O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://hdl.handle.net/11449/150472 |
Summary: | Diante de um cenário dominado pelo modo de produção capitalista, onde prevalecem desigualdades sociais e a luta de classes, a crença na Escola e no Conhecimento Científico como instrumentos que possibilitam formação humanizada consciente, é a crença em uma sociedade passível a transformações. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a exclusão fica mais evidente, o trabalho educativo baseado na Pedagogia Histórico-Crítica , pode ser de grande importância. O presente trabalho, realizado numa abordagem qualitativa, buscou analisar a visão de estudantes da EJA sobre a Disciplina de Biologia e compreender a relação que os alunos têm com os conhecimentos da área, a partir de pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, foram realizadas observações em turmas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual, de uma cidade do interior de São Paulo, durante, aproximadamente três meses, seguidas pela utilização de questionários com 48 estudantes matriculados nessas turmas e a realização de grupos focais, com alguns estudantes. Pelas análises dos dados, verificou-se, na visão dos estudantes, o predomínio de uma concepção pragmática e utilitária do conhecimento em Biologia. Os alunos e alunas tendem julgar a disciplina e os conteúdos necessários quando estes resolvem diretamente aspectos cotidianos de suas vidas. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica indaga-se e questiona-se a pertinência desse tipo de concepção, buscando fomentar a discussão acerca da temática e possibilitar mudanças no ensino de Biologia, nessa modalidade de ensino, no sentido de contribuir para a formação humana e a superação da sociedade liberal. |
id |
UNSP_045f0cfcab7fb970c57fe39d047a6e4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/150472 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-críticaKnowledge in biology in youth and adult education: approaches to historical-critical pedagogyEducação de jovens e adultosEnsino de BiologiaConhecimento científicoFormação humanaConcepçõesDiante de um cenário dominado pelo modo de produção capitalista, onde prevalecem desigualdades sociais e a luta de classes, a crença na Escola e no Conhecimento Científico como instrumentos que possibilitam formação humanizada consciente, é a crença em uma sociedade passível a transformações. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a exclusão fica mais evidente, o trabalho educativo baseado na Pedagogia Histórico-Crítica , pode ser de grande importância. O presente trabalho, realizado numa abordagem qualitativa, buscou analisar a visão de estudantes da EJA sobre a Disciplina de Biologia e compreender a relação que os alunos têm com os conhecimentos da área, a partir de pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, foram realizadas observações em turmas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual, de uma cidade do interior de São Paulo, durante, aproximadamente três meses, seguidas pela utilização de questionários com 48 estudantes matriculados nessas turmas e a realização de grupos focais, com alguns estudantes. Pelas análises dos dados, verificou-se, na visão dos estudantes, o predomínio de uma concepção pragmática e utilitária do conhecimento em Biologia. Os alunos e alunas tendem julgar a disciplina e os conteúdos necessários quando estes resolvem diretamente aspectos cotidianos de suas vidas. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica indaga-se e questiona-se a pertinência desse tipo de concepção, buscando fomentar a discussão acerca da temática e possibilitar mudanças no ensino de Biologia, nessa modalidade de ensino, no sentido de contribuir para a formação humana e a superação da sociedade liberal.Faced with a scenario dominated by the capitalist mode of production, where social inequalities and the class struggle prevail, the belief in the School and in Scientific Knowledge as instruments that enable a conscious humanized formation, is the belief in a society susceptible to transformations. In the Youth and Adult Education (EJA), where exclusion is more evident, the educational work based on Historical-Critical Pedagogy can be of great importance. The presente study, carried out in a qualitative approach, aimed to analyze the students of EJA insights into the discipline of Biology and to understand the relation that students have with the knowledge of the area, based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy. For this, observations were made in high school classes of Youth and Adult Education of a state school, in a city in the interior of São Paulo, during approximately three months, followed by the use of questionnaires with 48 students enrolled in these classes, and conducting focus groups with some students. From the analysis of the data, it was verified, in the view of the students, the predominance of a pragmatic and utilitarian conception of the knowledge in Biology. Students tend to judge the discipline and contente they need when they directly address everyday aspects of their lives. In the light of Historical-Critical Pedagogy, the pertinence of this type of conception is questioned, seeking to fomente the discussion about the theme and to enable changes in the teaching of Biology, in this modality of teaching, in the sense of contributing to the human formation na the overcoming of liberal society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP]2017-04-26T20:23:38Z2017-04-26T20:23:38Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15047200088472933004056079P02431034310174335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:21:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:21:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica Knowledge in biology in youth and adult education: approaches to historical-critical pedagogy |
title |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica Cancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP] Educação de jovens e adultos Ensino de Biologia Conhecimento científico Formação humana Concepções |
title_short |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
title_full |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-crítica |
author |
Cancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP] |
author_facet |
Cancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino de Biologia Conhecimento científico Formação humana Concepções |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino de Biologia Conhecimento científico Formação humana Concepções |
description |
Diante de um cenário dominado pelo modo de produção capitalista, onde prevalecem desigualdades sociais e a luta de classes, a crença na Escola e no Conhecimento Científico como instrumentos que possibilitam formação humanizada consciente, é a crença em uma sociedade passível a transformações. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a exclusão fica mais evidente, o trabalho educativo baseado na Pedagogia Histórico-Crítica , pode ser de grande importância. O presente trabalho, realizado numa abordagem qualitativa, buscou analisar a visão de estudantes da EJA sobre a Disciplina de Biologia e compreender a relação que os alunos têm com os conhecimentos da área, a partir de pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, foram realizadas observações em turmas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual, de uma cidade do interior de São Paulo, durante, aproximadamente três meses, seguidas pela utilização de questionários com 48 estudantes matriculados nessas turmas e a realização de grupos focais, com alguns estudantes. Pelas análises dos dados, verificou-se, na visão dos estudantes, o predomínio de uma concepção pragmática e utilitária do conhecimento em Biologia. Os alunos e alunas tendem julgar a disciplina e os conteúdos necessários quando estes resolvem diretamente aspectos cotidianos de suas vidas. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica indaga-se e questiona-se a pertinência desse tipo de concepção, buscando fomentar a discussão acerca da temática e possibilitar mudanças no ensino de Biologia, nessa modalidade de ensino, no sentido de contribuir para a formação humana e a superação da sociedade liberal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26T20:23:38Z 2017-04-26T20:23:38Z 2017-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/150472 000884729 33004056079P0 2431034310174335 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/150472 |
identifier_str_mv |
000884729 33004056079P0 2431034310174335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965357718372352 |