Nominalização em textos opinativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Cristiani Dália de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190997
Resumo: Este trabalho objetiva discutir o processo de nominalização, abordando aspectos analíticos dentro da estrutura de formação de palavras por derivação, mostrando a possibilidade de generalização, unindo as nominalizações deverbais com as provindas de adjetivos, que seria a nominalização de predicadores, e não de verbos e adjetivos separadamente. A pesquisa preocupa-se sobre como o processo de nominalização pode afetar o estilo e clareza dos textos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação. Assim, o trabalho fundamenta-se na interação conceitual, perpassando pelos estudos morfológicos; busca recursos com autores que possuem viés para o funcionalismo cognitivo e pelos aspectos da coesão direta por nominalizações deverbais, e indireta (enunciação) por nominalizações provindas de adjetivos; além de questionar nominalizações dispensáveis no texto, chamadas de “zumbis”. Embasa-se em Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 2018) e Koch ( 1992, 2002, 2015, 2016). O método inclui pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sob a hipótese de que o trabalho com as nominalizações nas produções acadêmicas pode ser uma ferramenta para tratar com a clareza e a estética dos textos de alunos do nível superior, objeto de estudo desta pesquisa. O processo metodológico da pesquisa parte da orientação sobre o tema a uma turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR), utilizando sequência didática desenvolvida em encontros acadêmicos. Após as produções, as análises tiveram como foco o uso apropriado das nominalizações como recursos estilísticos e de clareza, ou como formas inapropriadas, nomeadas de “zumbis”.
id UNSP_0517381c35c462252de075bb05428edb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190997
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Nominalização em textos opinativosNominalization in opinion textsNominalizaçãoCoesão TextualProdução AcadêmicaNominalizationTextual cohesionAcademic productionEste trabalho objetiva discutir o processo de nominalização, abordando aspectos analíticos dentro da estrutura de formação de palavras por derivação, mostrando a possibilidade de generalização, unindo as nominalizações deverbais com as provindas de adjetivos, que seria a nominalização de predicadores, e não de verbos e adjetivos separadamente. A pesquisa preocupa-se sobre como o processo de nominalização pode afetar o estilo e clareza dos textos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação. Assim, o trabalho fundamenta-se na interação conceitual, perpassando pelos estudos morfológicos; busca recursos com autores que possuem viés para o funcionalismo cognitivo e pelos aspectos da coesão direta por nominalizações deverbais, e indireta (enunciação) por nominalizações provindas de adjetivos; além de questionar nominalizações dispensáveis no texto, chamadas de “zumbis”. Embasa-se em Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 2018) e Koch ( 1992, 2002, 2015, 2016). O método inclui pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sob a hipótese de que o trabalho com as nominalizações nas produções acadêmicas pode ser uma ferramenta para tratar com a clareza e a estética dos textos de alunos do nível superior, objeto de estudo desta pesquisa. O processo metodológico da pesquisa parte da orientação sobre o tema a uma turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR), utilizando sequência didática desenvolvida em encontros acadêmicos. Após as produções, as análises tiveram como foco o uso apropriado das nominalizações como recursos estilísticos e de clareza, ou como formas inapropriadas, nomeadas de “zumbis”.This work aims to discuss the nominalization process, studying analytical aspects within the structure of derivative word formation, showing the possibility of generalization, uniting the nominalizations with adjectives, which would be the nominalization of predicators, not verbs, and adjectives separately. The research problem: how the nominalization process can affect the style and clarity of undergraduate students’ academic texts. The work is based on a conceptual interaction, passing through the morphological studies; it seeks resources from authors who are biased towards cognitive functionalism and the aspects of direct cohesion by obligatory nominalizations, and indirect (enunciation) by adjectives nominalizations; besides questioning expendable nominalizations in the text, called “zombies”. It is based on Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 20180 and Koch (1992, 2002, 2015, 2016). The method includes qualitative bibliographic and field research under the hypothesis that the work with nominalizations in academic productions can be a tool to deal with the clarity and aesthetics of the texts of higher-level students, object of study of this research. The methodological process of the research starts from the orientation on the subject to a class of the law course of the State University of Roraima (UERR); After the productions, the analyzes focus on the use of nominalizations as stylistic and clarity resources, or as so-called “zombies” forms.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio SuárezUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Cristiani Dália de2019-11-07T16:46:36Z2019-11-07T16:46:36Z2019-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19099700092678533004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:21:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nominalização em textos opinativos
Nominalization in opinion texts
title Nominalização em textos opinativos
spellingShingle Nominalização em textos opinativos
Mello, Cristiani Dália de
Nominalização
Coesão Textual
Produção Acadêmica
Nominalization
Textual cohesion
Academic production
title_short Nominalização em textos opinativos
title_full Nominalização em textos opinativos
title_fullStr Nominalização em textos opinativos
title_full_unstemmed Nominalização em textos opinativos
title_sort Nominalização em textos opinativos
author Mello, Cristiani Dália de
author_facet Mello, Cristiani Dália de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Antônio Suárez
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Cristiani Dália de
dc.subject.por.fl_str_mv Nominalização
Coesão Textual
Produção Acadêmica
Nominalization
Textual cohesion
Academic production
topic Nominalização
Coesão Textual
Produção Acadêmica
Nominalization
Textual cohesion
Academic production
description Este trabalho objetiva discutir o processo de nominalização, abordando aspectos analíticos dentro da estrutura de formação de palavras por derivação, mostrando a possibilidade de generalização, unindo as nominalizações deverbais com as provindas de adjetivos, que seria a nominalização de predicadores, e não de verbos e adjetivos separadamente. A pesquisa preocupa-se sobre como o processo de nominalização pode afetar o estilo e clareza dos textos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação. Assim, o trabalho fundamenta-se na interação conceitual, perpassando pelos estudos morfológicos; busca recursos com autores que possuem viés para o funcionalismo cognitivo e pelos aspectos da coesão direta por nominalizações deverbais, e indireta (enunciação) por nominalizações provindas de adjetivos; além de questionar nominalizações dispensáveis no texto, chamadas de “zumbis”. Embasa-se em Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 2018) e Koch ( 1992, 2002, 2015, 2016). O método inclui pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sob a hipótese de que o trabalho com as nominalizações nas produções acadêmicas pode ser uma ferramenta para tratar com a clareza e a estética dos textos de alunos do nível superior, objeto de estudo desta pesquisa. O processo metodológico da pesquisa parte da orientação sobre o tema a uma turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR), utilizando sequência didática desenvolvida em encontros acadêmicos. Após as produções, as análises tiveram como foco o uso apropriado das nominalizações como recursos estilísticos e de clareza, ou como formas inapropriadas, nomeadas de “zumbis”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07T16:46:36Z
2019-11-07T16:46:36Z
2019-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190997
000926785
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/190997
identifier_str_mv 000926785
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649859966730240