A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berton, Fábio Vinícius
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629
Resumo: O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola.
id UNIJ_9817c58e2671d58e4bd6ae24e2d5fdcf
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1629
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar2013-04-2420122013-04-24T17:53:49Z2013-04-24T17:53:49ZO presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola.55 f.Conhecimento.EsporteConteúdoEducação física escolarEducação físicaCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629DMD_hdl_123456789/1629Berton, Fábio Viníciusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessF%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1629/1/F%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdfapplication/pdf212288http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1629/1/F%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdf5411491310c7e25dc2ba5fffa16a1aa3MD5123456789_1629_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
title A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
spellingShingle A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
Berton, Fábio Vinícius
Conhecimento.
Esporte
Conteúdo
Educação física escolar
Educação física
Ciências da Saúde
title_short A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
title_full A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
title_fullStr A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
title_full_unstemmed A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
title_sort A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
author Berton, Fábio Vinícius
author_facet Berton, Fábio Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berton, Fábio Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento.
Esporte
Conteúdo
Educação física escolar
Educação física
Ciências da Saúde
topic Conhecimento.
Esporte
Conteúdo
Educação física escolar
Educação física
Ciências da Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola.
55 f.
description O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-04-24T17:53:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-24T17:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629
DMD_hdl_123456789/1629
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617934204928