as instâncias e fases de nossas vidas. Frente a essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa se revela como o debate e a melhor compreensão das possibilidades de o livro ilustrado mediar o processo de encantamento do mundo. Tal objetivo contém processos que lhe são necessários: (i) exercitar e alargar os conceitos de livro ilustrado, livro-imagem e ilustração; (ii) tensionar a materialidade do livro ilustrado com o campo artístico; (iii) investigar a experiência de habitar a arquitetura do livro; (iv) investigar o livro ilustrado como mediador de um mundo encantado. Assim, de início, este trabalho se dedica aos livros para a infância. Aos poucos, os objetos de análise perdem o adjetivo “infantil”, mas permanecem na construção de uma poética singular. Ora em diálogo com a infância, ora em relação mais estreita com o mundo institucionalizado das Artes. Condizente com tais ideias, compreendo este trabalho como uma casa-tese e a organizo a partir de um mapa poético. Cada um dos quatro cômodos-ensaios da casa-tese possui uma palavra-chave, um chão que sustenta os pensamentos. Você pode partir do Chão da Memória, que apresenta livros que lidam com o encantamento através das paredes da memória. Pode partir do Chão do Corpo, que apresenta a materialidade do livro como elemento central para despertar relações mais íntimas de leitura. Há o Chão do Mundo Sensível, que estende as relações corporais para a ambientação e faz brotar cantos. E há o Chão de Construção, onde a poesia brota das brechas. Ali, o habitar é discutido dentro de uma ação construtiva. A reconexão ao passado, a percepção de si, o pertencimento ao mundo ou o desdobramento, mediados pelos livros ilustrados, são caminhos potentes para encantar ou reencantar.
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spelling Habitar, mediar, construir: o encantamento do mundo pelo livro ilustradoTo inhabit, to mediate, to build: the enchantment of the world through the illustrated bookLivros ilustradosLivros infantisLivros e leitura para criançasIncentivo à leituraEscritoras - Narrativas pessoaisNo centro desta tese estão livros ilustrados e livros infantis, a experiência da leitura e as formas como esses objetos realizam a mediação entre o mundo e quem o percebe. Para aconchegar esse centro nervoso da pesquisa, abraço (e aceito) a mistura entre vários tipos de escrita: a acadêmica, mais formal e objetiva, por vezes fria e truncada; a poética, desprendida e semanticamente aberta; a autoficção, com todas as tensões entre fatos, memórias, imaginação e desejos; e as imagens, com sua natureza simultaneamente íntima e conflitante com a investigação das palavras. Esse abraço de múltiplas formas de escrita apresenta-se como um conjunto de ensaios desprovido de hierarquia e linearidade. É possível acessar essa tese a partir de qualquer capítulo. Há quatro ensaios principais. Em cada um deles, desenvolvem-se análises, descrições, relatos e construções poéticas sobre livros (ilustrados, infantis, de artista) e outras obras relacionadas a eles. Contrários à ideia de afastamento para análise, esses ensaios giram em torno da minha experiência como leitora, escritora, artista e pessoa comprometida com a manutenção do encantamento do mundo. Tal conceito, que atravessa essas páginas, por letras ou imagens, considera que as primeiras décadas do século XXI sofrem com o desencantamento do mundo. Algo inevitável, dada a hegemonia dos pressupostos neoliberais e do capitalismo tardio para a percepção e interpretação da realidade, em quase todas as instâncias e fases de nossas vidas. Frente a essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa se revela como o debate e a melhor compreensão das possibilidades de o livro ilustrado mediar o processo de encantamento do mundo. Tal objetivo contém processos que lhe são necessários: (i) exercitar e alargar os conceitos de livro ilustrado, livro-imagem e ilustração; (ii) tensionar a materialidade do livro ilustrado com o campo artístico; (iii) investigar a experiência de habitar a arquitetura do livro; (iv) investigar o livro ilustrado como mediador de um mundo encantado. Assim, de início, este trabalho se dedica aos livros para a infância. Aos poucos, os objetos de análise perdem o adjetivo “infantil”, mas permanecem na construção de uma poética singular. Ora em diálogo com a infância, ora em relação mais estreita com o mundo institucionalizado das Artes. Condizente com tais ideias, compreendo este trabalho como uma casa-tese e a organizo a partir de um mapa poético. Cada um dos quatro cômodos-ensaios da casa-tese possui uma palavra-chave, um chão que sustenta os pensamentos. Você pode partir do Chão da Memória, que apresenta livros que lidam com o encantamento através das paredes da memória. Pode partir do Chão do Corpo, que apresenta a materialidade do livro como elemento central para despertar relações mais íntimas de leitura. Há o Chão do Mundo Sensível, que estende as relações corporais para a ambientação e faz brotar cantos. E há o Chão de Construção, onde a poesia brota das brechas. Ali, o habitar é discutido dentro de uma ação construtiva. A reconexão ao passado, a percepção de si, o pertencimento ao mundo ou o desdobramento, mediados pelos livros ilustrados, são caminhos potentes para encantar ou reencantar.At the center of this thesis are illustrated books and children's books, the experience of reading, and the ways in which these objects mediate between the world and the one who perceives it. To cuddle this nerve center of research, I embrace (and accept) the mixture of various types of writing: the academic, more formal and objective, sometimes cold and truncated; the poetic, detached and semantically open; self-fiction, with all the tensions between facts, memories, imagination, and desires; and images, with their simultaneously intimate and conflicting nature with the investigation of words. This hug of multiple forms of writing is presented as a set of essays devoid of hierarchy and linearity. It is possible to access this thesis from any chapter. There are four main essays. In each of them, poetic analyses, descriptions, accounts, and constructions about books (illustrated, children's, artist's) and other works related to them are developed. Contrary to the idea of moving away for analysis, these essays revolve around my experience as a reader, writer, artist, and person committed to maintaining the enchantment of the world. This concept, which runs through these pages, by letters or images, considers that the first few decades of the 21st century suffer from the disenchantment of the world. Something inevitable, considering the hegemony of neoliberal assumptions and late capitalism for the perception and interpretation of reality, in almost all instances and phases of our lives. Faced with this conjuncture, the aim of this research is to debate and better understand the possibilities of the illustrated book mediating the process of enchantment of the world. This objective contains processes that are necessary for it: (I) to exercise and broaden the concepts of illustrated book, image book, and illustration; (II) to tension the materiality of the illustrated book with the artistic field; (III) to investigate the experience of inhabiting the architecture of the book; (IV) to investigate the illustrated book as a mediator of an enchanted world. Thus, at the outset, this work is dedicated to children's books. Gradually, the objects of analysis lose the adjective "children's," but remain in the construction of a singular poetics. Sometimes in dialogue with childhood, sometimes in a closer relationship with the institutionalized world of Art. Consistent with these ideas, I understand this work as a thesis-house and organize it based on a poetic map. Each of the four essay-rooms of the thesis-house has a keyword, a floor that supports the thoughts. You can start from the Memory Floor, which presents books that deal with enchantment through the walls of memory. You can start from the Body Floor, which presents the materiality of the book as a central element to awaken more intimate reading relationships. There is the Sensitive World Floor, which extends bodily relations to the environment and makes corners sprout. And there is the Construction Floor, where poetry sprouts from the gaps. There, dwelling is discussed within a constructive action. Reconnection to the past, self-perception, belonging to the world, or unfolding, mediated by illustrated books, are powerful paths to enchant or re-enchant.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Favoreto, Fabiana Pedroni [UNESP]2023-08-31T17:56:43Z2023-08-31T17:56:43Z2023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25055833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:12:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:55.283835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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