Festival de vídeos digitais e educação matemática crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Geciara da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250946
Resumo: Esta pesquisa investiga de que forma os vídeos do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática expressam matemática. São analisados vídeos que abordam questões críticas, visando compreender o discurso atrelado à paisagem semiótica advindo de diferentes contextos socioculturais. Este estudo se apoia em uma visão de Tecnologia Digital ancorada no construto Seres-Humanos-Com-Mídias e na Semiótica Social, em uma perspectiva crítica que relaciona conhecimento matemático, ciência, tecnologia e sociedade. Este trabalho qualitativo abarca, também, ideias freirianas entrelaçadas nos fundamentos da Educação Matemática Crítica como parte deles. Para realizar a análise, empregamos a Análise do Discurso Multimodal-Sistêmico Funcional, a qual, por meio de sistemas de significados ideacional, interpessoal e textual viabiliza realizar a apreciação analítica do corpus, contemplando o caráter multimodal e multissemiótico do vídeo. A análise se assenta no discurso dos vídeos, que tem sua narrativa segmentada, como se fossem alas de um enredo carnavalesco, a fim de compreeender a amplitude do discurso enquanto conhecimentos socialmente construídos da (algum aspecto da) realidade. Nosso corpus é composto por quatro vídeos do III e IV Festival de Vídeos, que foram também objeto de uma mostra na sexta edição do Festival. Os vídeos produzidos por estudantes, professores e comunidade – produtores-com-mídias – enunciam suas experiências matemáticas e de mundo, bem como suas formas de significar, em um contexto cujo discurso digital pode possibilitar compreensões de questões voltadas à cidadania, à justiça social e ao empoderamento, através da Matemática. A partir das lentes teóricas, a paisagem semiótica da comunicação do vídeo advém da realidade, à medida que o discurso dos produtores-com-mídias indiciam a passagem de um estágio de curiosidade ingênua sobre ela a uma curiosidade epistemológica. Além disso, evidencia como leitores sociais da realidade e criadores de recursos ressignificam as formas de produzir significado na contemporaneidade, evidenciando bom trânsito de navegação na sociedade da informação. “Palavras para”, envolvendo eu-tu, foram comunicadas de modo responsivo e reflexivo. Nesse sentido, como resultado desta pesquisa salientamos que os vídeos expressam matemáticas em discursos que apresentam dimensões: epistemológica – a que exige criticidade e superação da curiosidade ingênua; política – a que requer responsabilidade e responsividade; estética – a que promove iluminação crítica; a tecnológica – a que reflete o discurso constituído pela ação Seres-Humanos-Com-Mídias; a transformadora – a que mobiliza uma ação transformativa; e a transcendente – a que viabiliza atuação do saber/fazer de modo holístico. Portanto, diante do estudo que aqui empreendemos concluímos que os vídeos têm um papel ativo na construção da mudança da consciência humana, tanto de quem o produz, quanto de quem o assiste, ou seja, o vídeo tem potencial de agir na transformação social, em especial, agente de deslocamento do saber na ação educativa.
