Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Caroline Aranão, 1999-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76312
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco Meier
id UFPR_b7a3e9ea37e676d6f47da36639239bda
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76312
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Passos, Caroline Aranão, 1999-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasMeier, Wander Mateus Branco, 1985-2022-06-06T21:01:24Z2022-06-06T21:01:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/76312Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco MeierMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências ExatasInclui referênciasResumo : o presente trabalho consiste na concepção, análise e experimentação de uma sequência didática, que envolve a temática Números na disciplina de Matemática no 6° ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar as possibilidades de articulação entre a Educação Financeira e o conteúdo de operações com Números Naturais, por meio de uma sequência didática elaborada sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e subsidiada pelo Livro do Aluno de Educação Financeira do 6º ano, do Programa de Educação Financeira nas Escolas, iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Para isso, utilizando-se da Engenharia Didática como suporte metodológico, elaborou-se uma sequência didática, e realizou-se a análise a priori, descrevendo os possíveis caminhos esperados para a sequência didática. Após a análise, experimentou-se a sequência em sala de aula e, em seguida, foi feita a análise a posteriori das situações presenciadas durante a experimentação e analisadas nas gravações registradas por meio de vídeo, buscando identificar a ocorrência das fases da TSD, e a aprendizagem dos conceitos de educação financeira. A sequência didática demonstrou potencial no sentido de articular os conceitos de educação financeira ao conteúdo de operações com os Números Naturais. Verificou-se também que a sequência didática elaborada com base na TSD é capaz de fortalecer o desenvolvimento autônomo do aluno. Porém, para que isso ocorra, é necessário que ele consiga, a partir do que foi planejado pelo professor, modificar seus conhecimentos em busca de novos saberes. Apesar disso, é perceptível a dependência que os alunos têm da validação de suas respostas pelos professores.1 recurso online : PDF.application/pdfDidatica - Estudo e ensinoMatemática - DidaticaAprendizagem - MatemáticaEducação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G-CAROLINE ARANAO PASSOS.pdfapplication/pdf1313223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76312/1/R-G-CAROLINE%20ARANAO%20PASSOS.pdfa58c2ca41a68a649dd7bd2c847508359MD51open access1884/763122022-06-06 18:01:24.603open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76312Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-06T21:01:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
title Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
spellingShingle Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
Passos, Caroline Aranão, 1999-
Didatica - Estudo e ensino
Matemática - Didatica
Aprendizagem - Matemática
title_short Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
title_full Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
title_fullStr Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
title_full_unstemmed Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
title_sort Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
author Passos, Caroline Aranão, 1999-
author_facet Passos, Caroline Aranão, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Caroline Aranão, 1999-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meier, Wander Mateus Branco, 1985-
contributor_str_mv Meier, Wander Mateus Branco, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Didatica - Estudo e ensino
Matemática - Didatica
Aprendizagem - Matemática
topic Didatica - Estudo e ensino
Matemática - Didatica
Aprendizagem - Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco Meier
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-06T21:01:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-06T21:01:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76312
url https://hdl.handle.net/1884/76312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76312/1/R-G-CAROLINE%20ARANAO%20PASSOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a58c2ca41a68a649dd7bd2c847508359
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860312481136640