Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119059
Resumo: This research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially useful
id UNSP_04d6cec361d003a1cebf385cb2091f33
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamentalGeografiaEnsinoCatastrofes naturaisEducação ambientalTecnologia da informaçãoGeographyTeachingNatural disastersEnvironmental educationInformation technologyThis research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially usefulO presente trabalho de pesquisa visa analisar e compreender o ensino de geografia dentro da ótica da Pedagogia histórico-crítica, tendo como objeto de análise o Centro Integrado de Alertas de Desastres Naturais (CIADEN) para os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, instalado na Etec “Astor de Mattos Carvalho”, em Cabrália Paulista-SP. Aprofundando o conhecimento do ensino de geografia de forma crítica e polêmica sobre as adversidades climáticas e o uso de novas tecnologias para a transformação da ordem social vigente e de sua relação com o meio ambiente. Contribuindo para que os alunos e a comunidade tenham uma nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido, conseguindo resolver os problemas presentes e futuros com relação ao tempo atmosférico, o clima e a ocorrência de desastres naturais. Para implantar uma cultura de prevenção e percepção dos riscos, proporcionando a difusão de saberes socialmente úteisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Figueiredo, Wellington dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]2015-03-23T15:15:32Z2015-03-23T15:15:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119059000690509ferreira_smrm_tcc_bauru.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:16:42.946941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
title Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
spellingShingle Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]
Geografia
Ensino
Catastrofes naturais
Educação ambiental
Tecnologia da informação
Geography
Teaching
Natural disasters
Environmental education
Information technology
title_short Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
title_full Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
title_fullStr Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
title_full_unstemmed Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
title_sort Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental
author Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]
author_facet Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Wellington dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Catastrofes naturais
Educação ambiental
Tecnologia da informação
Geography
Teaching
Natural disasters
Environmental education
Information technology
topic Geografia
Ensino
Catastrofes naturais
Educação ambiental
Tecnologia da informação
Geography
Teaching
Natural disasters
Environmental education
Information technology
description This research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially useful
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:15:32Z
2015-03-23T15:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/119059
000690509
ferreira_smrm_tcc_bauru.pdf
identifier_str_mv FERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000690509
ferreira_smrm_tcc_bauru.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129503722995712