Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Talitha Santana de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118226
Resumo: This work presents a proposal for teaching financial mathematics to students from secondary school using mathematics investigation. This methodology is used for many researchers and this work follows the main ideas of Fonseca, Brunheira, and Ponte (1999) and Skovsmose (2000). With this methodology, we intend to develop activities that approximate real situations of daily life and we aim to help students to understand and make decisions about single commercial and finances negotiations. Such activities have open questions that provide students the opportunity to think about mathematical subjects like loans, financing and saving account. We show a short description of studies about the importance of financial education in secondary school and university. Our proposal is applied in Secondary School because we considering to use contents of this area in a very simple way, dealing with mathematical ideas in order to develop skills of critical analysis. We suggest a qualitative research with phenomenological approach, as a possibility analysis of collected data from this teaching proposal
id UNSP_043dc5f08396ff6d9a721002094a7aee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigaçãoMatemática - Estudo e ensinoDidáticaThis work presents a proposal for teaching financial mathematics to students from secondary school using mathematics investigation. This methodology is used for many researchers and this work follows the main ideas of Fonseca, Brunheira, and Ponte (1999) and Skovsmose (2000). With this methodology, we intend to develop activities that approximate real situations of daily life and we aim to help students to understand and make decisions about single commercial and finances negotiations. Such activities have open questions that provide students the opportunity to think about mathematical subjects like loans, financing and saving account. We show a short description of studies about the importance of financial education in secondary school and university. Our proposal is applied in Secondary School because we considering to use contents of this area in a very simple way, dealing with mathematical ideas in order to develop skills of critical analysis. We suggest a qualitative research with phenomenological approach, as a possibility analysis of collected data from this teaching proposalEste trabalho apresenta uma possibilidade de ensino da Matemática Financeira para alunos do Ensino Fundamental, utilizando a investigação matemática, defendida por Fonseca, Brunheira, e Ponte (1999) e Skovsmose (2000). Com esta estratégia de ação, a investigação matemática, pretende-se propor atividades que se aproximem de situações reais que temos em nosso cotidiano visando auxiliar o aluno a entender e tomar decisões diante de questões relacionadas a transações comerciais e financeiras. Tais atividades possuem questionamentos abertos que dão ao aluno a oportunidade de reflexão sobre assuntos que envolvem conteúdo matemático como empréstimos bancário, financiamento e juros de poupança. Apresentamos um breve relato de trabalhos que mostram a importância da educação financeira nas escolas aplicada ao Ensino Médio e Superior. Construímos nossa proposta voltada ao Ensino Fundamental considerando a possibilidade de usar conteúdos relacionados a essa área do conhecimento para tratar de ideias matemáticas, bem como desenvolver a competência de análise e crítica. Sugerimos, como possibilidade de análise dos dados coletados em trabalho de campo realizado a partir desta proposta de ensino, a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, explicitando seus procedimentosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Talitha Santana de [UNESP]2015-03-23T15:07:02Z2015-03-23T15:07:02Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARROS, Talitha Santana de. Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118226000708074barros_ts_tcc_guara.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:52:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:40.732833Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
title Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
spellingShingle Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
Barros, Talitha Santana de [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Didática
title_short Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
title_full Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
title_fullStr Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
title_full_unstemmed Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
title_sort Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação
author Barros, Talitha Santana de [UNESP]
author_facet Barros, Talitha Santana de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Talitha Santana de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Didática
topic Matemática - Estudo e ensino
Didática
description This work presents a proposal for teaching financial mathematics to students from secondary school using mathematics investigation. This methodology is used for many researchers and this work follows the main ideas of Fonseca, Brunheira, and Ponte (1999) and Skovsmose (2000). With this methodology, we intend to develop activities that approximate real situations of daily life and we aim to help students to understand and make decisions about single commercial and finances negotiations. Such activities have open questions that provide students the opportunity to think about mathematical subjects like loans, financing and saving account. We show a short description of studies about the importance of financial education in secondary school and university. Our proposal is applied in Secondary School because we considering to use contents of this area in a very simple way, dealing with mathematical ideas in order to develop skills of critical analysis. We suggest a qualitative research with phenomenological approach, as a possibility analysis of collected data from this teaching proposal
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:07:02Z
2015-03-23T15:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Talitha Santana de. Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/118226
000708074
barros_ts_tcc_guara.pdf
identifier_str_mv BARROS, Talitha Santana de. Educação financeira: uma possibilidade de ensino a partir dos cenários para investigação. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
000708074
barros_ts_tcc_guara.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/118226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128986503446528