O papel do recreador de acampamentos como educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120394
Resumo: As atividades de recreação e lazer podem apresentar um alto teor educativo, sendo coadjuvantes importantes no processo educacional, entretanto, torna-se necessária a atuação de um profissional competente, o qual possa estar consciente de suas funções e ações, inclusive, quando lida em ambiente não-formal de educação, como é o caso dos acampamentos, vivenciados nos momentos destinados ao lazer. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar, na visão dos próprios profissionais da recreação atuantes em acampamentos educacionais, como eles percebem seu papel como educador e como contribuem na formação sociocultural dos acampantes. O trabalho desenvolveuse em duas etapas, a primeira com uma revisão de literatura acerca do tema e a segunda com uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 27 participantes, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos e 6 meses, de diferentes níveis socioeconômicos e com envolvimento na atividade há mais de um ano. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que todos os sujeitos do estudo, acreditam contribuir efetivamente para mudanças positivas de conduta dos acampantes e em sua formação sociocultural. Esses profissionais são, portanto, conscientes de sua função educativa, entretanto, apontaram a necessidade de se envolverem com este propósito, buscando as melhores estratégias para o fim educacional, sem perder as peculiaridades do ambiente lúdico. A partir disto, conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, como as dos acampamentos educacionais, são capazes de contribuir em aspectos educacionais e socioculturais, por meio da atuação de um recreador competente
id UNSP_05db53e4cdb8a759a422ec4aaa2103f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120394
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel do recreador de acampamentos como educadorRecreaçãoAcampamentosLazer e educaçãoEducação não-formalRecreationCampsNon-formal educationAs atividades de recreação e lazer podem apresentar um alto teor educativo, sendo coadjuvantes importantes no processo educacional, entretanto, torna-se necessária a atuação de um profissional competente, o qual possa estar consciente de suas funções e ações, inclusive, quando lida em ambiente não-formal de educação, como é o caso dos acampamentos, vivenciados nos momentos destinados ao lazer. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar, na visão dos próprios profissionais da recreação atuantes em acampamentos educacionais, como eles percebem seu papel como educador e como contribuem na formação sociocultural dos acampantes. O trabalho desenvolveuse em duas etapas, a primeira com uma revisão de literatura acerca do tema e a segunda com uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 27 participantes, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos e 6 meses, de diferentes níveis socioeconômicos e com envolvimento na atividade há mais de um ano. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que todos os sujeitos do estudo, acreditam contribuir efetivamente para mudanças positivas de conduta dos acampantes e em sua formação sociocultural. Esses profissionais são, portanto, conscientes de sua função educativa, entretanto, apontaram a necessidade de se envolverem com este propósito, buscando as melhores estratégias para o fim educacional, sem perder as peculiaridades do ambiente lúdico. A partir disto, conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, como as dos acampamentos educacionais, são capazes de contribuir em aspectos educacionais e socioculturais, por meio da atuação de um recreador competenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]2015-03-23T15:26:25Z2015-03-23T15:26:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfPALHARES, Marcelo Fadori Soares. O papel do recreador de acampamentos como educador. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/120394000692855palhares_mfs_tcc_rcla.pdf9893065420927189Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-31T06:07:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do recreador de acampamentos como educador
title O papel do recreador de acampamentos como educador
spellingShingle O papel do recreador de acampamentos como educador
Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
Recreação
Acampamentos
Lazer e educação
Educação não-formal
Recreation
Camps
Non-formal education
title_short O papel do recreador de acampamentos como educador
title_full O papel do recreador de acampamentos como educador
title_fullStr O papel do recreador de acampamentos como educador
title_full_unstemmed O papel do recreador de acampamentos como educador
title_sort O papel do recreador de acampamentos como educador
author Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
author_facet Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Santiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Recreação
Acampamentos
Lazer e educação
Educação não-formal
Recreation
Camps
Non-formal education
topic Recreação
Acampamentos
Lazer e educação
Educação não-formal
Recreation
Camps
Non-formal education
description As atividades de recreação e lazer podem apresentar um alto teor educativo, sendo coadjuvantes importantes no processo educacional, entretanto, torna-se necessária a atuação de um profissional competente, o qual possa estar consciente de suas funções e ações, inclusive, quando lida em ambiente não-formal de educação, como é o caso dos acampamentos, vivenciados nos momentos destinados ao lazer. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar, na visão dos próprios profissionais da recreação atuantes em acampamentos educacionais, como eles percebem seu papel como educador e como contribuem na formação sociocultural dos acampantes. O trabalho desenvolveuse em duas etapas, a primeira com uma revisão de literatura acerca do tema e a segunda com uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 27 participantes, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos e 6 meses, de diferentes níveis socioeconômicos e com envolvimento na atividade há mais de um ano. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que todos os sujeitos do estudo, acreditam contribuir efetivamente para mudanças positivas de conduta dos acampantes e em sua formação sociocultural. Esses profissionais são, portanto, conscientes de sua função educativa, entretanto, apontaram a necessidade de se envolverem com este propósito, buscando as melhores estratégias para o fim educacional, sem perder as peculiaridades do ambiente lúdico. A partir disto, conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, como as dos acampamentos educacionais, são capazes de contribuir em aspectos educacionais e socioculturais, por meio da atuação de um recreador competente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:26:25Z
2015-03-23T15:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PALHARES, Marcelo Fadori Soares. O papel do recreador de acampamentos como educador. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/120394
000692855
palhares_mfs_tcc_rcla.pdf
9893065420927189
identifier_str_mv PALHARES, Marcelo Fadori Soares. O papel do recreador de acampamentos como educador. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000692855
palhares_mfs_tcc_rcla.pdf
9893065420927189
url http://hdl.handle.net/11449/120394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046247810990080