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Este trabalho qualitativo abarca, também, ideias freirianas entrelaçadas nos fundamentos da Educação Matemática Crítica como parte deles. Para realizar a análise, empregamos a Análise do Discurso Multimodal-Sistêmico Funcional, a qual, por meio de sistemas de significados ideacional, interpessoal e textual viabiliza realizar a apreciação analítica do corpus, contemplando o caráter multimodal e multissemiótico do vídeo. A análise se assenta no discurso dos vídeos, que tem sua narrativa segmentada, como se fossem alas de um enredo carnavalesco, a fim de compreeender a amplitude do discurso enquanto conhecimentos socialmente construídos da (algum aspecto da) realidade. Nosso corpus é composto por quatro vídeos do III e IV Festival de Vídeos, que foram também objeto de uma mostra na sexta edição do Festival. Os vídeos produzidos por estudantes, professores e comunidade – produtores-com-mídias – enunciam suas experiências matemáticas e de mundo, bem como suas formas de significar, em um contexto cujo discurso digital pode possibilitar compreensões de questões voltadas à cidadania, à justiça social e ao empoderamento, através da Matemática. A partir das lentes teóricas, a paisagem semiótica da comunicação do vídeo advém da realidade, à medida que o discurso dos produtores-com-mídias indiciam a passagem de um estágio de curiosidade ingênua sobre ela a uma curiosidade epistemológica. Além disso, evidencia como leitores sociais da realidade e criadores de recursos ressignificam as formas de produzir significado na contemporaneidade, evidenciando bom trânsito de navegação na sociedade da informação. “Palavras para”, envolvendo eu-tu, foram comunicadas de modo responsivo e reflexivo. Nesse sentido, como resultado desta pesquisa salientamos que os vídeos expressam matemáticas em discursos que apresentam dimensões: epistemológica – a que exige criticidade e superação da curiosidade ingênua; política – a que requer responsabilidade e responsividade; estética – a que promove iluminação crítica; a tecnológica – a que reflete o discurso constituído pela ação Seres-Humanos-Com-Mídias; a transformadora – a que mobiliza uma ação transformativa; e a transcendente – a que viabiliza atuação do saber/fazer de modo holístico. Portanto, diante do estudo que aqui empreendemos concluímos que os vídeos têm um papel ativo na construção da mudança da consciência humana, tanto de quem o produz, quanto de quem o assiste, ou seja, o vídeo tem potencial de agir na transformação social, em especial, agente de deslocamento do saber na ação educativa.This research investigates how the videos of the Festival of Digital Videos and Mathematics Education express mathematics. Videos that address critical issues are analyzed, aiming to understand the discourse linked to the semiotic landscape arising from different sociocultural contexts. This study is based on a vision of Digital Technology anchored in the Humans-With-Media construct and in Social Semiotics, in a critical perspective that relates mathematical knowledge, science, technology and society. This qualitative work also encompasses freirian ideas intertwined in the foundations of Critical Mathematics Education as part of them. To carry out the analysis, we used the Systemic-Functional Multimodal Discourse Analysis, which, through systems of ideational, interpersonal and textual meanings, makes it possible to carry out the analytical appreciation of the corpus, contemplating the multimodal and multisemiotic character of the video. The analysis is based on the discourse of the videos, which have their narrative segmented, as if they were wings of a Canavalesque plot, in order to understand the breadth of the discourse as socially constructed knowledge of (some aspect of) reality. Our corpus is made up of four videos from the III and IV Video Festival, which were also the object of an exhibition in the sixth edition of the Festival. The videos produced by students, teachers and the community – producers-with-media – enunciate their mathematical and world experiences, as well as their ways of meaning, in a context whose digital discourse can enable understanding of issues related to citizenship, social justice and to empowerment through Mathematics. From the theoretical lens, the semiotic landscape of video communication comes from reality, as the discourse of producers-with-media indicates the passage from a stage of naive curiosity about it to an epistemological curiosity. In addition, it shows how social readers of reality and creators of resources reframe the ways of producing meaning in contemporary times, showing good navigation in the information society. “Words for”, involving I-thou, were communicated in a responsive and reflective way. In this sense, as a result of this research, we point out that the videos express mathematics in discourses that have dimensions: epistemological – that which requires criticality and overcoming naive curiosity; policy – that which requires responsibility and responsiveness; aesthetics – that which promotes critical lighting; the technological – the one that reflects the discourse constituted by the Humans-With-Media agency; the transformative – the one that mobilizes a transformative action; and the transcendent – the one that enables the performance of knowing/doing in a holistic way. Therefore, in light of the study undertaken here, we conclude that videos play an active role in building a change in human consciousness, both for those who produce them and for those who watch them, that is, the video has the potential to act in social transformation, in particular, agent of displacement of knowledge in educational action.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de CarvalhoCarvalho, Geciara da Silva2023-10-10T18:15:42Z2023-10-10T18:15:42Z2023-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25094632474794134534420000-0002-0474-5558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-14T06:12:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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