Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos relacionados à motivação e à satisfação com os conteúdos das aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marcelo José Resende
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251271
Resumo: A motivação e a satisfação estão ligadas ao prazer, podendo influenciar o desempenho em realizar as atividades do dia a dia, ou seja, quanto mais satisfeito e motivado um indivíduo se encontra maior a possibilidade da realização de forma gratificante e com qualidade dos seus afazeres, o mesmo sendo válido para a população infantil, incluindo as atividades no meio escolar. Assim, nota-se que a Educação Física escolar tem uma influência grande com relação à motivação e à satisfação do aluno em frequentar o ambiente escolar, uma vez que a Educação Física propõe diferentes conteúdos programáticos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense(CREP) tais como: Lutas; Ginástica; Esportes; Jogos e brincadeiras; Práticas corporais de aventura e Dança. Porém, muitas vezes as aulas não apresentam uma gama de conteúdos e atividades que agrade o seu público fazendo com que a criança sinta-se desmotivada pela prática da aula. Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de motivação e satisfação mediante diferentes aulas de Educação Física com base nos conteúdos temáticos propostos pelo CREP entre escolares Participaram deste estudo 56 crianças com idade 8 a 11 anos de idade de ambos os sexos devidamente matriculadas nos terceiros [13 meninas (9.27±0.79 anos; 16.38±2.11 kg/m2) e 10 meninos (9.34±0.64 anos; 18.75±4.68 kg/m2)] quartos [4 meninas (10.15±0.84 anos; 20.77±3.84 kg/m2) e 12 meninos (9.81±0.35 anos; 16.79±2.14 kg/m2)] e quintos [10 meninas (10.86±0.55 anos; 18.59±3.15 kg/m2) e 7 meninos (10.91±0.32 anos; 21.44±4.08 kg/m2)] anos do Ensino Fundamental, nas escolas selecionadas do Município de Ribeirão do Pinhal. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), os alunos participantes realizaram previamente as avaliações antropométricas [peso, altura, índice de massa corporal (IMC)] e diferentes modelos de aula com base nos conteúdos de aulas de Educação Física propostos pelo CREP. Imediatamente após cada modelo de aula, as crianças foram conduzidas para uma sala reservada, onde foi aplicado um questionário para avaliação qualitativa sobre as percepções das crianças em relação a cada modelo de aula. Os resultados do estudo mostraram que a grande maioria dos alunos se mostrou satisfeita e motivada em estar realizando as aulas independente do conteúdo. O conteúdo de Jogos e Brincadeiras foi o melhor aceito independente do sexo, seguido pelo conteúdo de Esportes, Ginástica e Dança. As meninas se sentiam mais motivadas, satisfeitas e se divertiam mais que os meninos ao realizarem as aulas de Educação Física Escolar em todos os conteúdos. Indivíduos do sexo masculino apresentaram % de respostas negativas quanto a motivação nas aulas de dança e diversão com a Ginástica. Quanto à seriação escolar, as crianças da 5ª série foram as que melhor avaliaram os conteúdos quanto à diversão, à satisfação e à motivação com as aulas, seguidas da 3ª série e depois da 4ª série, se contrapondo ao encontrado em outros estudos em que com o aumento da idade, o interesse pela realização das aulas de Educação Física escolar diminui. Assim conclui-se que independente do conteúdo aplicado nas aulas a maioria dos alunos sente-se motivado e satisfeito em participar das aulas.
