Nominalização em textos opinativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/190997 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir o processo de nominalização, abordando aspectos analíticos dentro da estrutura de formação de palavras por derivação, mostrando a possibilidade de generalização, unindo as nominalizações deverbais com as provindas de adjetivos, que seria a nominalização de predicadores, e não de verbos e adjetivos separadamente. A pesquisa preocupa-se sobre como o processo de nominalização pode afetar o estilo e clareza dos textos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação. Assim, o trabalho fundamenta-se na interação conceitual, perpassando pelos estudos morfológicos; busca recursos com autores que possuem viés para o funcionalismo cognitivo e pelos aspectos da coesão direta por nominalizações deverbais, e indireta (enunciação) por nominalizações provindas de adjetivos; além de questionar nominalizações dispensáveis no texto, chamadas de “zumbis”. Embasa-se em Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 2018) e Koch ( 1992, 2002, 2015, 2016). O método inclui pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sob a hipótese de que o trabalho com as nominalizações nas produções acadêmicas pode ser uma ferramenta para tratar com a clareza e a estética dos textos de alunos do nível superior, objeto de estudo desta pesquisa. O processo metodológico da pesquisa parte da orientação sobre o tema a uma turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR), utilizando sequência didática desenvolvida em encontros acadêmicos. Após as produções, as análises tiveram como foco o uso apropriado das nominalizações como recursos estilísticos e de clareza, ou como formas inapropriadas, nomeadas de “zumbis”. |
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Nominalização em textos opinativosNominalization in opinion textsNominalizaçãoCoesão TextualProdução AcadêmicaNominalizationTextual cohesionAcademic productionEste trabalho objetiva discutir o processo de nominalização, abordando aspectos analíticos dentro da estrutura de formação de palavras por derivação, mostrando a possibilidade de generalização, unindo as nominalizações deverbais com as provindas de adjetivos, que seria a nominalização de predicadores, e não de verbos e adjetivos separadamente. A pesquisa preocupa-se sobre como o processo de nominalização pode afetar o estilo e clareza dos textos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação. Assim, o trabalho fundamenta-se na interação conceitual, perpassando pelos estudos morfológicos; busca recursos com autores que possuem viés para o funcionalismo cognitivo e pelos aspectos da coesão direta por nominalizações deverbais, e indireta (enunciação) por nominalizações provindas de adjetivos; além de questionar nominalizações dispensáveis no texto, chamadas de “zumbis”. Embasa-se em Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 2018) e Koch ( 1992, 2002, 2015, 2016). O método inclui pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sob a hipótese de que o trabalho com as nominalizações nas produções acadêmicas pode ser uma ferramenta para tratar com a clareza e a estética dos textos de alunos do nível superior, objeto de estudo desta pesquisa. O processo metodológico da pesquisa parte da orientação sobre o tema a uma turma do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR), utilizando sequência didática desenvolvida em encontros acadêmicos. Após as produções, as análises tiveram como foco o uso apropriado das nominalizações como recursos estilísticos e de clareza, ou como formas inapropriadas, nomeadas de “zumbis”.This work aims to discuss the nominalization process, studying analytical aspects within the structure of derivative word formation, showing the possibility of generalization, uniting the nominalizations with adjectives, which would be the nominalization of predicators, not verbs, and adjectives separately. The research problem: how the nominalization process can affect the style and clarity of undergraduate students’ academic texts. The work is based on a conceptual interaction, passing through the morphological studies; it seeks resources from authors who are biased towards cognitive functionalism and the aspects of direct cohesion by obligatory nominalizations, and indirect (enunciation) by adjectives nominalizations; besides questioning expendable nominalizations in the text, called “zombies”. It is based on Basílio (1980, 1989), Rocha (1998, 1999), Abreu (2003, 20180 and Koch (1992, 2002, 2015, 2016). The method includes qualitative bibliographic and field research under the hypothesis that the work with nominalizations in academic productions can be a tool to deal with the clarity and aesthetics of the texts of higher-level students, object of study of this research. The methodological process of the research starts from the orientation on the subject to a class of the law course of the State University of Roraima (UERR); After the productions, the analyzes focus on the use of nominalizations as stylistic and clarity resources, or as so-called “zombies” forms.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio SuárezUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Cristiani Dália de2019-11-07T16:46:36Z2019-11-07T16:46:36Z2019-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19099700092678533004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:21:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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