Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Luciane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3771
Resumo: Este texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.
id FURG_399209f2c4192a7e4ed0f677b9db8b61
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3771
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.AcampamentosEcopedagogiaEcoformaçãoCampsEcopedagogyEco-formationEste texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.This study aims to report the experience performed during the execution of the project Eco-experiential Camps – Men are that you are, not machines – which was developed at technical school at Joinville/SC-Brazil, between 2004 and 2010. This project involved teenagers students, at the end of high school course integrated with technical education, and professors. Pedagogical and environmental experiences were developed using the theoretical contributions of Pedagogy of the Autonomy, of the Ecopedagogy and of the Eco-formation. It was observed, through on going assessment, that the camps contributed to the environments co-liability, favoring the process learn / be / do / live in the participants.2013-09-15T21:35:54Z2013-09-15T21:35:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3771porSchulz, Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-15T21:35:54Zoai:repositorio.furg.br:1/3771Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-15T21:35:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
title Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
spellingShingle Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
Schulz, Luciane
Acampamentos
Ecopedagogia
Ecoformação
Camps
Ecopedagogy
Eco-formation
title_short Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
title_full Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
title_fullStr Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
title_full_unstemmed Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
title_sort Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
author Schulz, Luciane
author_facet Schulz, Luciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Acampamentos
Ecopedagogia
Ecoformação
Camps
Ecopedagogy
Eco-formation
topic Acampamentos
Ecopedagogia
Ecoformação
Camps
Ecopedagogy
Eco-formation
description Este texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-15T21:35:54Z
2013-09-15T21:35:54Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3771
identifier_str_mv SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384360459960320