Atividade na pré-escola: concepções teóricas e prática docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92272 |
Resumo: | A Educação Infantil, no Brasil, recebeu influência de teóricos que apontaram a importância da ação como instrumento essencial para aprender, idéia sistematizada e comprovada cientificamente por Piaget e que fundamenta concepções, práticas pedagógicas e cursos de formação de professores. Assim, o presente trabalho, vinculado a linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do programa de pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente, visa a descrever e analisar os tipos de atividades presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos e suas implicações para repensar o trabalho e a formação docente. Para isso, foram aplicados questionários com as exalunas do curso de Habilitação para o Magistério em Educação Infantil, formadas entre 2001 e 2005; também foram realizadas entrevistas e observações nos agrupamentos sob a responsabilidade de três delas, atuantes como efetivas no município de Presidente Prudente. As análises sobre os tipos de atividades constantes na prática pedagógica foram feitas a partir da distinção atividade funcional, auto-estruturante, efetuação e escuta, utilizadas por Coll (1994), em seu trabalho baseado nas idéias de Piaget e Claparède. Para análise da formação inicial, empregamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), os Referenciais Curriculares para Educação Infantil (RCNEI) e a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e Habilitação para Educação Infantil da UNESP de Presidente Prudente. Os resultados obtidos demonstram, com relação ao tipo de atividade, que duas ex-alunas privilegiam, em suas práticas, atividades de efetuação, embora em alguns momentos potencializem a ação e a estruturação das ações pelas crianças. Apenas uma prioriza a ação como instrumento essencial para aprender... |
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Atividade na pré-escola: concepções teóricas e prática docenteEducaçãoProfessores - FormaçãoTeacher's formationChild educationA Educação Infantil, no Brasil, recebeu influência de teóricos que apontaram a importância da ação como instrumento essencial para aprender, idéia sistematizada e comprovada cientificamente por Piaget e que fundamenta concepções, práticas pedagógicas e cursos de formação de professores. Assim, o presente trabalho, vinculado a linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do programa de pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente, visa a descrever e analisar os tipos de atividades presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos e suas implicações para repensar o trabalho e a formação docente. Para isso, foram aplicados questionários com as exalunas do curso de Habilitação para o Magistério em Educação Infantil, formadas entre 2001 e 2005; também foram realizadas entrevistas e observações nos agrupamentos sob a responsabilidade de três delas, atuantes como efetivas no município de Presidente Prudente. As análises sobre os tipos de atividades constantes na prática pedagógica foram feitas a partir da distinção atividade funcional, auto-estruturante, efetuação e escuta, utilizadas por Coll (1994), em seu trabalho baseado nas idéias de Piaget e Claparède. Para análise da formação inicial, empregamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), os Referenciais Curriculares para Educação Infantil (RCNEI) e a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e Habilitação para Educação Infantil da UNESP de Presidente Prudente. Os resultados obtidos demonstram, com relação ao tipo de atividade, que duas ex-alunas privilegiam, em suas práticas, atividades de efetuação, embora em alguns momentos potencializem a ação e a estruturação das ações pelas crianças. Apenas uma prioriza a ação como instrumento essencial para aprender...The brazilian child’s education received influence from theorics that showed the importance of the action as an essential instrument to learn an idea that justify conceptions, pedagogical practices and courses of teacher formation, that was scientifically proven by Piaget. Based in their ideas, this project has the intention to describe and examine the types of pedagogical practices developed in children from 4 to 6 years old, giving the implications to rethink the project and the teaching formation. To do that, related with Educated Practices search and Teachers from Pos-Graduation Program in Education in UNESP/Presidente Prudente, a survey was made from a Specific Licensing Course for teaching and child’s education, in those who graduated between 2001 and 2005. Also they had meetings and interviews where observations were made under the supervision of three of city officials in Presidente Prudente. The examination about the types of activities inserted in this pedagogical practice was made based in the following distinction: functional activity, self-structuring, effectuation and listening, used by Coll (1994) in his project based in the Piaget and Claparede`s ideas. To review the initial formation that was used in the National Curricular Guidelines for Child Education (DCNEI), the Curricular Reference for Child Education (RCNEI) and the Curricular Proposal from Pedagogy and Liscense course for Child Education from UNESP, Presidente Prudente. The obtained results show, in relation to the type of activity, that two grad-students have in their practices, effectuation`s activity, however in some moments they emphasize the action and the structuring of the actions by children. Only one of those emphasize the action as an essential instrument to learn, because the pratice aims to attract the interest and the necessity of the children... (Complete absract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Joana Angélica Bernardo de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f. : il.application/pdfREIS, Joana Angélica Bernardo de Oliveira. Atividade na pré-escola: concepções teóricas e prática docente. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92272000568298reis_jabo_me_prud.pdf33004129044P68089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:35.648812Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Educação Infantil, no Brasil, recebeu influência de teóricos que apontaram a importância da ação como instrumento essencial para aprender, idéia sistematizada e comprovada cientificamente por Piaget e que fundamenta concepções, práticas pedagógicas e cursos de formação de professores. Assim, o presente trabalho, vinculado a linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do programa de pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente, visa a descrever e analisar os tipos de atividades presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos e suas implicações para repensar o trabalho e a formação docente. Para isso, foram aplicados questionários com as exalunas do curso de Habilitação para o Magistério em Educação Infantil, formadas entre 2001 e 2005; também foram realizadas entrevistas e observações nos agrupamentos sob a responsabilidade de três delas, atuantes como efetivas no município de Presidente Prudente. As análises sobre os tipos de atividades constantes na prática pedagógica foram feitas a partir da distinção atividade funcional, auto-estruturante, efetuação e escuta, utilizadas por Coll (1994), em seu trabalho baseado nas idéias de Piaget e Claparède. Para análise da formação inicial, empregamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), os Referenciais Curriculares para Educação Infantil (RCNEI) e a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e Habilitação para Educação Infantil da UNESP de Presidente Prudente. Os resultados obtidos demonstram, com relação ao tipo de atividade, que duas ex-alunas privilegiam, em suas práticas, atividades de efetuação, embora em alguns momentos potencializem a ação e a estruturação das ações pelas crianças. Apenas uma prioriza a ação como instrumento essencial para aprender... |
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