Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nono, Maevi Anabel [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTczOQ==
http://hdl.handle.net/11449/146859
Resumo: Introdução: A Educação Infantil, conforme LDB nº 9.394/96, é definida como primeira etapa da Educação Básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Toda escola de Educação Infantil deve, obrigatoriamente, elaborar sua proposta pedagógica (PP). Conforme Resolução CNE/CEB nº 5/2009, tal proposta deverá considerar que a criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Esse Projeto de Extensão se propõe a subsidiar as profissionais do Centro de Convivência Infantil do IBILCE/UNESP na elaboração e execução de sua PP. Objetivos: 1. articular atividades de ensino e pesquisa com as necessidades formativas das profissionais do CCI, 2. acompanhar as profissionais do CCI na avaliação e execução da PP da escola, 3. contribuir para a manutenção da página do CCI na internet por meio da qual é divulgada a PP para as comunidades interna e externa. Métodos: O Projeto de Extensão vem sendo desenvolvido em forma de ações voltadas para elaboração e execução da PP e para constante atualização da página da escola na internet. Desde 2009 estão sendo realizadas reuniões com toda equipe do CCI para estudo de concepções relativas à educação de crianças pequenas e da legislação sobre Educação Infantil. A partir de 2012, com apoio PROEX e FUNDUNESP, estão sendo realizadas reuniões mensais com a equipe da escola, seleção e indicação de material para estudo pelas profissionais, revisão do texto escrito da PP, auxílio para adequação da PP às determinações legais, acompanhamento do trabalho das professoras pelas bolsistas, reuniões para discussão sobre o conteúdo da página na internet e inclusões de conteúdos na página pelas bolsistas mediante solicitações da equipe do CCI. Resultados: As ações realizadas no âmbito desse Projeto têm garantido uma importante parceria entre universidade e escola de Educação Infantil. O texto da PP do CCI está finalizado e sua execução no dia a dia da escola está sempre em avaliação. A página do CCI já contém diversos conteúdos relativos às práticas ali desenvolvidas, servindo de espaço de divulgação do trabalho realizado para as famílias das crianças atendidas e para profissionais de outras creches e pré-escolas. As ações se articulam com disciplinas do curso de Pedagogia e com pesquisas realizadas pela coordenadora do Projeto, permitindo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsistas têm tido importantes experiências e aprendizagens para sua futura prática como profissionais de Educação Infantil.
id UNSP_055be470d1310c638e564ab8eed9b07f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146859
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça felizProfessores-FormaçãoGestores-FormaçãoEducação infantilIntrodução: A Educação Infantil, conforme LDB nº 9.394/96, é definida como primeira etapa da Educação Básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Toda escola de Educação Infantil deve, obrigatoriamente, elaborar sua proposta pedagógica (PP). Conforme Resolução CNE/CEB nº 5/2009, tal proposta deverá considerar que a criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Esse Projeto de Extensão se propõe a subsidiar as profissionais do Centro de Convivência Infantil do IBILCE/UNESP na elaboração e execução de sua PP. Objetivos: 1. articular atividades de ensino e pesquisa com as necessidades formativas das profissionais do CCI, 2. acompanhar as profissionais do CCI na avaliação e execução da PP da escola, 3. contribuir para a manutenção da página do CCI na internet por meio da qual é divulgada a PP para as comunidades interna e externa. Métodos: O Projeto de Extensão vem sendo desenvolvido em forma de ações voltadas para elaboração e execução da PP e para constante atualização da página da escola na internet. Desde 2009 estão sendo realizadas reuniões com toda equipe do CCI para estudo de concepções relativas à educação de crianças pequenas e da legislação sobre Educação Infantil. A partir de 2012, com apoio PROEX e FUNDUNESP, estão sendo realizadas reuniões mensais com a equipe da escola, seleção e indicação de material para estudo pelas profissionais, revisão do texto escrito da PP, auxílio para adequação da PP às determinações legais, acompanhamento do trabalho das professoras pelas bolsistas, reuniões para discussão sobre o conteúdo da página na internet e inclusões de conteúdos na página pelas bolsistas mediante solicitações da equipe do CCI. Resultados: As ações realizadas no âmbito desse Projeto têm garantido uma importante parceria entre universidade e escola de Educação Infantil. O texto da PP do CCI está finalizado e sua execução no dia a dia da escola está sempre em avaliação. A página do CCI já contém diversos conteúdos relativos às práticas ali desenvolvidas, servindo de espaço de divulgação do trabalho realizado para as famílias das crianças atendidas e para profissionais de outras creches e pré-escolas. As ações se articulam com disciplinas do curso de Pedagogia e com pesquisas realizadas pela coordenadora do Projeto, permitindo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsistas têm tido importantes experiências e aprendizagens para sua futura prática como profissionais de Educação Infantil.