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Assim, nota-se que a Educação Física escolar tem uma influência grande com relação à motivação e à satisfação do aluno em frequentar o ambiente escolar, uma vez que a Educação Física propõe diferentes conteúdos programáticos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense(CREP) tais como: Lutas; Ginástica; Esportes; Jogos e brincadeiras; Práticas corporais de aventura e Dança. Porém, muitas vezes as aulas não apresentam uma gama de conteúdos e atividades que agrade o seu público fazendo com que a criança sinta-se desmotivada pela prática da aula. Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de motivação e satisfação mediante diferentes aulas de Educação Física com base nos conteúdos temáticos propostos pelo CREP entre escolares Participaram deste estudo 56 crianças com idade 8 a 11 anos de idade de ambos os sexos devidamente matriculadas nos terceiros [13 meninas (9.27±0.79 anos; 16.38±2.11 kg/m2) e 10 meninos (9.34±0.64 anos; 18.75±4.68 kg/m2)] quartos [4 meninas (10.15±0.84 anos; 20.77±3.84 kg/m2) e 12 meninos (9.81±0.35 anos; 16.79±2.14 kg/m2)] e quintos [10 meninas (10.86±0.55 anos; 18.59±3.15 kg/m2) e 7 meninos (10.91±0.32 anos; 21.44±4.08 kg/m2)] anos do Ensino Fundamental, nas escolas selecionadas do Município de Ribeirão do Pinhal. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), os alunos participantes realizaram previamente as avaliações antropométricas [peso, altura, índice de massa corporal (IMC)] e diferentes modelos de aula com base nos conteúdos de aulas de Educação Física propostos pelo CREP. Imediatamente após cada modelo de aula, as crianças foram conduzidas para uma sala reservada, onde foi aplicado um questionário para avaliação qualitativa sobre as percepções das crianças em relação a cada modelo de aula. Os resultados do estudo mostraram que a grande maioria dos alunos se mostrou satisfeita e motivada em estar realizando as aulas independente do conteúdo. O conteúdo de Jogos e Brincadeiras foi o melhor aceito independente do sexo, seguido pelo conteúdo de Esportes, Ginástica e Dança. As meninas se sentiam mais motivadas, satisfeitas e se divertiam mais que os meninos ao realizarem as aulas de Educação Física Escolar em todos os conteúdos. Indivíduos do sexo masculino apresentaram % de respostas negativas quanto a motivação nas aulas de dança e diversão com a Ginástica. Quanto à seriação escolar, as crianças da 5ª série foram as que melhor avaliaram os conteúdos quanto à diversão, à satisfação e à motivação com as aulas, seguidas da 3ª série e depois da 4ª série, se contrapondo ao encontrado em outros estudos em que com o aumento da idade, o interesse pela realização das aulas de Educação Física escolar diminui. Assim conclui-se que independente do conteúdo aplicado nas aulas a maioria dos alunos sente-se motivado e satisfeito em participar das aulas.Motivation and satisfaction are linked to pleasure, and may influence performance in carrying out day-to-day activities, that is, the more satisfied and motivated an individual is, the greater the possibility of fulfilling their tasks in a rewarding way and with quality, the same being valid for the child population, including activities in the school environment. Thus, it is noted that Physical Education at school has a great influence in relation to the student's motivation and satisfaction in attending the school environment, since Physical Education proposes different programmatic contents presented by the BNCC and CREP, such as: Fights; Fitness; Sports; Games and games; Body practices of adventure and Dance. However, classes often do not present a range of contents and activities that please their audience, making the child feel unmotivated by the practice of the class. Thus, the objective of the study was to analyze the level of motivation and satisfaction through different Physical Education classes based on the thematic contents proposed by CREP among schoolchildren. third [13 girls (9.27±0.79 years; 16.38±2.11 kg/m2) and 10 boys (9.34±0.64 years; 18.75±4.68 kg/m2)] fourths [4 girls (10.15±0.84 years; 20.77±3.84 kg/m2 ) and 12 boys (9.81±0.35 years; 16.79±2.14 kg/m2)] and fifth [10 girls (10.86±0.55 years; 18.59±3.15 kg/m2) and 7 boys (10.91±0.32 years; 21.44±4.08 kg/ m2)] years of elementary school, in selected schools in the municipality of Ribeirão do Pinhal. After approval by the Research Ethics Committee of the Universidade Estadual Paulista (UNESP), participating students previously performed anthropometric assessments [weight, height, body mass index (BMI)] and different class models based on class content of Physical Education proposed by CREP. Immediately after each class model, the children were taken to a reserved room, where a questionnaire was applied for a qualitative assessment of the children's perceptions in relation to each class model. The results of the study showed that the vast majority of students were satisfied and motivated to be taking classes regardless of the content. The Games and Games content was the best accepted regardless of gender, followed by the Sports, Gymnastics and Dance content. The girls felt more motivated, satisfied and had more fun than the boys when taking Physical Education classes at school in all contents. Male individuals had a % of negative responses regarding motivation in dance classes and fun with Gymnastics. As for school grade, children in the 5th grade were the ones who best evaluated the contents in terms of fun, satisfaction and motivation with the classes, followed by the 3rd grade and then the 4th grade, in contrast to what was found in other studies in which with As age increases, the interest in carrying out Physical Education classes at school decreases. Thus, it is concluded that regardless of the content applied in classes, most students feel motivated and satisfied in participating in classesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marcio Pereira da [UNESP]Gonçalves, Marcelo José Resende2023-11-08T18:40:08Z2023-11-08T18:40:08Z2023-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Marcelo José Resende. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos relacionados à motivação e à satisfação com os conteúdos das aulas. 69 p. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25127140827074414441350000-0002-8465-1446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:26:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:03.290140Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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