Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011 http://hdl.handle.net/11449/8416 |
Resumo: | Há mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física. |
id |
UNSP_05da538c2aa31caebe1acde9954bb036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8416 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-BauruThe didactic laboratory in the view of the UNESP-Bauru Physics course studentslaboratório didáticoensino-aprendizagemlicenciatura em Físicadidactic laboratoryteaching-learningPhysics courseHá mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física.In the last fifty years, there have been the worry in defining the objectives for the didactic laboratory, revising curricula and looking for more specific and guided actions in agreement with the growing progress of knowledge in the alternative conceptions of several topics of the Physics on the part of the students, taking into account their difficulties in the teaching-learning process. We can identify two philosophical lines that guide the teaching learning process with relationship to the objectives of the didactic laboratory. One line defends that it is necessary to practice in laboratory the concepts exposed in theoretical classes in order to settle them. The other line defends that the objective of the practice in laboratory should be the acquisition and analysis of data, accounting for the learned theory. Nowadays, it is notable the growing number of professionals that understand the needs of planning, defining and organizing each of the aims. Besides, it is necessary to keep activities that propitiate different and unlike insights, considering that these are professionals that do not share this philosophical concept. In this perspective, a questionnaire was applied to thirty students attending the Physics Course at UNESP-Bauru, which have studied the five basic practices disciplines of the course. The students punctuated according to its vision of the real objectives facing the ideal objectives of the didactic laboratory. The results showed that the didactic laboratory has been paying its role in a suitable way.Universidade do Sagrado CoraçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista Departamento de FísicaSociedade Brasileira de FísicaUniversidade do Sagrado Coração (USC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grandini, Nádia AlvesGrandini, Carlos Roberto [UNESP]2014-05-20T13:26:13Z2014-05-20T13:26:13Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article251-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/841610.1590/S0102-47442004000300011S1806-11172004000300011S1806-11172004000300011.pdf29499838674183380000-0002-3336-309XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:35.874383Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru The didactic laboratory in the view of the UNESP-Bauru Physics course students |
title |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
spellingShingle |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru Grandini, Nádia Alves laboratório didático ensino-aprendizagem licenciatura em Física didactic laboratory teaching-learning Physics course |
title_short |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
title_full |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
title_fullStr |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
title_full_unstemmed |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
title_sort |
Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru |
author |
Grandini, Nádia Alves |
author_facet |
Grandini, Nádia Alves Grandini, Carlos Roberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Grandini, Carlos Roberto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Sagrado Coração (USC) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grandini, Nádia Alves Grandini, Carlos Roberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
laboratório didático ensino-aprendizagem licenciatura em Física didactic laboratory teaching-learning Physics course |
topic |
laboratório didático ensino-aprendizagem licenciatura em Física didactic laboratory teaching-learning Physics course |
description |
Há mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:26:13Z 2014-05-20T13:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011 Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004. 1806-1117 http://hdl.handle.net/11449/8416 10.1590/S0102-47442004000300011 S1806-11172004000300011 S1806-11172004000300011.pdf 2949983867418338 0000-0002-3336-309X |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011 http://hdl.handle.net/11449/8416 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004. 1806-1117 10.1590/S0102-47442004000300011 S1806-11172004000300011 S1806-11172004000300011.pdf 2949983867418338 0000-0002-3336-309X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física 0,202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
251-256 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128931283337216 |