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, Mariana Santini [UNESP]Nono, Maevi Anabel [UNESP]2017-01-02T15:39:49Z2017-01-02T15:39:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09739application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTczOQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10105http://hdl.handle.net/11449/1468592013-09739-arroyo.pdf8634997953885976PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:54:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:20.610822Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
title Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
spellingShingle Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
Professores-Formação
Gestores-Formação
Educação infantil
title_short Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
title_full Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
title_fullStr Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
title_full_unstemmed Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
title_sort Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz
author Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
author_facet Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
Nono, Maevi Anabel [UNESP]
author_role author
author2 Nono, Maevi Anabel [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
Nono, Maevi Anabel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores-Formação
Gestores-Formação
Educação infantil
topic Professores-Formação
Gestores-Formação
Educação infantil
description Introdução: A Educação Infantil, conforme LDB nº 9.394/96, é definida como primeira etapa da Educação Básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Toda escola de Educação Infantil deve, obrigatoriamente, elaborar sua proposta pedagógica (PP). Conforme Resolução CNE/CEB nº 5/2009, tal proposta deverá considerar que a criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Esse Projeto de Extensão se propõe a subsidiar as profissionais do Centro de Convivência Infantil do IBILCE/UNESP na elaboração e execução de sua PP. Objetivos: 1. articular atividades de ensino e pesquisa com as necessidades formativas das profissionais do CCI, 2. acompanhar as profissionais do CCI na avaliação e execução da PP da escola, 3. contribuir para a manutenção da página do CCI na internet por meio da qual é divulgada a PP para as comunidades interna e externa. Métodos: O Projeto de Extensão vem sendo desenvolvido em forma de ações voltadas para elaboração e execução da PP e para constante atualização da página da escola na internet. Desde 2009 estão sendo realizadas reuniões com toda equipe do CCI para estudo de concepções relativas à educação de crianças pequenas e da legislação sobre Educação Infantil. A partir de 2012, com apoio PROEX e FUNDUNESP, estão sendo realizadas reuniões mensais com a equipe da escola, seleção e indicação de material para estudo pelas profissionais, revisão do texto escrito da PP, auxílio para adequação da PP às determinações legais, acompanhamento do trabalho das professoras pelas bolsistas, reuniões para discussão sobre o conteúdo da página na internet e inclusões de conteúdos na página pelas bolsistas mediante solicitações da equipe do CCI. Resultados: As ações realizadas no âmbito desse Projeto têm garantido uma importante parceria entre universidade e escola de Educação Infantil. O texto da PP do CCI está finalizado e sua execução no dia a dia da escola está sempre em avaliação. A página do CCI já contém diversos conteúdos relativos às práticas ali desenvolvidas, servindo de espaço de divulgação do trabalho realizado para as famílias das crianças atendidas e para profissionais de outras creches e pré-escolas. As ações se articulam com disciplinas do curso de Pedagogia e com pesquisas realizadas pela coordenadora do Projeto, permitindo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsistas têm tido importantes experiências e aprendizagens para sua futura prática como profissionais de Educação Infantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:49Z
2017-01-02T15:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTczOQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10105
http://hdl.handle.net/11449/146859
2013-09739-arroyo.pdf
8634997953885976
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTczOQ==
http://hdl.handle.net/11449/146859
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10105
2013-09739-arroyo.pdf
8634997953885976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09739
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129579405017088