Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119059 |
Resumo: | This research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially useful |
id |
UNSP_04d6cec361d003a1cebf385cb2091f33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119059 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamentalGeografiaEnsinoCatastrofes naturaisEducação ambientalTecnologia da informaçãoGeographyTeachingNatural disastersEnvironmental educationInformation technologyThis research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially usefulO presente trabalho de pesquisa visa analisar e compreender o ensino de geografia dentro da ótica da Pedagogia histórico-crítica, tendo como objeto de análise o Centro Integrado de Alertas de Desastres Naturais (CIADEN) para os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, instalado na Etec “Astor de Mattos Carvalho”, em Cabrália Paulista-SP. Aprofundando o conhecimento do ensino de geografia de forma crítica e polêmica sobre as adversidades climáticas e o uso de novas tecnologias para a transformação da ordem social vigente e de sua relação com o meio ambiente. Contribuindo para que os alunos e a comunidade tenham uma nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido, conseguindo resolver os problemas presentes e futuros com relação ao tempo atmosférico, o clima e a ocorrência de desastres naturais. Para implantar uma cultura de prevenção e percepção dos riscos, proporcionando a difusão de saberes socialmente úteisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Figueiredo, Wellington dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]2015-03-23T15:15:32Z2015-03-23T15:15:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119059000690509ferreira_smrm_tcc_bauru.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:16:42.946941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
title |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
spellingShingle |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP] Geografia Ensino Catastrofes naturais Educação ambiental Tecnologia da informação Geography Teaching Natural disasters Environmental education Information technology |
title_short |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
title_full |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
title_fullStr |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
title_sort |
Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental |
author |
Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Wellington dos Santos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Catastrofes naturais Educação ambiental Tecnologia da informação Geography Teaching Natural disasters Environmental education Information technology |
topic |
Geografia Ensino Catastrofes naturais Educação ambiental Tecnologia da informação Geography Teaching Natural disasters Environmental education Information technology |
description |
This research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially useful |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:15:32Z 2015-03-23T15:15:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/119059 000690509 ferreira_smrm_tcc_bauru.pdf |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000690509 ferreira_smrm_tcc_bauru.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129503722995712 |