Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grandini, Nádia Alves
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Grandini, Carlos Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011
http://hdl.handle.net/11449/8416
Resumo: Há mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física.
id UNSP_05da538c2aa31caebe1acde9954bb036
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8416
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-BauruThe didactic laboratory in the view of the UNESP-Bauru Physics course studentslaboratório didáticoensino-aprendizagemlicenciatura em Físicadidactic laboratoryteaching-learningPhysics courseHá mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física.In the last fifty years, there have been the worry in defining the objectives for the didactic laboratory, revising curricula and looking for more specific and guided actions in agreement with the growing progress of knowledge in the alternative conceptions of several topics of the Physics on the part of the students, taking into account their difficulties in the teaching-learning process. We can identify two philosophical lines that guide the teaching learning process with relationship to the objectives of the didactic laboratory. One line defends that it is necessary to practice in laboratory the concepts exposed in theoretical classes in order to settle them. The other line defends that the objective of the practice in laboratory should be the acquisition and analysis of data, accounting for the learned theory. Nowadays, it is notable the growing number of professionals that understand the needs of planning, defining and organizing each of the aims. Besides, it is necessary to keep activities that propitiate different and unlike insights, considering that these are professionals that do not share this philosophical concept. In this perspective, a questionnaire was applied to thirty students attending the Physics Course at UNESP-Bauru, which have studied the five basic practices disciplines of the course. The students punctuated according to its vision of the real objectives facing the ideal objectives of the didactic laboratory. The results showed that the didactic laboratory has been paying its role in a suitable way.Universidade do Sagrado CoraçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista Departamento de FísicaSociedade Brasileira de FísicaUniversidade do Sagrado Coração (USC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grandini, Nádia AlvesGrandini, Carlos Roberto [UNESP]2014-05-20T13:26:13Z2014-05-20T13:26:13Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article251-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/841610.1590/S0102-47442004000300011S1806-11172004000300011S1806-11172004000300011.pdf29499838674183380000-0002-3336-309XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:35.874383Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
The didactic laboratory in the view of the UNESP-Bauru Physics course students
title Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
spellingShingle Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
Grandini, Nádia Alves
laboratório didático
ensino-aprendizagem
licenciatura em Física
didactic laboratory
teaching-learning
Physics course
title_short Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
title_full Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
title_fullStr Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
title_full_unstemmed Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
title_sort Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
author Grandini, Nádia Alves
author_facet Grandini, Nádia Alves
Grandini, Carlos Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Grandini, Carlos Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Sagrado Coração (USC)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grandini, Nádia Alves
Grandini, Carlos Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv laboratório didático
ensino-aprendizagem
licenciatura em Física
didactic laboratory
teaching-learning
Physics course
topic laboratório didático
ensino-aprendizagem
licenciatura em Física
didactic laboratory
teaching-learning
Physics course
description Há mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T13:26:13Z
2014-05-20T13:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004.
1806-1117
http://hdl.handle.net/11449/8416
10.1590/S0102-47442004000300011
S1806-11172004000300011
S1806-11172004000300011.pdf
2949983867418338
0000-0002-3336-309X
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000300011
http://hdl.handle.net/11449/8416
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, 2004.
1806-1117
10.1590/S0102-47442004000300011
S1806-11172004000300011
S1806-11172004000300011.pdf
2949983867418338
0000-0002-3336-309X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física
0,202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 251-256
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128931283337216