Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Darlan da Conceição, 1987-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748
Resumo: Orientador: Alfredo Borges de Campos
id UNICAMP-30_1fc291a957197cc0ec0eac7c1c5dde9e
oai_identifier_str oai::1014484
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografiaDiscurse on narural disasters in a geography textbook collectionAnálise do discursoCatástrofes naturaisGeografiaGeografia - Livros didáticosDiscourse analysisNatural disastersGeographyGeography - TextbooksOrientador: Alfredo Borges de CamposDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Os livros didáticos de Geografia apresentam uma conformação de discursos que significam conteúdos e recursos cartográficos, ou seja, materiais de natureza geográfica. Entendidos como objeto cultural, esses materiais apresentam-se como uma seleção daquilo que deve ser ensinado e aprendido. Além do mais, representam, constituem, identificam pessoas, relações sociais, entidades, grupos sociais etc, discursivamente. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os discursos que circulam em uma coleção de livros didáticos de Geografia pertencentes ao PNLD 2015. Para tanto, utilizamos o tema desastres naturais para podermos identificar os enunciados que testificam discursivamente os sentidos representados nesses materiais. Utilizamos como percurso metodológico os pressupostos da Análise de Discurso Crítica que preocupa-se com sentidos (ideológicos) de textos. A partir das categorias de análise dessa metodologia investimos sobre as palavras, enunciados, textos, imagens, recursos cartográficos e atividades propostas para compreendermos quais são os sentidos postos a funcionar no processo de ensino e aprendizagem quando os livros didáticos forem utilizados em sala de aula. Identificamos que os livros escolares são compostos por três discursos principais: os pedagógicos, que validam a forma de ensinar; os geográficos, relativos à ciência de referência, que traz à existência os significados do mundo; e os institucionais, que instauram os processos de produção e circulação dos materiais didáticos. Os resultados dessa pesquisa apontam o tema proposto como forma de ampliar o entendimento dos conteúdos acerca da natureza e de sua relação com a sociedade. Concluímos que a interdiscursividade presente nos livros, que em primeiro plano aborda o discurso da ciência, garante os sentidos e significados; em seguida, toda a representação mostrada é reflexo da intertextualidade evidenciada por outros discursos, quais sejam, o do cotidiano, da literatura, da mídia etc, que são inseridos para criar cenas enunciativas de aprendizagem. Identificamos que enchentes aparecem como consequência da atividade de produção do espaço (urbanização), ou seja, como consequência da atividade humana. Os deslizamentos são apagados dos textos pois não identificamos enunciados que os representassem. Concluímos que esse pouco ou quase nenhum espaço dos desastres naturais (enchentes e deslizamentos) vão de encontro à realidade nacional, visto que esses eventos ocorrem cotidianamente em muitas cidades do Brasil. Além do mais a representação de desastre naturais que os livros figuram apontam para realidades distintas da nacional, a partir de eventos como tsunami, terremoto, vulcanismo, furacões e tornados, eventos esses que não dependem da ação humanaAbstract: The textbooks of Geography present a conformation of discourses that mean contents and the cartographic resources. Understood as a cultural object, these materials present themselves as a selection of what is to be taught and learned. Moreover, they represent, constitute, identify people, social relations, entities, social groups, etc., discursively. This research aims to investigate the discourses that circulate in a collection of geography textbooks belonging to the PNLD 2015. For that, we use the theme natural hazards risks to be able to identify the statements that testify discursively the senses represented in these materials. We use as methodological path the assumptions of Critical Discourse Analysis that is concerned with (ideological) senses of texts. Based on the analysis categories of this methodology, we invested in the words, statements, texts, images, cartographic resources and activities proposed to understand which are the senses put into operation in the teaching and learning process when textbooks are used in the classroom. We have identified that school books are composed of three main discourses: pedagogical ones, which validate the way of teaching; the geographical, relative to the science of reference, which brings into existence the meanings of the world; and the institutional ones, that establish the processes of production and circulation of didactic materials. The results of this research point to the proposed theme as a way to broaden the understanding of the contents about nature and its relation with society. We conclude that the interdiscursivity present in books, in the foreground, the discourse of science guarantees the meanings and meanings; then all the representation shown is a reflection of the intertextuality evidenced by other discourses, that is, the everyday, literature, media etc, which are inserted to create enunciative scenes of learning. We identify that floods appear as a consequence of the activity of production of space (urbanization), that is, as a consequence of human activity. The slides not erased from the texts. We did not identify statements that represented them. We conclude that this little or almost no space for the risks of natural disasters (floods and landslides) goes against the national reality, since these events appear daily in many Brazilian cities. In addition, the natural disaster representation that the books show point to different national realities, from events such as tsunami, earthquake, volcanism, hurricanes and tornadoes, events that do not depend on human actionMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES[s.n.]De-Campos, Alfredo Borges, 1963-Del Gaudio, Rogata SoaresGreco, RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNeves, Darlan da Conceição, 1987-20182018-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748NEVES, Darlan da Conceição. Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014484Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T21:35:31Zoai::1014484Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-06T21:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
Discurse on narural disasters in a geography textbook collection
title Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
spellingShingle Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
Neves, Darlan da Conceição, 1987-
Análise do discurso
Catástrofes naturais
Geografia
Geografia - Livros didáticos
Discourse analysis
Natural disasters
Geography
Geography - Textbooks
title_short Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
title_full Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
title_fullStr Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
title_full_unstemmed Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
title_sort Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
author Neves, Darlan da Conceição, 1987-
author_facet Neves, Darlan da Conceição, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De-Campos, Alfredo Borges, 1963-
Del Gaudio, Rogata Soares
Greco, Roberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Darlan da Conceição, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Catástrofes naturais
Geografia
Geografia - Livros didáticos
Discourse analysis
Natural disasters
Geography
Geography - Textbooks
topic Análise do discurso
Catástrofes naturais
Geografia
Geografia - Livros didáticos
Discourse analysis
Natural disasters
Geography
Geography - Textbooks
description Orientador: Alfredo Borges de Campos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748
NEVES, Darlan da Conceição. Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748
identifier_str_mv NEVES, Darlan da Conceição. Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633748. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014484
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189124995809280