Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196
http://hdl.handle.net/11449/115307
Resumo: This article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality.
id UNSP_058ed1678c15fb1c9442da3eef79908e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115307
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógicacuidado de sigovernamentalidadeJean-Jacques RousseauThis article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality.Este artigo analisa a gênese e o desenvolvimento da relação entre a arte pedagógica e a infância. Ao abordar esse tema, procuramos salientar as virtualidades do cuidado com a infância postulada por Rousseau e, também, por Kant, em sua gênese moderna, em contraposição a um governo extremo ou ao domínio que se exerce sobre ela ou a partir dela, em seu desenvolvimento subsequente na contemporaneidade. Discutimos, dessa forma, o quanto essas virtualidades foram abandonadas pelas práticas compreendidas pela arte pedagógica, em vistas a encontrar um lugar para o pensamento de Rousseau e de pensa-lo na sua atualidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]2015-02-24T13:57:58Z2015-02-24T13:57:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article152-176application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012.1984-9605http://hdl.handle.net/11449/115307ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf41073473968693620000-0001-7505-4896Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporFilosofia e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T13:22:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T13:22:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
title Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
spellingShingle Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
cuidado de si
governamentalidade
Jean-Jacques Rousseau
title_short Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
title_full Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
title_fullStr Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
title_full_unstemmed Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
title_sort Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
author Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
author_facet Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv cuidado de si
governamentalidade
Jean-Jacques Rousseau
topic cuidado de si
governamentalidade
Jean-Jacques Rousseau
description This article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:58Z
2015-02-24T13:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196
Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012.
1984-9605
http://hdl.handle.net/11449/115307
ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196
http://hdl.handle.net/11449/115307
identifier_str_mv Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012.
1984-9605
ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Filosofia e Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152-176
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789990938214400