A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, André Hugo Bueno de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217451
Resumo: A avaliação do ensino na Educação Física escolar é um tema que vem sendo (re)pensado nos últimos anos, apresentando novos significados e formas de realização. Com isso, defendemos sua inserção nos programas de formação continuada, para que professores deste componente curricular possam compreender sua importância e atualizarem-se, utilizando-a da melhor maneira possível para que seja uma ferramenta que os auxilie na construção de conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as implicações de um curso de formação continuada para professores de Educação Física escolar acerca da temática avaliação. Para isso, assentados na abordagem qualitativa de pesquisa, foram aplicados dois questionários, um no início do curso e outro ao final do mesmo. Tal curso ocorreu por meio de atividades síncronas e assíncronas que proporcionaram reflexões acerca da avaliação no ambiente escolar, mais especificamente na área de Educação Física, abordando temáticas como conceitos, avaliação nos documentos norteadores escolares, momentos e intencionalidades de diferentes avaliações. Sendo assim, realizado ao longo de cinco meses por uma equipe de formadores. Os participantes do estudo foram 12 professores de Educação Física que atuavam junto ao ensino fundamental, anos iniciais e finais, em escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram organizados em três categorias de análise, a saber: 1. Os sentidos da avaliação na educação escolar; 2. O papel da avaliação na Educação Física; 3. Estratégias e tempos para avaliar. Foi possível identificar implicações positivas advindas da iniciativa de formação continuada para os professores, evidenciando elementos que contribuíram para a ressignificação da avaliação dos estudantes e do trabalho docente, bem como, com a construção de novas organizações para realizá-la e a sua adequação temporal.
id UNSP_04aed7b2bfae55d05efe9589d87cf31a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantesThe continuing education of physical education teachers and its implications for the construction of knowledge about student assessmentProfessores - FormaçãoAvaliaçãoEducação física (Ensino fundamental)EvaluationPhysical educationA avaliação do ensino na Educação Física escolar é um tema que vem sendo (re)pensado nos últimos anos, apresentando novos significados e formas de realização. Com isso, defendemos sua inserção nos programas de formação continuada, para que professores deste componente curricular possam compreender sua importância e atualizarem-se, utilizando-a da melhor maneira possível para que seja uma ferramenta que os auxilie na construção de conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as implicações de um curso de formação continuada para professores de Educação Física escolar acerca da temática avaliação. Para isso, assentados na abordagem qualitativa de pesquisa, foram aplicados dois questionários, um no início do curso e outro ao final do mesmo. Tal curso ocorreu por meio de atividades síncronas e assíncronas que proporcionaram reflexões acerca da avaliação no ambiente escolar, mais especificamente na área de Educação Física, abordando temáticas como conceitos, avaliação nos documentos norteadores escolares, momentos e intencionalidades de diferentes avaliações. Sendo assim, realizado ao longo de cinco meses por uma equipe de formadores. Os participantes do estudo foram 12 professores de Educação Física que atuavam junto ao ensino fundamental, anos iniciais e finais, em escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram organizados em três categorias de análise, a saber: 1. Os sentidos da avaliação na educação escolar; 2. O papel da avaliação na Educação Física; 3. Estratégias e tempos para avaliar. Foi possível identificar implicações positivas advindas da iniciativa de formação continuada para os professores, evidenciando elementos que contribuíram para a ressignificação da avaliação dos estudantes e do trabalho docente, bem como, com a construção de novas organizações para realizá-la e a sua adequação temporal.The evaluation of tuition in school Physical Education is a subject that has been (re)thought in recent years, presenting new meanings and forms of realization. Therefore, we defend its inclusion in continuing education programs, so that teachers of this curricular component can understand its importance and update themselves. Using it in the best possible way so that it is a tool that helps them in the construction of knowledge about the processes of teaching and learning. Therefore, the objective of this study was to identify the implications of a continuing education initiative for school Physical Education teachers on the subject of evaluation. This initiative took place through synchronous and asynchronous activities that provided thoughts about evaluation in scholar environment, more specifically in Physical Education, involving themes as conceptions, evaluation in guiding scholar documents, moments and intentions of different evaluations. Therefore, it was accomplished over five months by a team of trainers who developed the course focusing on the continuing education of Physical Education teachers focused on the topic of evaluation. For this, based on the qualitative research approach, two questionnaires were Applied, one at the beginning of the course and another at the end of it. The study participants were 12 Physical Education teachers who worked with Elementary and Middle school, in municipal public schools in a city in the countryside of São Paulo. The data were organized into three categories of analysis, namely: 1. The meanings of evaluation in school education; 2. The role of evaluation in Physical Education; 3. Strategies and timing to evaluate. It was possible to identify positive implications arising from the continuing education initiative for teachers, highlighting elements that contributed to the re-signification of student evaluation and teaching word, as well as the construction of new organizations to carry it out and its temporal adequacy.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, André Hugo Bueno de2022-03-29T11:06:53Z2022-03-29T11:06:53Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:30:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:30:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
The continuing education of physical education teachers and its implications for the construction of knowledge about student assessment
title A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
spellingShingle A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
Souza, André Hugo Bueno de
Professores - Formação
Avaliação
Educação física (Ensino fundamental)
Evaluation
Physical education
title_short A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
title_full A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
title_fullStr A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
title_sort A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes
author Souza, André Hugo Bueno de
author_facet Souza, André Hugo Bueno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, André Hugo Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Avaliação
Educação física (Ensino fundamental)
Evaluation
Physical education
topic Professores - Formação
Avaliação
Educação física (Ensino fundamental)
Evaluation
Physical education
description A avaliação do ensino na Educação Física escolar é um tema que vem sendo (re)pensado nos últimos anos, apresentando novos significados e formas de realização. Com isso, defendemos sua inserção nos programas de formação continuada, para que professores deste componente curricular possam compreender sua importância e atualizarem-se, utilizando-a da melhor maneira possível para que seja uma ferramenta que os auxilie na construção de conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as implicações de um curso de formação continuada para professores de Educação Física escolar acerca da temática avaliação. Para isso, assentados na abordagem qualitativa de pesquisa, foram aplicados dois questionários, um no início do curso e outro ao final do mesmo. Tal curso ocorreu por meio de atividades síncronas e assíncronas que proporcionaram reflexões acerca da avaliação no ambiente escolar, mais especificamente na área de Educação Física, abordando temáticas como conceitos, avaliação nos documentos norteadores escolares, momentos e intencionalidades de diferentes avaliações. Sendo assim, realizado ao longo de cinco meses por uma equipe de formadores. Os participantes do estudo foram 12 professores de Educação Física que atuavam junto ao ensino fundamental, anos iniciais e finais, em escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram organizados em três categorias de análise, a saber: 1. Os sentidos da avaliação na educação escolar; 2. O papel da avaliação na Educação Física; 3. Estratégias e tempos para avaliar. Foi possível identificar implicações positivas advindas da iniciativa de formação continuada para os professores, evidenciando elementos que contribuíram para a ressignificação da avaliação dos estudantes e do trabalho docente, bem como, com a construção de novas organizações para realizá-la e a sua adequação temporal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29T11:06:53Z
2022-03-29T11:06:53Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217451
url http://hdl.handle.net/11449/217451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650230362570752