Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196 http://hdl.handle.net/11449/115307 |
Resumo: | This article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality. |
id |
UNSP_058ed1678c15fb1c9442da3eef79908e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115307 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógicacuidado de sigovernamentalidadeJean-Jacques RousseauThis article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality.Este artigo analisa a gênese e o desenvolvimento da relação entre a arte pedagógica e a infância. Ao abordar esse tema, procuramos salientar as virtualidades do cuidado com a infância postulada por Rousseau e, também, por Kant, em sua gênese moderna, em contraposição a um governo extremo ou ao domínio que se exerce sobre ela ou a partir dela, em seu desenvolvimento subsequente na contemporaneidade. Discutimos, dessa forma, o quanto essas virtualidades foram abandonadas pelas práticas compreendidas pela arte pedagógica, em vistas a encontrar um lugar para o pensamento de Rousseau e de pensa-lo na sua atualidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]2015-02-24T13:57:58Z2015-02-24T13:57:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article152-176application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012.1984-9605http://hdl.handle.net/11449/115307ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf41073473968693620000-0001-7505-4896Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporFilosofia e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T13:22:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T13:22:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
title |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
spellingShingle |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica Pagni, Pedro Ângelo [UNESP] cuidado de si governamentalidade Jean-Jacques Rousseau |
title_short |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
title_full |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
title_fullStr |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
title_full_unstemmed |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
title_sort |
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica |
author |
Pagni, Pedro Ângelo [UNESP] |
author_facet |
Pagni, Pedro Ângelo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagni, Pedro Ângelo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cuidado de si governamentalidade Jean-Jacques Rousseau |
topic |
cuidado de si governamentalidade Jean-Jacques Rousseau |
description |
This article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-02-24T13:57:58Z 2015-02-24T13:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196 Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012. 1984-9605 http://hdl.handle.net/11449/115307 ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf 4107347396869362 0000-0001-7505-4896 |
url |
http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196 http://hdl.handle.net/11449/115307 |
identifier_str_mv |
Filosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012. 1984-9605 ISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf 4107347396869362 0000-0001-7505-4896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Filosofia e Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152-176 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789990938214400 |